Perfecionismo e ansiedade aos testes em adolescentes:o papel do autocriticismo e da autocompaixão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/31583 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas da Saúde), apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra |
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Perfecionismo e ansiedade aos testes em adolescentes:o papel do autocriticismo e da autocompaixãoAnsiedadePerfeccionismoAuto-criticismoDissertação de mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas da Saúde), apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de CoimbraAté à data, vários estudos analisaram a relação entre ansiedade aos testes e perfecionismo, mas destacaram sobretudo a dimensão traço deste constructo. A autoapresentação perfecionista, que reflete a expressão interpessoal do perfecionismo, tem sido relacionada com sintomatologia depressiva e ansiosa, mas nenhum estudo abordou a sua relação com a ansiedade aos testes. O autocriticismo tem sido associado positivamente com a ansiedade aos testes, ao passo que se têm verificado associações negativas entre a autocompaixão e a ansiedade geral. Este estudo teve como objetivo último verificar se o autocriticismo e a autocompaixão mediavam a relação entre perfecionismo e ansiedade aos testes (e perceção da sua interferência na área escolar). A amostra foi constituída por 387 estudantes dos ensinos básicos e secundário (9º ao 12º ano) – 218 raparigas (56.3%) e 169 rapazes (43.7%) – com idades entre os 13 e os 18 anos (M = 15.84; DP = 1.32). A ansiedade aos testes e a perceção da sua interferência correlacionaram-se positiva e significativamente com o perfecionismo e o autocriticismo, e negativa e significativamente com a autocompaixão. As regressões revelaram que o género, ocultação das imperfeições, eu inadequado e eu detestado, atitude não-crítica e de não isolamento, foram preditores significativos da ansiedade aos testes, bem como da perceção de interferência, excetuando para esta última o fator eu detestado e a atitude de não-isolamento. Além disso, o autocriticismo e a autocompaixão mediaram parcialmente a relação entre perfecionismo e ansiedade aos testes/perceção de interferência. Este estudo é o primeiro a relacionar ansiedade aos testes, autoapresentação perfecionista, autocriticismo e autocompaixão. No geral, os nossos resultados apontam para a importância da expressão pública do perfecionismo, do autocriticismo e da autocompaixão na compreensão e intervenção na ansiedade aos testes com população adolescenteUntil now, several studies analysed the relationship between test anxiety and perfectionism but they mostly highlight the trace dimension of this construct. The perfectionistic self-presentation, which reflects perfectionism interpersonal expression, has been related with depressive and anxious sintomatology. However, no study has approached the relationship between this construct and and test anxiety. Self-criticism has been positively associated with test anxiety and self-compassion has been negatively associated with general anxiety. This study main objetive was to explore the mediator role of self-criticism and self-compassion in the relationship between perfectionism and test anxiety (and perceived interference). The sample was composed by 387 students – 218 girls (56.3%) and 169 boys (43.7%), aged between 13 and 18 years old (M = 15.84; DP = 1.32), from middle and high school (9th to 12th grade). Test anxiety and perceived interference correlated positively and significantly with perfectionism and self-criticism and correlated negatively and significantly with self-compassion. Regression analysis revealed that gender, nondisplay of imperfection, inadequate self and hated self, non-critical attitude and non-isolation attitude were significant predictors of test anxiety. The same happened to perceived interference, except for hated self and non-isolation attitude. Furthermore, self-criticism and self-compassion were partial mediators in the relationship between perfectionism and test anxiety/perceived interference. This is the first study to relate test anxiety, perfectionistic self-presentation, self-criticism and self-compassion in an adolescent sample. In general, our results indicate the importance of perfectionism public expression, self-criticism and self-compassion to understand and intervene in test anxiety in adolescents.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/31583http://hdl.handle.net/10316/31583TID:201447240porPereira, Verónica Raquel Gameiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:50Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/31583Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:42.767005Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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