A relação entre a liderança autêntica e a criatividade individual: O papel da paixão harmoniosa pelo trabalho e da identificação organizacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/26264 |
Resumo: | O aumento da necessidade de superar os desafios que vão ocorrendo no seio organizacional e de as organizações serem altamente competitivas para o mercado atual, conduz ao interesse pela temática da liderança. Cada vez mais há uma maior atenção aos estilos de liderança positivos que permitem não só restabelecer os níveis de confiança no líder, mas que este atue de forma transparente para com os seus seguidores. Uma das temáticas presentes na investigação incide na liderança autêntica e na forma de atuação destes líderes. O objetivo do presente estudo consiste em verificar se a liderança autêntica se relaciona com a criatividade individual dos trabalhadores e, ainda, se a paixão harmoniosa pelo trabalho e a identificação organizacional contribuem para a explicação dessa relação. Foi efetuado um estudo com uma abordagem quantitativa correlacional, sendo que para a recolha de dados recorreu-se a um questionário online que contou com uma amostra de 318 participantes de várias organizações. Os dados foram analisados através do software IBM SPSS Statistics e o modelo de investigação foi testado através da macro PROCESS. Os resultados obtidos indicam que a perceção de uma liderança autêntica está positivamente relacionada com a criatividade individual, sendo esta relação mediada de forma combinada e sequencial pela paixão harmoniosa pelo trabalho e pela identificação organizacional. Posto isto, é demonstrado o caráter inovador do presente estudo, sendo uma mais-valia a presença destas variáveis nas organizações com a finalidade de construir uma força de trabalho que contribuirá para o sucesso organizacional. |
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A relação entre a liderança autêntica e a criatividade individual: O papel da paixão harmoniosa pelo trabalho e da identificação organizacionalLiderança autênticaPaixão harmoniosa pelo trabalhoIdentificação organizacionalCriatividade individualAuthentic leadershipHarmonious passion to workOrganizational identificationIndividual creativityO aumento da necessidade de superar os desafios que vão ocorrendo no seio organizacional e de as organizações serem altamente competitivas para o mercado atual, conduz ao interesse pela temática da liderança. Cada vez mais há uma maior atenção aos estilos de liderança positivos que permitem não só restabelecer os níveis de confiança no líder, mas que este atue de forma transparente para com os seus seguidores. Uma das temáticas presentes na investigação incide na liderança autêntica e na forma de atuação destes líderes. O objetivo do presente estudo consiste em verificar se a liderança autêntica se relaciona com a criatividade individual dos trabalhadores e, ainda, se a paixão harmoniosa pelo trabalho e a identificação organizacional contribuem para a explicação dessa relação. Foi efetuado um estudo com uma abordagem quantitativa correlacional, sendo que para a recolha de dados recorreu-se a um questionário online que contou com uma amostra de 318 participantes de várias organizações. Os dados foram analisados através do software IBM SPSS Statistics e o modelo de investigação foi testado através da macro PROCESS. Os resultados obtidos indicam que a perceção de uma liderança autêntica está positivamente relacionada com a criatividade individual, sendo esta relação mediada de forma combinada e sequencial pela paixão harmoniosa pelo trabalho e pela identificação organizacional. Posto isto, é demonstrado o caráter inovador do presente estudo, sendo uma mais-valia a presença destas variáveis nas organizações com a finalidade de construir uma força de trabalho que contribuirá para o sucesso organizacional.The increasing need to overcome the challenges occurring within the organizational environment, and for companies to be highly competitive in today's marketplace, leads to the interest in the leadership topic. More and more attention is being paid to positive leadership styles that not only restore the levels of trust in the leader, but assure that leaders act in a transparent way with their followers. One of the themes of the research is authentic leadership and how these leaders act. The purpose of the present study is to examine whether authentic leadership is related to employees’ individual creativity, and further, whether harmonious passion for work and organizational identification contribute to explaining this relationship. A study with a quantitative correlational approach was carried out, using an online questionnaire with a sample of 318 participants from several organizations. The data were analyzed using IBM SPSS Statistics software and the research model was tested using the PROCESS macro. The results obtained indicate that the perception of authentic leadership is positively related to individual creativity, and this relationship is mediated in a combined and sequential way by harmonious passion for work and organizational identification. Thus, the innovative nature of the present study is demonstrated, and the presence of these variables in organizations is an added value in order to build a workforce that will contribute to organizational success.2022-10-12T09:46:04Z2022-09-12T00:00:00Z2022-09-122022-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/26264TID:203073053porVaz, Ana Sílvia Carrilhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:49:36Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/26264Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:24:22.359703Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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