O AMOR À MARCA: UM FATOR DETERMINANTE PARA O CONSUMO DA DERMOCOSMÉTICA NA FARMÁCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ABDUL AJIJ, NAIM
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/30288
Resumo: O amor à marca emergiu como um conceito na área de marketing para consolidar, e tornar duradoura, a relação entre o consumidor e uma determinada marca. Neste contexto, os profissionais de marketing devem equacionar as suas estratégias adequadas para que o cliente-alvo se prenda a uma determinada marca estabelecendo uma forte relação emocional e afetiva. O objetivo desta dissertação é explorar o conceito de amor à marca e, junto de consumidores, procurar identificar que fatores conduzem ao nascimento de amor por uma determinada marca. A análise empírica incide sobre os produtos de dermocosmética que sejam habitualmente adquiridos em farmácia. Os dados foram obtidos a partir de um questionário online aos consumidores de ambos os géneros, que compram produtos de dermocosmética em farmácia, tendo feito a sua aquisição em três meses. O número correspondente à amostra foi de 115 inquiridos. Os resultados empíricos indicam que o amor à marca resulta da autoexpressão, confiança e o tipo de produto. A autoexpressão é o fator mais relevante, o que significa que os consumidores tendem a aderir a uma determinada marca como sinal de pertença a um determinado grupo ou a uma comunidade. Além disso, identificou-se que os consumidores criam relacionamentos fortes com a marca devido à qualidade dos produtos sugerindo que existe uma elevada confiança depositada nesses produtos. Estas conclusões permitem que as empresas identifiquem com maior facilidade quais os fatores a ter em conta nas suas estratégias de marketing, reforçando a importância de trabalhar atributos funcionais e racionais das marcas também nos aspetos emocionais e simbólicos.
id RCAP_7d96240aa58e0ce7c801eb1cabaeaf32
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/30288
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling O AMOR À MARCA: UM FATOR DETERMINANTE PARA O CONSUMO DA DERMOCOSMÉTICA NA FARMÁCIAFarmáciaDermocosméticaAmor à marcaO amor à marca emergiu como um conceito na área de marketing para consolidar, e tornar duradoura, a relação entre o consumidor e uma determinada marca. Neste contexto, os profissionais de marketing devem equacionar as suas estratégias adequadas para que o cliente-alvo se prenda a uma determinada marca estabelecendo uma forte relação emocional e afetiva. O objetivo desta dissertação é explorar o conceito de amor à marca e, junto de consumidores, procurar identificar que fatores conduzem ao nascimento de amor por uma determinada marca. A análise empírica incide sobre os produtos de dermocosmética que sejam habitualmente adquiridos em farmácia. Os dados foram obtidos a partir de um questionário online aos consumidores de ambos os géneros, que compram produtos de dermocosmética em farmácia, tendo feito a sua aquisição em três meses. O número correspondente à amostra foi de 115 inquiridos. Os resultados empíricos indicam que o amor à marca resulta da autoexpressão, confiança e o tipo de produto. A autoexpressão é o fator mais relevante, o que significa que os consumidores tendem a aderir a uma determinada marca como sinal de pertença a um determinado grupo ou a uma comunidade. Além disso, identificou-se que os consumidores criam relacionamentos fortes com a marca devido à qualidade dos produtos sugerindo que existe uma elevada confiança depositada nesses produtos. Estas conclusões permitem que as empresas identifiquem com maior facilidade quais os fatores a ter em conta nas suas estratégias de marketing, reforçando a importância de trabalhar atributos funcionais e racionais das marcas também nos aspetos emocionais e simbólicos.Trindade, PedroMiguel Gonçalves, LuísRepositório ComumABDUL AJIJ, NAIM2019-11-26T11:14:01Z2019-07-162019-09-23T00:00:00Z2019-09-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/30288202313220porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:35:38ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv O AMOR À MARCA: UM FATOR DETERMINANTE PARA O CONSUMO DA DERMOCOSMÉTICA NA FARMÁCIA
title O AMOR À MARCA: UM FATOR DETERMINANTE PARA O CONSUMO DA DERMOCOSMÉTICA NA FARMÁCIA
spellingShingle O AMOR À MARCA: UM FATOR DETERMINANTE PARA O CONSUMO DA DERMOCOSMÉTICA NA FARMÁCIA
ABDUL AJIJ, NAIM
Farmácia
Dermocosmética
Amor à marca
title_short O AMOR À MARCA: UM FATOR DETERMINANTE PARA O CONSUMO DA DERMOCOSMÉTICA NA FARMÁCIA
title_full O AMOR À MARCA: UM FATOR DETERMINANTE PARA O CONSUMO DA DERMOCOSMÉTICA NA FARMÁCIA
title_fullStr O AMOR À MARCA: UM FATOR DETERMINANTE PARA O CONSUMO DA DERMOCOSMÉTICA NA FARMÁCIA
title_full_unstemmed O AMOR À MARCA: UM FATOR DETERMINANTE PARA O CONSUMO DA DERMOCOSMÉTICA NA FARMÁCIA
title_sort O AMOR À MARCA: UM FATOR DETERMINANTE PARA O CONSUMO DA DERMOCOSMÉTICA NA FARMÁCIA
author ABDUL AJIJ, NAIM
author_facet ABDUL AJIJ, NAIM
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Trindade, Pedro
Miguel Gonçalves, Luís
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv ABDUL AJIJ, NAIM
dc.subject.por.fl_str_mv Farmácia
Dermocosmética
Amor à marca
topic Farmácia
Dermocosmética
Amor à marca
description O amor à marca emergiu como um conceito na área de marketing para consolidar, e tornar duradoura, a relação entre o consumidor e uma determinada marca. Neste contexto, os profissionais de marketing devem equacionar as suas estratégias adequadas para que o cliente-alvo se prenda a uma determinada marca estabelecendo uma forte relação emocional e afetiva. O objetivo desta dissertação é explorar o conceito de amor à marca e, junto de consumidores, procurar identificar que fatores conduzem ao nascimento de amor por uma determinada marca. A análise empírica incide sobre os produtos de dermocosmética que sejam habitualmente adquiridos em farmácia. Os dados foram obtidos a partir de um questionário online aos consumidores de ambos os géneros, que compram produtos de dermocosmética em farmácia, tendo feito a sua aquisição em três meses. O número correspondente à amostra foi de 115 inquiridos. Os resultados empíricos indicam que o amor à marca resulta da autoexpressão, confiança e o tipo de produto. A autoexpressão é o fator mais relevante, o que significa que os consumidores tendem a aderir a uma determinada marca como sinal de pertença a um determinado grupo ou a uma comunidade. Além disso, identificou-se que os consumidores criam relacionamentos fortes com a marca devido à qualidade dos produtos sugerindo que existe uma elevada confiança depositada nesses produtos. Estas conclusões permitem que as empresas identifiquem com maior facilidade quais os fatores a ter em conta nas suas estratégias de marketing, reforçando a importância de trabalhar atributos funcionais e racionais das marcas também nos aspetos emocionais e simbólicos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-26T11:14:01Z
2019-07-16
2019-09-23T00:00:00Z
2019-09-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/30288
202313220
url http://hdl.handle.net/10400.26/30288
identifier_str_mv 202313220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301292582961152