As dimensões inovadoras da prática da internet das coisas na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Andreia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Alves, José Matias, Andrade, António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/31853
Resumo: A Internet das Coisas (IdC) sustenta-se num conjunto de tecnologias que permite, a partir de dispositivos tecnológicos, como sensores, ligar objetos à internet e destes recolher dados do mundo analógico, em tempo real, possibilitando ações imediatas ou o seu armazenamento para posterior análise e controlo. Esses cenários dinâmicos podem contribuir para o enriquecimento da aprendizagem, evoluindo o ensino para um modelo baseado no desenvolvimento de competências, que exige dos alunos um desempenho mais ativo. Assim, pretende-se investigar as dimensões inovadoras da prática da IdC na educação, através da análise da aplicação do projeto SOLL – Smart Objects Linked to Learning, com alunos do 3.º ciclo, numa abordagem interdisciplinar das ciências. Neste sentido, utilizando uma metodologia mista, questionários aos alunos e inquérito por entrevista, em focus group, aos professores, os dados obtidos mostram que, em geral, esta plataforma tem uma dimensão inovadora para a educação, pois promove melhorias nos resultados educacionais, introduz produtos e serviços novos e/ou melhorados, como novas pedagogias ou novas combinações de pedagogias, incluindo serviços de e-learning e/ou novas formas de organizar as atividades.
id RCAP_7d966dcc7c764a2bf8f5f015458670b4
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/31853
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As dimensões inovadoras da prática da internet das coisas na educaçãoThe innovative dimensions of the internet of things practice in educationInternet das coisasEducaçãoInovaçãoInternet of thingsEducationInnovationA Internet das Coisas (IdC) sustenta-se num conjunto de tecnologias que permite, a partir de dispositivos tecnológicos, como sensores, ligar objetos à internet e destes recolher dados do mundo analógico, em tempo real, possibilitando ações imediatas ou o seu armazenamento para posterior análise e controlo. Esses cenários dinâmicos podem contribuir para o enriquecimento da aprendizagem, evoluindo o ensino para um modelo baseado no desenvolvimento de competências, que exige dos alunos um desempenho mais ativo. Assim, pretende-se investigar as dimensões inovadoras da prática da IdC na educação, através da análise da aplicação do projeto SOLL – Smart Objects Linked to Learning, com alunos do 3.º ciclo, numa abordagem interdisciplinar das ciências. Neste sentido, utilizando uma metodologia mista, questionários aos alunos e inquérito por entrevista, em focus group, aos professores, os dados obtidos mostram que, em geral, esta plataforma tem uma dimensão inovadora para a educação, pois promove melhorias nos resultados educacionais, introduz produtos e serviços novos e/ou melhorados, como novas pedagogias ou novas combinações de pedagogias, incluindo serviços de e-learning e/ou novas formas de organizar as atividades.The Internet of Things (IoT) is based on a set of technologies that allows, from technological devices, such as sensors, to connect objects to the internet and from these to collect data from the analog world, in real time, enabling immediate actions or their storage for subsequent analysis and control. These dynamic scenarios can contribute to the enrichment of learning, evolving teaching to a model based on the development of skills, which requires students to perform more actively.Thus, it is intended to investigate the innovative dimensions of the practice of IoT in education, through the analysis of the application of the project SOLL – Smart Objects Linked to Learning, with students of the 3rd cycle, in an interdisciplinary approach to science. In this sense, using a mixed methodology, questionnaires to students and survey by interview, in focus group, to teachers, the data obtained show that, in general, this platform has an innovative dimension for education, as it promotes improvements in educational results, introduces new and/or improved products and services, such as new pedagogies or new combinations of pedagogies, including e-learning services and/or new ways of organizing activities.Universidade Católica Editora - PortoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMagalhães, AndreiaAlves, José MatiasAndrade, António2021-02-01T19:01:18Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/31853porMagalhães, A., Alves, J. M., Andrade, A. (2020). As dimensões inovadoras da prática da internet das coisas na educação. Revista Portuguesa De Investigação Educacional, (20), 74-961645-400610.34632/investigacaoeducacional.2020.96852182-4614info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-06T12:30:33Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/31853Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-06T12:30:33Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As dimensões inovadoras da prática da internet das coisas na educação
The innovative dimensions of the internet of things practice in education
title As dimensões inovadoras da prática da internet das coisas na educação
spellingShingle As dimensões inovadoras da prática da internet das coisas na educação
Magalhães, Andreia
Internet das coisas
Educação
Inovação
Internet of things
Education
Innovation
title_short As dimensões inovadoras da prática da internet das coisas na educação
title_full As dimensões inovadoras da prática da internet das coisas na educação
title_fullStr As dimensões inovadoras da prática da internet das coisas na educação
title_full_unstemmed As dimensões inovadoras da prática da internet das coisas na educação
title_sort As dimensões inovadoras da prática da internet das coisas na educação
author Magalhães, Andreia
author_facet Magalhães, Andreia
Alves, José Matias
Andrade, António
author_role author
author2 Alves, José Matias
Andrade, António
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Andreia
Alves, José Matias
Andrade, António
dc.subject.por.fl_str_mv Internet das coisas
Educação
Inovação
Internet of things
Education
Innovation
topic Internet das coisas
Educação
Inovação
Internet of things
Education
Innovation
description A Internet das Coisas (IdC) sustenta-se num conjunto de tecnologias que permite, a partir de dispositivos tecnológicos, como sensores, ligar objetos à internet e destes recolher dados do mundo analógico, em tempo real, possibilitando ações imediatas ou o seu armazenamento para posterior análise e controlo. Esses cenários dinâmicos podem contribuir para o enriquecimento da aprendizagem, evoluindo o ensino para um modelo baseado no desenvolvimento de competências, que exige dos alunos um desempenho mais ativo. Assim, pretende-se investigar as dimensões inovadoras da prática da IdC na educação, através da análise da aplicação do projeto SOLL – Smart Objects Linked to Learning, com alunos do 3.º ciclo, numa abordagem interdisciplinar das ciências. Neste sentido, utilizando uma metodologia mista, questionários aos alunos e inquérito por entrevista, em focus group, aos professores, os dados obtidos mostram que, em geral, esta plataforma tem uma dimensão inovadora para a educação, pois promove melhorias nos resultados educacionais, introduz produtos e serviços novos e/ou melhorados, como novas pedagogias ou novas combinações de pedagogias, incluindo serviços de e-learning e/ou novas formas de organizar as atividades.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
2021-02-01T19:01:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/31853
url http://hdl.handle.net/10400.14/31853
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Magalhães, A., Alves, J. M., Andrade, A. (2020). As dimensões inovadoras da prática da internet das coisas na educação. Revista Portuguesa De Investigação Educacional, (20), 74-96
1645-4006
10.34632/investigacaoeducacional.2020.9685
2182-4614
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Editora - Porto
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Editora - Porto
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817546986924015616