Ensino superior, trabalho e emprego na actual sociedade de risco: um olhar sobre o caso de mestres e doutores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Mariana Gaio
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/1618
Resumo: Num contexto de crescente incerteza e instabilidade, designadamente no plano profissional, que contribui para a ideia de vivermos em sociedades “de risco”, a procura de diplomas escolares cada vez mais elevados é, muitas vezes, interpretada como uma estratégia para enfrentar essas dificuldades, assegurando recursos para que se alcancem posições sociais e profissionais mais favorecidas e estabilizadas. Tendo por base os resultados deumprojecto de investigação desenvolvido entre 2003 e 2006, o artigo procura aprofundar o conhecimento e a reflexão em torno desta temática, sistematizando resultados referentes às trajectórias educativas e profissionais de mestres e doutores, bem como relativos às lógicas da oferta de cursos de mestrado.
id RCAP_7d9886af723acbf22a533874d744db38
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1618
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino superior, trabalho e emprego na actual sociedade de risco: um olhar sobre o caso de mestres e doutoresUniversidadeTrabalho/empregoMestresDoutoresUniversityWork/employmentMaster’s degree holdersPhD degree holdersUniversitéTravail/emploiMastersDoctoratsUniversidadTrabajo/empleoMaestreadosDoctoradosNum contexto de crescente incerteza e instabilidade, designadamente no plano profissional, que contribui para a ideia de vivermos em sociedades “de risco”, a procura de diplomas escolares cada vez mais elevados é, muitas vezes, interpretada como uma estratégia para enfrentar essas dificuldades, assegurando recursos para que se alcancem posições sociais e profissionais mais favorecidas e estabilizadas. Tendo por base os resultados deumprojecto de investigação desenvolvido entre 2003 e 2006, o artigo procura aprofundar o conhecimento e a reflexão em torno desta temática, sistematizando resultados referentes às trajectórias educativas e profissionais de mestres e doutores, bem como relativos às lógicas da oferta de cursos de mestrado.Against a background of growing uncertainty and instability, in particular on a work level, which fuels the notion thatwe are living in “risk” societies, the demand for ever higher educational qualifications is sometimes interpreted as a strategy to confront these difficulties, guaranteeing resources for the attainment of more advantageous and stable social and occupational positions. On the basis of the results of a research project carried out between 2003 and 2006, the article seeks to extend our knowledge and reflection on this topic, systematising results on the educational and occupational careers of master’s and PhD degree holders and on the kinds of rationale involved in the supply of master’s degree courses.Dans un contexte d’incertitude et d’instabilité croissantes, notamment au plan professionnel, qui tend à confirmer l’idée selon laquelle nous vivons dans des sociétés “ de risque ”, la demande de formations de plus en plus longues est souvent interprétée comme une stratégie pour affronter ces difficultés, en procurant les moyens d’atteindre des positions sociales et professionnelles plus favorisées et stables. À partir des résultats d’un projet de recherche mené entre 2003 et 2006, cet article approfondit la connaissance et la réflexion autour de ce thème, en systématisant les résultats relatifs aux trajectoires éducatives et professionnelles des titulaires de masters et de doctorats, ainsi qu’aux logiques de l’offre de formations masters.En un contexto de creciente incertidumbre e inestabilidad, designadamente en el plano profesional, que contribuye a la idea de vivir en sociedades “de riesgo”, la búsqueda de diplomas escolares cada vez más elevados es, muchas veces, interpretada como una estrategia para enfrentar esas dificultades, asegurando recursos para alcanzar posiciones sociales y profesionales más favorecidas y estables. Teniendo por base los resultados de un proyecto de investigación desarrollado entre 2003 y 2006, el artículo procura profundizar el conocimiento y la reflexión en torno de esta temática, sistematizando los resultados referentes a las trayectorias educativas y profesionales de maestros y doctores, así como la lógica de la oferta de los cursos de maestría y doctorado.CIES, ISCTE-IUL / CELTA2010-03-11T10:52:46Z2009-01-01T00:00:00Z2009-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/1618por0873-6529Alves, Mariana Gaioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:48:48Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1618Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:23:50.848699Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino superior, trabalho e emprego na actual sociedade de risco: um olhar sobre o caso de mestres e doutores
title Ensino superior, trabalho e emprego na actual sociedade de risco: um olhar sobre o caso de mestres e doutores
spellingShingle Ensino superior, trabalho e emprego na actual sociedade de risco: um olhar sobre o caso de mestres e doutores
Alves, Mariana Gaio
Universidade
Trabalho/emprego
Mestres
Doutores
University
Work/employment
Master’s degree holders
PhD degree holders
Université
Travail/emploi
Masters
Doctorats
Universidad
Trabajo/empleo
Maestreados
Doctorados
title_short Ensino superior, trabalho e emprego na actual sociedade de risco: um olhar sobre o caso de mestres e doutores
title_full Ensino superior, trabalho e emprego na actual sociedade de risco: um olhar sobre o caso de mestres e doutores
title_fullStr Ensino superior, trabalho e emprego na actual sociedade de risco: um olhar sobre o caso de mestres e doutores
title_full_unstemmed Ensino superior, trabalho e emprego na actual sociedade de risco: um olhar sobre o caso de mestres e doutores
title_sort Ensino superior, trabalho e emprego na actual sociedade de risco: um olhar sobre o caso de mestres e doutores
author Alves, Mariana Gaio
author_facet Alves, Mariana Gaio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Mariana Gaio
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade
Trabalho/emprego
Mestres
Doutores
University
Work/employment
Master’s degree holders
PhD degree holders
Université
Travail/emploi
Masters
Doctorats
Universidad
Trabajo/empleo
Maestreados
Doctorados
topic Universidade
Trabalho/emprego
Mestres
Doutores
University
Work/employment
Master’s degree holders
PhD degree holders
Université
Travail/emploi
Masters
Doctorats
Universidad
Trabajo/empleo
Maestreados
Doctorados
description Num contexto de crescente incerteza e instabilidade, designadamente no plano profissional, que contribui para a ideia de vivermos em sociedades “de risco”, a procura de diplomas escolares cada vez mais elevados é, muitas vezes, interpretada como uma estratégia para enfrentar essas dificuldades, assegurando recursos para que se alcancem posições sociais e profissionais mais favorecidas e estabilizadas. Tendo por base os resultados deumprojecto de investigação desenvolvido entre 2003 e 2006, o artigo procura aprofundar o conhecimento e a reflexão em torno desta temática, sistematizando resultados referentes às trajectórias educativas e profissionais de mestres e doutores, bem como relativos às lógicas da oferta de cursos de mestrado.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009-01
2010-03-11T10:52:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/1618
url http://hdl.handle.net/10071/1618
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0873-6529
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIES, ISCTE-IUL / CELTA
publisher.none.fl_str_mv CIES, ISCTE-IUL / CELTA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134800719642624