Realização de Jogos Digitais para Promover o Brincar de Crianças com Paralisia Cerebral
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i9.19497 |
Resumo: | A evolução nas interfaces de usuário tem mostrado uma tendência no uso de interfaces tangíveis, em especial, aquelas que promovem uma experiência sensorial. A utilização desse tipo de recurso é interessante em cenários onde o aspecto sensorial é determinante para a interação, como no caso das tecnologias assistivas. O objetivo deste estudo foi promover o brincar de crianças com Paralisia Cerebral (PC), a partir da utilização de um dispositivo multissensorial como elemento principal em jogos voltados para crianças com PC. Foram desenvolvidos jogos interativos através do uso de uma bola robótica denominada Sphero que, por ser manipulada remotamente, foi um recurso útil para a promoção do brincar de crianças com deficiências físicas. As sessões de jogos foram realizadas com duas crianças com disgnóstico de PC e ocorreram nasclínicasde Terapia Ocupacional e de Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba. As crianças foram avaliadas de acordo com a função motora e com o desempenho nos jogos, antes e após as sessões. Os dispositivos utilizados permitiram adaptações que atenderam às necessidades dosdiferentes usuários, de modo que correspondem a uma alternativa viável na promoção do brincar de crianças com PC. (The evolution in user interfaces has shown a trend in the use of tangible interfaces, especially those that promote a sensory experience. The use of this type of resource is interesting in different contexts, among which are the scenarios where the sensory aspect is decisive for interaction, such as in the use of assistive technologies. This study aims to present the results of a research project, which had the main goal to promote the play of children with Cerebral Palsy (CP), using a multisensory device as the main element in games proposed at children with CP. CP refers to a series of clinical syndromes characterized by motor disorders and permanent postural changes that may or may not be associated with cognitive dysfunction and speech disorders. Due to the restricted motor condition, involvement in games and play becomes difficult for children with CP. The challenge is to address the use of assistive technologies, through a multisensory robotic device, in the development of interactive games for children with PC. The use of a robotic device allows the manipulation of the ball remotely, which is useful for children with physical disabilities, proving to be a feasible alternative to promote playing children with CP.) |
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