Realização de Jogos Digitais para Promover o Brincar de Crianças com Paralisia Cerebral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Eliza Ribeiro
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Tavares, Tatiana Aires
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i9.19497
Resumo: A evolução nas interfaces de usuário tem mostrado uma tendência no uso de interfaces tangíveis, em especial, aquelas que promovem uma experiência sensorial. A utilização desse tipo de recurso é interessante em cenários onde o aspecto sensorial é determinante para a interação, como no caso das tecnologias assistivas. O objetivo deste estudo foi promover o brincar de crianças com Paralisia Cerebral (PC), a partir da utilização de um dispositivo multissensorial como elemento principal em jogos voltados para crianças com PC. Foram desenvolvidos jogos interativos através do uso de uma bola robótica denominada Sphero que, por ser manipulada remotamente, foi um recurso útil para a promoção do brincar de crianças com deficiências físicas. As sessões de jogos foram realizadas com duas crianças com disgnóstico de PC e ocorreram nasclínicasde Terapia Ocupacional e de Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba. As crianças foram avaliadas de acordo com a função motora e com o desempenho nos jogos, antes e após as sessões. Os dispositivos utilizados permitiram adaptações que atenderam às necessidades dosdiferentes usuários, de modo que correspondem a uma alternativa viável na promoção do brincar de crianças com PC. (The evolution in user interfaces has shown a trend in the use of tangible interfaces, especially those that promote a sensory experience. The use of this type of resource is interesting in different contexts, among which are the scenarios where the sensory aspect is decisive for interaction, such as in the use of assistive technologies. This study aims to present the results of a research project, which had the main goal to promote the play of children with Cerebral Palsy (CP), using a multisensory device as the main element in games proposed at children with CP. CP refers to a series of clinical syndromes characterized by motor disorders and permanent postural changes that may or may not be associated with cognitive dysfunction and speech disorders. Due to the restricted motor condition, involvement in games and play becomes difficult for children with CP. The challenge is to address the use of assistive technologies, through a multisensory robotic device, in the development of interactive games for children with PC. The use of a robotic device allows the manipulation of the ball remotely, which is useful for children with physical disabilities, proving to be a feasible alternative to promote playing children with CP.)
id RCAP_7d9e5649180d99ae10df2116fd2ea2dd
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/19497
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Realização de Jogos Digitais para Promover o Brincar de Crianças com Paralisia CerebralA evolução nas interfaces de usuário tem mostrado uma tendência no uso de interfaces tangíveis, em especial, aquelas que promovem uma experiência sensorial. A utilização desse tipo de recurso é interessante em cenários onde o aspecto sensorial é determinante para a interação, como no caso das tecnologias assistivas. O objetivo deste estudo foi promover o brincar de crianças com Paralisia Cerebral (PC), a partir da utilização de um dispositivo multissensorial como elemento principal em jogos voltados para crianças com PC. Foram desenvolvidos jogos interativos através do uso de uma bola robótica denominada Sphero que, por ser manipulada remotamente, foi um recurso útil para a promoção do brincar de crianças com deficiências físicas. As sessões de jogos foram realizadas com duas crianças com disgnóstico de PC e ocorreram nasclínicasde Terapia Ocupacional e de Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba. As crianças foram avaliadas de acordo com a função motora e com o desempenho nos jogos, antes e após as sessões. Os dispositivos utilizados permitiram adaptações que atenderam às necessidades dosdiferentes usuários, de modo que correspondem a uma alternativa viável na promoção do brincar de crianças com PC. (The evolution in user interfaces has shown a trend in the use of tangible interfaces, especially those that promote a sensory experience. The use of this type of resource is interesting in different contexts, among which are the scenarios where the sensory aspect is decisive for interaction, such as in the use of assistive technologies. This study aims to present the results of a research project, which had the main goal to promote the play of children with Cerebral Palsy (CP), using a multisensory device as the main element in games proposed at children with CP. CP refers to a series of clinical syndromes characterized by motor disorders and permanent postural changes that may or may not be associated with cognitive dysfunction and speech disorders. Due to the restricted motor condition, involvement in games and play becomes difficult for children with CP. The challenge is to address the use of assistive technologies, through a multisensory robotic device, in the development of interactive games for children with PC. The use of a robotic device allows the manipulation of the ball remotely, which is useful for children with physical disabilities, proving to be a feasible alternative to promote playing children with CP.)DigiMedia | University of Aveiro2020-12-29T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/jdmi.v3i9.19497oai:proa.ua.pt:article/19497Journal of Digital Media & Interaction; Vol 3 No 9 (2020): Special Issue on eHealth and Wellbeing; 133-150Journal of Digital Media & Interaction; vol. 3 n.º 9 (2020): Special Issue on eHealth and Wellbeing; 133-1502184-3120reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPenghttps://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/19497https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i9.19497https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/19497/17218Copyright (c) 2020 Eliza Ribeiro Oliveira, Tatiana Aires Tavareshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Eliza RibeiroTavares, Tatiana Aires2022-09-08T22:15:40Zoai:proa.ua.pt:article/19497Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:27:10.255206Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Realização de Jogos Digitais para Promover o Brincar de Crianças com Paralisia Cerebral
title Realização de Jogos Digitais para Promover o Brincar de Crianças com Paralisia Cerebral
spellingShingle Realização de Jogos Digitais para Promover o Brincar de Crianças com Paralisia Cerebral
Oliveira, Eliza Ribeiro
title_short Realização de Jogos Digitais para Promover o Brincar de Crianças com Paralisia Cerebral
title_full Realização de Jogos Digitais para Promover o Brincar de Crianças com Paralisia Cerebral
title_fullStr Realização de Jogos Digitais para Promover o Brincar de Crianças com Paralisia Cerebral
title_full_unstemmed Realização de Jogos Digitais para Promover o Brincar de Crianças com Paralisia Cerebral
title_sort Realização de Jogos Digitais para Promover o Brincar de Crianças com Paralisia Cerebral
author Oliveira, Eliza Ribeiro
author_facet Oliveira, Eliza Ribeiro
Tavares, Tatiana Aires
author_role author
author2 Tavares, Tatiana Aires
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Eliza Ribeiro
Tavares, Tatiana Aires
description A evolução nas interfaces de usuário tem mostrado uma tendência no uso de interfaces tangíveis, em especial, aquelas que promovem uma experiência sensorial. A utilização desse tipo de recurso é interessante em cenários onde o aspecto sensorial é determinante para a interação, como no caso das tecnologias assistivas. O objetivo deste estudo foi promover o brincar de crianças com Paralisia Cerebral (PC), a partir da utilização de um dispositivo multissensorial como elemento principal em jogos voltados para crianças com PC. Foram desenvolvidos jogos interativos através do uso de uma bola robótica denominada Sphero que, por ser manipulada remotamente, foi um recurso útil para a promoção do brincar de crianças com deficiências físicas. As sessões de jogos foram realizadas com duas crianças com disgnóstico de PC e ocorreram nasclínicasde Terapia Ocupacional e de Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba. As crianças foram avaliadas de acordo com a função motora e com o desempenho nos jogos, antes e após as sessões. Os dispositivos utilizados permitiram adaptações que atenderam às necessidades dosdiferentes usuários, de modo que correspondem a uma alternativa viável na promoção do brincar de crianças com PC. (The evolution in user interfaces has shown a trend in the use of tangible interfaces, especially those that promote a sensory experience. The use of this type of resource is interesting in different contexts, among which are the scenarios where the sensory aspect is decisive for interaction, such as in the use of assistive technologies. This study aims to present the results of a research project, which had the main goal to promote the play of children with Cerebral Palsy (CP), using a multisensory device as the main element in games proposed at children with CP. CP refers to a series of clinical syndromes characterized by motor disorders and permanent postural changes that may or may not be associated with cognitive dysfunction and speech disorders. Due to the restricted motor condition, involvement in games and play becomes difficult for children with CP. The challenge is to address the use of assistive technologies, through a multisensory robotic device, in the development of interactive games for children with PC. The use of a robotic device allows the manipulation of the ball remotely, which is useful for children with physical disabilities, proving to be a feasible alternative to promote playing children with CP.)
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-29T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i9.19497
oai:proa.ua.pt:article/19497
url https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i9.19497
identifier_str_mv oai:proa.ua.pt:article/19497
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/19497
https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i9.19497
https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/19497/17218
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Eliza Ribeiro Oliveira, Tatiana Aires Tavares
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Eliza Ribeiro Oliveira, Tatiana Aires Tavares
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv DigiMedia | University of Aveiro
publisher.none.fl_str_mv DigiMedia | University of Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Digital Media & Interaction; Vol 3 No 9 (2020): Special Issue on eHealth and Wellbeing; 133-150
Journal of Digital Media & Interaction; vol. 3 n.º 9 (2020): Special Issue on eHealth and Wellbeing; 133-150
2184-3120
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130137122308096