O DESIGN DIGITAL NA CONSTRUÇÃO DA MARCA GRÁFICA: DESENHO DE UMA ESTRATÉGIA APLICADA AOS CASOS CSR E CIIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11110/2078 |
Resumo: | O presente documento resulta da realização de um estágio curricular no âmbito do Mestrado em Design Digital, lecionado pela Escola Superior de Design do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, com o apoio da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) do Instituto Politécnico de Lisboa. O estágio decorreu no DesignLab4U (DL4U), durante 4 meses, com o objetivo de estudar, em contexto real de mercado, a importância do Design Digital na construção da Marca Gráfica. No estágio foi desenvolvido um conjunto de projetos como: a identidade da Conferência Internacional Corporate Social Responsibility (CSR) e do Congresso Internacional Integrando Saberes (CIIS); os materiais de comunicação para o XXII Encontro Nacional “A Matemática nos Primeiros Anos” e para a Exposição Roma – Atmosphaera et Poetica; um flyer para a ESELx; um newsletter para o DL4U e um e-book com recomendações de boas práticas para trabalhadores e outro para estudantes. Porém, o trabalho de estágio e a presente investigação centraram-se sobretudo nos projetos da Conferência Internacional CSR e o CIIS. Ambos consistiram no desenvolvimento de uma imagem gráfica e de uma estratégia digital, contribuindo, através da prática, para a aquisição de competências técnicas e metodológicas da investigadora. Os trabalhos desenvolvidos durante o estágio abrangeram as áreas de design gráfico, de design de identidade, de design thinking e design editorial. A investigação incidiu no estudo de obras e projetos de autores relacionados com as áreas supracitadas, permitindo compreender a evolução do design e a sua adaptação ao digital. A realização do estágio curricular possibilitou aprofundar os conhecimentos teóricos e práticos, contactar com o mercado de trabalho e interagir com indivíduos experientes na área. Em suma, a aplicação da matéria de investigação num contexto real, permitiu uma perceção clara de qual o papel do design digital e qual a sua influência numa marca gráfica. |
id |
RCAP_7da44dd129e6794e69905906c524fac5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2078 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O DESIGN DIGITAL NA CONSTRUÇÃO DA MARCA GRÁFICA: DESENHO DE UMA ESTRATÉGIA APLICADA AOS CASOS CSR E CIISDesign DigitalDesign GráficoEstratégia DigitalO presente documento resulta da realização de um estágio curricular no âmbito do Mestrado em Design Digital, lecionado pela Escola Superior de Design do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, com o apoio da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) do Instituto Politécnico de Lisboa. O estágio decorreu no DesignLab4U (DL4U), durante 4 meses, com o objetivo de estudar, em contexto real de mercado, a importância do Design Digital na construção da Marca Gráfica. No estágio foi desenvolvido um conjunto de projetos como: a identidade da Conferência Internacional Corporate Social Responsibility (CSR) e do Congresso Internacional Integrando Saberes (CIIS); os materiais de comunicação para o XXII Encontro Nacional “A Matemática nos Primeiros Anos” e para a Exposição Roma – Atmosphaera et Poetica; um flyer para a ESELx; um newsletter para o DL4U e um e-book com recomendações de boas práticas para trabalhadores e outro para estudantes. Porém, o trabalho de estágio e a presente investigação centraram-se sobretudo nos projetos da Conferência Internacional CSR e o CIIS. Ambos consistiram no desenvolvimento de uma imagem gráfica e de uma estratégia digital, contribuindo, através da prática, para a aquisição de competências técnicas e metodológicas da investigadora. Os trabalhos desenvolvidos durante o estágio abrangeram as áreas de design gráfico, de design de identidade, de design thinking e design editorial. A investigação incidiu no estudo de obras e projetos de autores relacionados com as áreas supracitadas, permitindo compreender a evolução do design e a sua adaptação ao digital. A realização do estágio curricular possibilitou aprofundar os conhecimentos teóricos e práticos, contactar com o mercado de trabalho e interagir com indivíduos experientes na área. Em suma, a aplicação da matéria de investigação num contexto real, permitiu uma perceção clara de qual o papel do design digital e qual a sua influência numa marca gráfica.2021-02-10T13:51:45Z2021-02-10T13:51:45Z2021-02-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/2078oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2078porhttp://hdl.handle.net/11110/2078202627373Silva, Joana Costa einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:23Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/2078Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:20.812401Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O DESIGN DIGITAL NA CONSTRUÇÃO DA MARCA GRÁFICA: DESENHO DE UMA ESTRATÉGIA APLICADA AOS CASOS CSR E CIIS |
title |
O DESIGN DIGITAL NA CONSTRUÇÃO DA MARCA GRÁFICA: DESENHO DE UMA ESTRATÉGIA APLICADA AOS CASOS CSR E CIIS |
spellingShingle |
O DESIGN DIGITAL NA CONSTRUÇÃO DA MARCA GRÁFICA: DESENHO DE UMA ESTRATÉGIA APLICADA AOS CASOS CSR E CIIS Silva, Joana Costa e Design Digital Design Gráfico Estratégia Digital |
title_short |
O DESIGN DIGITAL NA CONSTRUÇÃO DA MARCA GRÁFICA: DESENHO DE UMA ESTRATÉGIA APLICADA AOS CASOS CSR E CIIS |
title_full |
O DESIGN DIGITAL NA CONSTRUÇÃO DA MARCA GRÁFICA: DESENHO DE UMA ESTRATÉGIA APLICADA AOS CASOS CSR E CIIS |
title_fullStr |
O DESIGN DIGITAL NA CONSTRUÇÃO DA MARCA GRÁFICA: DESENHO DE UMA ESTRATÉGIA APLICADA AOS CASOS CSR E CIIS |
title_full_unstemmed |
O DESIGN DIGITAL NA CONSTRUÇÃO DA MARCA GRÁFICA: DESENHO DE UMA ESTRATÉGIA APLICADA AOS CASOS CSR E CIIS |
title_sort |
O DESIGN DIGITAL NA CONSTRUÇÃO DA MARCA GRÁFICA: DESENHO DE UMA ESTRATÉGIA APLICADA AOS CASOS CSR E CIIS |
author |
Silva, Joana Costa e |
author_facet |
Silva, Joana Costa e |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Joana Costa e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design Digital Design Gráfico Estratégia Digital |
topic |
Design Digital Design Gráfico Estratégia Digital |
description |
O presente documento resulta da realização de um estágio curricular no âmbito do Mestrado em Design Digital, lecionado pela Escola Superior de Design do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, com o apoio da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) do Instituto Politécnico de Lisboa. O estágio decorreu no DesignLab4U (DL4U), durante 4 meses, com o objetivo de estudar, em contexto real de mercado, a importância do Design Digital na construção da Marca Gráfica. No estágio foi desenvolvido um conjunto de projetos como: a identidade da Conferência Internacional Corporate Social Responsibility (CSR) e do Congresso Internacional Integrando Saberes (CIIS); os materiais de comunicação para o XXII Encontro Nacional “A Matemática nos Primeiros Anos” e para a Exposição Roma – Atmosphaera et Poetica; um flyer para a ESELx; um newsletter para o DL4U e um e-book com recomendações de boas práticas para trabalhadores e outro para estudantes. Porém, o trabalho de estágio e a presente investigação centraram-se sobretudo nos projetos da Conferência Internacional CSR e o CIIS. Ambos consistiram no desenvolvimento de uma imagem gráfica e de uma estratégia digital, contribuindo, através da prática, para a aquisição de competências técnicas e metodológicas da investigadora. Os trabalhos desenvolvidos durante o estágio abrangeram as áreas de design gráfico, de design de identidade, de design thinking e design editorial. A investigação incidiu no estudo de obras e projetos de autores relacionados com as áreas supracitadas, permitindo compreender a evolução do design e a sua adaptação ao digital. A realização do estágio curricular possibilitou aprofundar os conhecimentos teóricos e práticos, contactar com o mercado de trabalho e interagir com indivíduos experientes na área. Em suma, a aplicação da matéria de investigação num contexto real, permitiu uma perceção clara de qual o papel do design digital e qual a sua influência numa marca gráfica. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-10T13:51:45Z 2021-02-10T13:51:45Z 2021-02-10T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11110/2078 oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2078 |
url |
http://hdl.handle.net/11110/2078 |
identifier_str_mv |
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2078 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11110/2078 202627373 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129894105382912 |