O DESIGN DIGITAL NA CONSTRUÇÃO DA MARCA GRÁFICA: DESENHO DE UMA ESTRATÉGIA APLICADA AOS CASOS CSR E CIIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Joana Costa e
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/2078
Resumo: O presente documento resulta da realização de um estágio curricular no âmbito do Mestrado em Design Digital, lecionado pela Escola Superior de Design do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, com o apoio da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) do Instituto Politécnico de Lisboa. O estágio decorreu no DesignLab4U (DL4U), durante 4 meses, com o objetivo de estudar, em contexto real de mercado, a importância do Design Digital na construção da Marca Gráfica. No estágio foi desenvolvido um conjunto de projetos como: a identidade da Conferência Internacional Corporate Social Responsibility (CSR) e do Congresso Internacional Integrando Saberes (CIIS); os materiais de comunicação para o XXII Encontro Nacional “A Matemática nos Primeiros Anos” e para a Exposição Roma – Atmosphaera et Poetica; um flyer para a ESELx; um newsletter para o DL4U e um e-book com recomendações de boas práticas para trabalhadores e outro para estudantes. Porém, o trabalho de estágio e a presente investigação centraram-se sobretudo nos projetos da Conferência Internacional CSR e o CIIS. Ambos consistiram no desenvolvimento de uma imagem gráfica e de uma estratégia digital, contribuindo, através da prática, para a aquisição de competências técnicas e metodológicas da investigadora. Os trabalhos desenvolvidos durante o estágio abrangeram as áreas de design gráfico, de design de identidade, de design thinking e design editorial. A investigação incidiu no estudo de obras e projetos de autores relacionados com as áreas supracitadas, permitindo compreender a evolução do design e a sua adaptação ao digital. A realização do estágio curricular possibilitou aprofundar os conhecimentos teóricos e práticos, contactar com o mercado de trabalho e interagir com indivíduos experientes na área. Em suma, a aplicação da matéria de investigação num contexto real, permitiu uma perceção clara de qual o papel do design digital e qual a sua influência numa marca gráfica.
id RCAP_7da44dd129e6794e69905906c524fac5
oai_identifier_str oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2078
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O DESIGN DIGITAL NA CONSTRUÇÃO DA MARCA GRÁFICA: DESENHO DE UMA ESTRATÉGIA APLICADA AOS CASOS CSR E CIISDesign DigitalDesign GráficoEstratégia DigitalO presente documento resulta da realização de um estágio curricular no âmbito do Mestrado em Design Digital, lecionado pela Escola Superior de Design do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, com o apoio da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) do Instituto Politécnico de Lisboa. O estágio decorreu no DesignLab4U (DL4U), durante 4 meses, com o objetivo de estudar, em contexto real de mercado, a importância do Design Digital na construção da Marca Gráfica. No estágio foi desenvolvido um conjunto de projetos como: a identidade da Conferência Internacional Corporate Social Responsibility (CSR) e do Congresso Internacional Integrando Saberes (CIIS); os materiais de comunicação para o XXII Encontro Nacional “A Matemática nos Primeiros Anos” e para a Exposição Roma – Atmosphaera et Poetica; um flyer para a ESELx; um newsletter para o DL4U e um e-book com recomendações de boas práticas para trabalhadores e outro para estudantes. Porém, o trabalho de estágio e a presente investigação centraram-se sobretudo nos projetos da Conferência Internacional CSR e o CIIS. Ambos consistiram no desenvolvimento de uma imagem gráfica e de uma estratégia digital, contribuindo, através da prática, para a aquisição de competências técnicas e metodológicas da investigadora. Os trabalhos desenvolvidos durante o estágio abrangeram as áreas de design gráfico, de design de identidade, de design thinking e design editorial. A investigação incidiu no estudo de obras e projetos de autores relacionados com as áreas supracitadas, permitindo compreender a evolução do design e a sua adaptação ao digital. A realização do estágio curricular possibilitou aprofundar os conhecimentos teóricos e práticos, contactar com o mercado de trabalho e interagir com indivíduos experientes na área. Em suma, a aplicação da matéria de investigação num contexto real, permitiu uma perceção clara de qual o papel do design digital e qual a sua influência numa marca gráfica.2021-02-10T13:51:45Z2021-02-10T13:51:45Z2021-02-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/2078oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2078porhttp://hdl.handle.net/11110/2078202627373Silva, Joana Costa einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:23Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/2078Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:20.812401Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O DESIGN DIGITAL NA CONSTRUÇÃO DA MARCA GRÁFICA: DESENHO DE UMA ESTRATÉGIA APLICADA AOS CASOS CSR E CIIS
title O DESIGN DIGITAL NA CONSTRUÇÃO DA MARCA GRÁFICA: DESENHO DE UMA ESTRATÉGIA APLICADA AOS CASOS CSR E CIIS
spellingShingle O DESIGN DIGITAL NA CONSTRUÇÃO DA MARCA GRÁFICA: DESENHO DE UMA ESTRATÉGIA APLICADA AOS CASOS CSR E CIIS
Silva, Joana Costa e
Design Digital
Design Gráfico
Estratégia Digital
title_short O DESIGN DIGITAL NA CONSTRUÇÃO DA MARCA GRÁFICA: DESENHO DE UMA ESTRATÉGIA APLICADA AOS CASOS CSR E CIIS
title_full O DESIGN DIGITAL NA CONSTRUÇÃO DA MARCA GRÁFICA: DESENHO DE UMA ESTRATÉGIA APLICADA AOS CASOS CSR E CIIS
title_fullStr O DESIGN DIGITAL NA CONSTRUÇÃO DA MARCA GRÁFICA: DESENHO DE UMA ESTRATÉGIA APLICADA AOS CASOS CSR E CIIS
title_full_unstemmed O DESIGN DIGITAL NA CONSTRUÇÃO DA MARCA GRÁFICA: DESENHO DE UMA ESTRATÉGIA APLICADA AOS CASOS CSR E CIIS
title_sort O DESIGN DIGITAL NA CONSTRUÇÃO DA MARCA GRÁFICA: DESENHO DE UMA ESTRATÉGIA APLICADA AOS CASOS CSR E CIIS
author Silva, Joana Costa e
author_facet Silva, Joana Costa e
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Joana Costa e
dc.subject.por.fl_str_mv Design Digital
Design Gráfico
Estratégia Digital
topic Design Digital
Design Gráfico
Estratégia Digital
description O presente documento resulta da realização de um estágio curricular no âmbito do Mestrado em Design Digital, lecionado pela Escola Superior de Design do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, com o apoio da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) do Instituto Politécnico de Lisboa. O estágio decorreu no DesignLab4U (DL4U), durante 4 meses, com o objetivo de estudar, em contexto real de mercado, a importância do Design Digital na construção da Marca Gráfica. No estágio foi desenvolvido um conjunto de projetos como: a identidade da Conferência Internacional Corporate Social Responsibility (CSR) e do Congresso Internacional Integrando Saberes (CIIS); os materiais de comunicação para o XXII Encontro Nacional “A Matemática nos Primeiros Anos” e para a Exposição Roma – Atmosphaera et Poetica; um flyer para a ESELx; um newsletter para o DL4U e um e-book com recomendações de boas práticas para trabalhadores e outro para estudantes. Porém, o trabalho de estágio e a presente investigação centraram-se sobretudo nos projetos da Conferência Internacional CSR e o CIIS. Ambos consistiram no desenvolvimento de uma imagem gráfica e de uma estratégia digital, contribuindo, através da prática, para a aquisição de competências técnicas e metodológicas da investigadora. Os trabalhos desenvolvidos durante o estágio abrangeram as áreas de design gráfico, de design de identidade, de design thinking e design editorial. A investigação incidiu no estudo de obras e projetos de autores relacionados com as áreas supracitadas, permitindo compreender a evolução do design e a sua adaptação ao digital. A realização do estágio curricular possibilitou aprofundar os conhecimentos teóricos e práticos, contactar com o mercado de trabalho e interagir com indivíduos experientes na área. Em suma, a aplicação da matéria de investigação num contexto real, permitiu uma perceção clara de qual o papel do design digital e qual a sua influência numa marca gráfica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-10T13:51:45Z
2021-02-10T13:51:45Z
2021-02-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/2078
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2078
url http://hdl.handle.net/11110/2078
identifier_str_mv oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2078
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/2078
202627373
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129894105382912