Implementação de um programa de intervenção nos domínios comportamental e da produção escrita num aluno com síndrome de Asperger

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Ricardo André Duarte
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/14800
Resumo: O estudo de investigação-ação que será apresentado ao longo do presente relatório pretendeu contribuir para colmatar algumas das limitações presentes em alunos com Síndrome de Asperger, nomeadamente nas vertentes comunicacional, relacional e comportamental, tendo sido realizado junto de um aluno do 1.° Ciclo do Ensino Básico, a frequentar o 4.° ano de escolaridade. Para além destas áreas, e por ser um domínio de competência particularmente deficitário neste aluno, também a componente académica da produção escrita do texto narrativo foi trabalhada em particular ao longo da intervenção. O programa de intervenção aplicado foi desenvolvido pelo autor, enquanto Professor Titular de Turma no ano letivo 2015/2016. Neste sentido, recorreu-se a estratégias de modificação comportamental que os dados da literatura têm mostrado serem capazes de levar à melhoria das competências em causa. Relativamente à intervenção no domínio mais específico da produção escrita de textos narrativos, foi adotado como suporte o modelo de Flower e Hayes (1980), assim como os fundamentos apresentados por Barbeiro e Pereira (2007). Os resultados obtidos no final da intervenção mostraram que a mesma permitiu atingir, em grande parte, os objetivos inicialmente traçados.
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