Escrita conjunta como instrumento de interlocução no Polo UAB em Rio Branco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Ana Maria Agostinho
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/7348
Resumo: A presente dissertação tem o objetivo de analisar a escrita conjunta de documentos por meio do Google Docs por integrantes do Polo de Apoio Presencial da (UAB) do Centro de Educação Permanente (CEDUP) da cidade de Rio Branco (AC/BRASIL). Tal análise busca discutir o modelo conceitual desse tipo de escrita, bem como as transformações interpessoais que se dão a partir dela no ambiente laboral. Com base em autores que estudam as transformações decorrentes do impacto do uso das tecnologias nas comunicações na constituição de espaços de interação (de aprendizagem e de trabalho conjunto) e de autores que investigam os processos de cooperação e de colaboração que, potencialmente, emergem nesses mesmos espaços, procuramos, por meio de um estudo de caso, apresentar e analisar dados referentes à escrita conjunta do texto do Projeto V Sarau. Esse texto elaborado é escrito por sete servidores que atuam em um mesmo espaço físico, alguns dos quais em horários diferentes. Algumas etapas de trabalho precedem a escrita do texto e contam com a participação de outros servidores. Quanto ao modelo conceitual de escrita adotado pela Equipe do CEDUP, os resultados mostram (i) que as etapas que antecedem à escrita conjunta do texto relacionam-se de forma importante com o texto propriamente dito, uma vez que as vozes de outras pessoas nele estão; (ii) que essas mesmas etapas se ajustam a um trabalho de caráter cooperativo (sobretudo porque há divisão de tarefas), (iii) enquanto a escrita conjunta se mostra mais colaborativa (sobretudo porque há interferência direta e explícita na materialidade do texto). Ressalta-se, porém, que (iv) os limites entre essas duas formas de atuar conjuntamente não são nítidos e ambos representam um esforço mútuo e coordenado para que o grupo alcance o resultado final a contento, sendo considerados, portanto, complementares. Os resultados mostram, também, que o desafio de escrever conjuntamente não se restringe ao conhecimento e manuseio eficiente dos recursos de um editor de textos compartilhado; exige, sobretudo, (v) ajustes socioafetivos dos participantes, nem sempre observáveis ou mensuráveis, para que o texto final possa ser um trabalho de multiautoria. Tal esforço conjunto, do ponto de vista das relações de trabalho, por se tratar de uma relação estabelecida dialogicamente, (vi) resulta na descentralização da gestão e (vii) na unificação da informação para os membros do setor, vistos como ganhos expressivos para o contexto laboral.
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Com base em autores que estudam as transformações decorrentes do impacto do uso das tecnologias nas comunicações na constituição de espaços de interação (de aprendizagem e de trabalho conjunto) e de autores que investigam os processos de cooperação e de colaboração que, potencialmente, emergem nesses mesmos espaços, procuramos, por meio de um estudo de caso, apresentar e analisar dados referentes à escrita conjunta do texto do Projeto V Sarau. Esse texto elaborado é escrito por sete servidores que atuam em um mesmo espaço físico, alguns dos quais em horários diferentes. Algumas etapas de trabalho precedem a escrita do texto e contam com a participação de outros servidores. Quanto ao modelo conceitual de escrita adotado pela Equipe do CEDUP, os resultados mostram (i) que as etapas que antecedem à escrita conjunta do texto relacionam-se de forma importante com o texto propriamente dito, uma vez que as vozes de outras pessoas nele estão; (ii) que essas mesmas etapas se ajustam a um trabalho de caráter cooperativo (sobretudo porque há divisão de tarefas), (iii) enquanto a escrita conjunta se mostra mais colaborativa (sobretudo porque há interferência direta e explícita na materialidade do texto). Ressalta-se, porém, que (iv) os limites entre essas duas formas de atuar conjuntamente não são nítidos e ambos representam um esforço mútuo e coordenado para que o grupo alcance o resultado final a contento, sendo considerados, portanto, complementares. Os resultados mostram, também, que o desafio de escrever conjuntamente não se restringe ao conhecimento e manuseio eficiente dos recursos de um editor de textos compartilhado; exige, sobretudo, (v) ajustes socioafetivos dos participantes, nem sempre observáveis ou mensuráveis, para que o texto final possa ser um trabalho de multiautoria. Tal esforço conjunto, do ponto de vista das relações de trabalho, por se tratar de uma relação estabelecida dialogicamente, (vi) resulta na descentralização da gestão e (vii) na unificação da informação para os membros do setor, vistos como ganhos expressivos para o contexto laboral.The present dissertation aims to analyze the joint writing of documents through Google Docs by members of the UAB Support Center of the Permanent Education Center (CEDUP) of the city of Rio Branco (AC / BRAZIL). This analysis seeks to discuss the conceptual model of this type of writing, as well as the interpersonal transformations that occur from it in the work environment. Based on authors who study the transformations arising from the impact of the use of communication technologies on the constitution of spaces of interaction (learning and working together) and authors investigating the cooperation and collaboration processes that potentially emerge in them Spaces, we seek, through a case study, to present and analyze data referring to the joint writing of the text of the V Sarau Project. This elaborate text is written by seven servers that work in the same physical space, some of which at different times. Some work steps precede the writing of the text and involve other servers. As for the conceptual model of writing adopted by the CEDUP Team, the results show (i) that the stages that precede the joint writing of the text are related in an important way to the text itself, since the voices of other people in it ; (ii) that these same stages fit into a cooperative work (mainly because there is division of tasks), (iii) while joint writing is more collaborative (especially because there is direct and explicit interference in the materiality of the text). It should be emphasized, however, that (iv) the boundaries between these two forms of acting together are not clear and both represent a mutual and coordinated effort for the group to reach the final result to the satisfaction and are therefore considered complementary. The results also show that the challenge of writing together is not restricted to the knowledge and efficient handling of the resources of a shared text editor; Requires, above all, (v) socio-affective adjustments of the participants, which are not always observable or measurable, so that the final text can be multi-authored work. Such a joint effort from the point of view of labor relations, because it is a dialogically established relationship, (vi) results in the decentralization of management and (vii) the unification of information for the members of the sector, seen as expressive gains for the Work context.Mendes, António QuintasFreire, FernandaRepositório AbertoFarias, Ana Maria Agostinho2018-05-29T11:55:01Z2017-12-182018-05-292017-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/7348TID:202023788porFarias, Ana Maria Agostinho - Escrita conjunta como instrumento de interlocução no Polo UAB em Rio Branco [Em linha]. 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