O papel da biblioteca escolar no desenvolvimento da literacia de informação e da literacia digital em articulação com a área de projeto e outros contextos letivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Maria de Lurdes Araújo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/2558
Resumo: Dissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares
id RCAP_7dd9093613f8ec3a6ec07000ed6eb86e
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2558
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da biblioteca escolar no desenvolvimento da literacia de informação e da literacia digital em articulação com a área de projeto e outros contextos letivosBibliotecas escolaresInformação/bibliotecas,papelLiteraciaSociedade da informaçãoEducação para os mediaTecnologia da informação e comunicaçãoPlaneamento do curriculumInformation literacyDigital literacySchool libraryCurriculum integrationDissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas EscolaresO presente estudo foi realizado numa escola secundária com 2º e 3º ciclos, sede de um agrupamento vertical, do distrito de Coimbra, com a finalidade de encontrar propostas de trabalho suscetíveis de contribuir para melhorar a ação da BE no desenvolvimento da literacia da informação e da literacia digital na comunidade escolar e de aumentar o grau de envolvimento / compromisso da comunidade escolar com a sua BE, em prol do sucesso educativo dos alunos. Para a concretização desses objetivos escolhemos a metodologia da investigação-ação, definindo um procedimento sequencial e em espiral de diagnóstico, planificação, intervenção e avaliação/reflexão. A par de uma intervenção ao nível da escola, descrevemos uma intervenção pedagógica assente em metodologias como o trabalho de projeto e a aprendizagem baseada em recursos, planificada colaborativamente pela professora bibliotecária e a docente de AP, para aumentar as competências de informação e as competências digitais de um grupo de alunos do ensino básico. A análise dos dados quantitativos e qualitativos permitiu identificar efeitos favoráveis da intervenção, nomeadamente ao nível da preparação da BE para apoiar o processo de desenvolvimento da literacia da informação, e permitiu também, conhecer fragilidades em vários domínios que importa partilhar com os diversos atores da instituição, para que se convertam em pontos de partida de um novo processo de aprendizagem coletivo, com tempos, espaços e meios que permitam ser feito de forma sistematizada e rigorosa. De entre as fragilidades encontradas destacam-se a dificuldade de conseguir a unidade de ação em torno de um projeto partilhado por todos os atores da comunidade educativa; a dificuldade em reconhecer a função educativa da BE e do professor bibliotecário e a tendência para a preocupação com o processo de ensino em detrimento do processo de aprendizagem.The present study was carried out at a middle and secondary school, in the district of Coimbra. The aim is to find out work strategies to improve the school library action plan and the development of information and digital literacy in the school community and to increase the degree of involvement / commitment of the whole community with his school library, on behalf of the students’success. Along with an intervention at school level, we describe a planned project-based and resource-based instruction developed by the teacher librarian in collaboration with the teacher of AP, to enable a group of middle school students to develop their information and digital skills. The analysis of the quantitative and qualitative data identified favorable effects of the intervention, particularly in terms of preparation of the School Library to support the process of developing information literacy, and also allowed to discover weaknesses in several areas which should be shared throughout the institution to become points of departure for a new process of collective learning, to be done with time, space and resources in a systematic and rigorous way. Among the weaknesses found out, the following are highlighted: the difficulty of achieving action unity around a project shared by all, the difficulty in recognizing the educational function of the School Library and the School Librarian and a tendency to focus on the teaching process rather than on the learning process.Henriques, SusanaRepositório AbertoDias, Maria de Lurdes Araújo2013-05-27T14:23:15Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/2558porDias, Maria de Lurdes Araújo - O papel da biblioteca escolar no desenvolvimento da literacia de informação e da literacia digital em articulação com a área de projeto e outros contextos letivos [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2011. 150 [66] p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:16:14Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2558Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:01.772061Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da biblioteca escolar no desenvolvimento da literacia de informação e da literacia digital em articulação com a área de projeto e outros contextos letivos
title O papel da biblioteca escolar no desenvolvimento da literacia de informação e da literacia digital em articulação com a área de projeto e outros contextos letivos
spellingShingle O papel da biblioteca escolar no desenvolvimento da literacia de informação e da literacia digital em articulação com a área de projeto e outros contextos letivos
Dias, Maria de Lurdes Araújo
Bibliotecas escolares
Informação/bibliotecas,papel
Literacia
Sociedade da informação
Educação para os media
Tecnologia da informação e comunicação
Planeamento do curriculum
Information literacy
Digital literacy
School library
Curriculum integration
title_short O papel da biblioteca escolar no desenvolvimento da literacia de informação e da literacia digital em articulação com a área de projeto e outros contextos letivos
title_full O papel da biblioteca escolar no desenvolvimento da literacia de informação e da literacia digital em articulação com a área de projeto e outros contextos letivos
title_fullStr O papel da biblioteca escolar no desenvolvimento da literacia de informação e da literacia digital em articulação com a área de projeto e outros contextos letivos
title_full_unstemmed O papel da biblioteca escolar no desenvolvimento da literacia de informação e da literacia digital em articulação com a área de projeto e outros contextos letivos
title_sort O papel da biblioteca escolar no desenvolvimento da literacia de informação e da literacia digital em articulação com a área de projeto e outros contextos letivos
author Dias, Maria de Lurdes Araújo
author_facet Dias, Maria de Lurdes Araújo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Henriques, Susana
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Maria de Lurdes Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliotecas escolares
Informação/bibliotecas,papel
Literacia
Sociedade da informação
Educação para os media
Tecnologia da informação e comunicação
Planeamento do curriculum
Information literacy
Digital literacy
School library
Curriculum integration
topic Bibliotecas escolares
Informação/bibliotecas,papel
Literacia
Sociedade da informação
Educação para os media
Tecnologia da informação e comunicação
Planeamento do curriculum
Information literacy
Digital literacy
School library
Curriculum integration
description Dissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2013-05-27T14:23:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/2558
url http://hdl.handle.net/10400.2/2558
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Dias, Maria de Lurdes Araújo - O papel da biblioteca escolar no desenvolvimento da literacia de informação e da literacia digital em articulação com a área de projeto e outros contextos letivos [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2011. 150 [66] p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817550952803074048