Ansiedade e coping: influência na performance de estudantes de música da Universidade de Aveiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/31546 |
Resumo: | A ansiedade é um conceito psicológico inerente à condição humana que, quando adequada às circunstâncias, tem uma funcionalidade adaptativa, permitindo ao sujeito adotar estratégias para lidar com situações percecionadas como perigosas, ameaçadoras ou desafiantes. Em oposição, quando excessiva e inapropriada, causa prejuízo funcional na vida do sujeito, tornando-se patológica. O presente estudo tem por objetivo analisar em que medida as variáveis ansiedade estado e traço e as estratégias de coping (confronto) influenciam a performance de estudantes de música da Universidade de Aveiro, considerando contextos diversos de desempenho. A amostra foi constituída por 93 estudantes de Música da Universidade de Aveiro. Os instrumentos utilizados foram uma ficha sociodemográfica com itens sobre contextos de performance musical, o Inventario de Autoavaliação de Ansiedade Estado e Traço Forma Y para avaliar os níveis de ansiedade estado (Forma Y-1) e a ansiedade traço (Forma Y-2) e o Brief COPE para avaliar os estilos e as estratégias de coping utilizados pelos alunos de música da Universidade de Aveiro. Os resultados sugerem que as variáveis sexo, ansiedade (estado e traço) e coping influenciam o desempenho em função do contexto, a saber, apresentações/audições em solo e em grupo. |
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Ansiedade e coping: influência na performance de estudantes de música da Universidade de AveiroAnsiedadeCopingEnsino superiorEstudantes de músicaA ansiedade é um conceito psicológico inerente à condição humana que, quando adequada às circunstâncias, tem uma funcionalidade adaptativa, permitindo ao sujeito adotar estratégias para lidar com situações percecionadas como perigosas, ameaçadoras ou desafiantes. Em oposição, quando excessiva e inapropriada, causa prejuízo funcional na vida do sujeito, tornando-se patológica. O presente estudo tem por objetivo analisar em que medida as variáveis ansiedade estado e traço e as estratégias de coping (confronto) influenciam a performance de estudantes de música da Universidade de Aveiro, considerando contextos diversos de desempenho. A amostra foi constituída por 93 estudantes de Música da Universidade de Aveiro. Os instrumentos utilizados foram uma ficha sociodemográfica com itens sobre contextos de performance musical, o Inventario de Autoavaliação de Ansiedade Estado e Traço Forma Y para avaliar os níveis de ansiedade estado (Forma Y-1) e a ansiedade traço (Forma Y-2) e o Brief COPE para avaliar os estilos e as estratégias de coping utilizados pelos alunos de música da Universidade de Aveiro. Os resultados sugerem que as variáveis sexo, ansiedade (estado e traço) e coping influenciam o desempenho em função do contexto, a saber, apresentações/audições em solo e em grupo.Anxiety is a psychological concept inherent to the human condition that, when appropriate to circumstances, has an adaptive functionality, allowing the subject to adopt strategies to deal with situations perceived as dangerous, threatening or challenging. In contrast, when excessive and inappropriate, it causes functional impairment in the subject's life, becoming pathological. This study aims to analyze the extent to which the state and trait anxiety variables and coping strategies (confrontation) influence the performance of music students at the University of Aveiro, considering different performance contexts. The sample consisted of 93 students of Music students at the University of Aveiro. The instruments used were a sociodemographic form, the State Anxiety Self-Assessment Inventory and Form Y Trait to assess the levels of state anxiety (Form Y-1) and trait anxiety (Form Y-2) and the Brief COPE to assess styles and the coping strategies used by music students at the University of Aveiro. The results suggest that there are differences between participants in terms of sex, in terms of anxiety (state and trait), and in terms of context, namely, presentations / auditions in solo and in groups.2021-07-12T12:36:48Z2021-02-12T00:00:00Z2021-02-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/31546porPinho, Mónica Sofia Sousa deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:00:56Zoai:ria.ua.pt:10773/31546Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:25.045910Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A ansiedade é um conceito psicológico inerente à condição humana que, quando adequada às circunstâncias, tem uma funcionalidade adaptativa, permitindo ao sujeito adotar estratégias para lidar com situações percecionadas como perigosas, ameaçadoras ou desafiantes. Em oposição, quando excessiva e inapropriada, causa prejuízo funcional na vida do sujeito, tornando-se patológica. O presente estudo tem por objetivo analisar em que medida as variáveis ansiedade estado e traço e as estratégias de coping (confronto) influenciam a performance de estudantes de música da Universidade de Aveiro, considerando contextos diversos de desempenho. A amostra foi constituída por 93 estudantes de Música da Universidade de Aveiro. Os instrumentos utilizados foram uma ficha sociodemográfica com itens sobre contextos de performance musical, o Inventario de Autoavaliação de Ansiedade Estado e Traço Forma Y para avaliar os níveis de ansiedade estado (Forma Y-1) e a ansiedade traço (Forma Y-2) e o Brief COPE para avaliar os estilos e as estratégias de coping utilizados pelos alunos de música da Universidade de Aveiro. Os resultados sugerem que as variáveis sexo, ansiedade (estado e traço) e coping influenciam o desempenho em função do contexto, a saber, apresentações/audições em solo e em grupo. |
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