Ansiedade e coping: influência na performance de estudantes de música da Universidade de Aveiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Mónica Sofia Sousa de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/31546
Resumo: A ansiedade é um conceito psicológico inerente à condição humana que, quando adequada às circunstâncias, tem uma funcionalidade adaptativa, permitindo ao sujeito adotar estratégias para lidar com situações percecionadas como perigosas, ameaçadoras ou desafiantes. Em oposição, quando excessiva e inapropriada, causa prejuízo funcional na vida do sujeito, tornando-se patológica. O presente estudo tem por objetivo analisar em que medida as variáveis ansiedade estado e traço e as estratégias de coping (confronto) influenciam a performance de estudantes de música da Universidade de Aveiro, considerando contextos diversos de desempenho. A amostra foi constituída por 93 estudantes de Música da Universidade de Aveiro. Os instrumentos utilizados foram uma ficha sociodemográfica com itens sobre contextos de performance musical, o Inventario de Autoavaliação de Ansiedade Estado e Traço Forma Y para avaliar os níveis de ansiedade estado (Forma Y-1) e a ansiedade traço (Forma Y-2) e o Brief COPE para avaliar os estilos e as estratégias de coping utilizados pelos alunos de música da Universidade de Aveiro. Os resultados sugerem que as variáveis sexo, ansiedade (estado e traço) e coping influenciam o desempenho em função do contexto, a saber, apresentações/audições em solo e em grupo.
id RCAP_7dd994c2bde5137a9b745109f261b18b
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/31546
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ansiedade e coping: influência na performance de estudantes de música da Universidade de AveiroAnsiedadeCopingEnsino superiorEstudantes de músicaA ansiedade é um conceito psicológico inerente à condição humana que, quando adequada às circunstâncias, tem uma funcionalidade adaptativa, permitindo ao sujeito adotar estratégias para lidar com situações percecionadas como perigosas, ameaçadoras ou desafiantes. Em oposição, quando excessiva e inapropriada, causa prejuízo funcional na vida do sujeito, tornando-se patológica. O presente estudo tem por objetivo analisar em que medida as variáveis ansiedade estado e traço e as estratégias de coping (confronto) influenciam a performance de estudantes de música da Universidade de Aveiro, considerando contextos diversos de desempenho. A amostra foi constituída por 93 estudantes de Música da Universidade de Aveiro. Os instrumentos utilizados foram uma ficha sociodemográfica com itens sobre contextos de performance musical, o Inventario de Autoavaliação de Ansiedade Estado e Traço Forma Y para avaliar os níveis de ansiedade estado (Forma Y-1) e a ansiedade traço (Forma Y-2) e o Brief COPE para avaliar os estilos e as estratégias de coping utilizados pelos alunos de música da Universidade de Aveiro. Os resultados sugerem que as variáveis sexo, ansiedade (estado e traço) e coping influenciam o desempenho em função do contexto, a saber, apresentações/audições em solo e em grupo.Anxiety is a psychological concept inherent to the human condition that, when appropriate to circumstances, has an adaptive functionality, allowing the subject to adopt strategies to deal with situations perceived as dangerous, threatening or challenging. In contrast, when excessive and inappropriate, it causes functional impairment in the subject's life, becoming pathological. This study aims to analyze the extent to which the state and trait anxiety variables and coping strategies (confrontation) influence the performance of music students at the University of Aveiro, considering different performance contexts. The sample consisted of 93 students of Music students at the University of Aveiro. The instruments used were a sociodemographic form, the State Anxiety Self-Assessment Inventory and Form Y Trait to assess the levels of state anxiety (Form Y-1) and trait anxiety (Form Y-2) and the Brief COPE to assess styles and the coping strategies used by music students at the University of Aveiro. The results suggest that there are differences between participants in terms of sex, in terms of anxiety (state and trait), and in terms of context, namely, presentations / auditions in solo and in groups.2021-07-12T12:36:48Z2021-02-12T00:00:00Z2021-02-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/31546porPinho, Mónica Sofia Sousa deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:00:56Zoai:ria.ua.pt:10773/31546Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:25.045910Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ansiedade e coping: influência na performance de estudantes de música da Universidade de Aveiro
title Ansiedade e coping: influência na performance de estudantes de música da Universidade de Aveiro
spellingShingle Ansiedade e coping: influência na performance de estudantes de música da Universidade de Aveiro
Pinho, Mónica Sofia Sousa de
Ansiedade
Coping
Ensino superior
Estudantes de música
title_short Ansiedade e coping: influência na performance de estudantes de música da Universidade de Aveiro
title_full Ansiedade e coping: influência na performance de estudantes de música da Universidade de Aveiro
title_fullStr Ansiedade e coping: influência na performance de estudantes de música da Universidade de Aveiro
title_full_unstemmed Ansiedade e coping: influência na performance de estudantes de música da Universidade de Aveiro
title_sort Ansiedade e coping: influência na performance de estudantes de música da Universidade de Aveiro
author Pinho, Mónica Sofia Sousa de
author_facet Pinho, Mónica Sofia Sousa de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinho, Mónica Sofia Sousa de
dc.subject.por.fl_str_mv Ansiedade
Coping
Ensino superior
Estudantes de música
topic Ansiedade
Coping
Ensino superior
Estudantes de música
description A ansiedade é um conceito psicológico inerente à condição humana que, quando adequada às circunstâncias, tem uma funcionalidade adaptativa, permitindo ao sujeito adotar estratégias para lidar com situações percecionadas como perigosas, ameaçadoras ou desafiantes. Em oposição, quando excessiva e inapropriada, causa prejuízo funcional na vida do sujeito, tornando-se patológica. O presente estudo tem por objetivo analisar em que medida as variáveis ansiedade estado e traço e as estratégias de coping (confronto) influenciam a performance de estudantes de música da Universidade de Aveiro, considerando contextos diversos de desempenho. A amostra foi constituída por 93 estudantes de Música da Universidade de Aveiro. Os instrumentos utilizados foram uma ficha sociodemográfica com itens sobre contextos de performance musical, o Inventario de Autoavaliação de Ansiedade Estado e Traço Forma Y para avaliar os níveis de ansiedade estado (Forma Y-1) e a ansiedade traço (Forma Y-2) e o Brief COPE para avaliar os estilos e as estratégias de coping utilizados pelos alunos de música da Universidade de Aveiro. Os resultados sugerem que as variáveis sexo, ansiedade (estado e traço) e coping influenciam o desempenho em função do contexto, a saber, apresentações/audições em solo e em grupo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-12T12:36:48Z
2021-02-12T00:00:00Z
2021-02-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/31546
url http://hdl.handle.net/10773/31546
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137689224609792