Um exército invasor sem espírito de aventura: Representações nos media dos britânicos em França

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lawson, Michelle; Department of Linguistics and English Language, Lancaster University
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/15
Resumo: Este artigo é parte de uma investigação sobre identidade dos migrantes no contexto da “lifestyle migration” britânica para o sudoeste de França. Com uma metodologia integrada de linguística de corpora e análise de discurso (linguagem avaliativa), o estudo foca o contexto social mais alargado e analisa a forma como os migrantes britânicos em França são representados nos media britânicos. A análise revela palavras-chave e padrões de linguagem com avaliação negativa no que respeita aos britânicos, às suas práticas de migração e comportamento. A “lifestyle migration” é apresentada em níveis distintos, pois os jornalistas distinguem entre o fenómeno de migração mais recente e generalizado e os migrantes já instalados, cuja representação apresenta maior capital cultural. Os leitores são posicionados de forma a construir inferências socioculturalmente condicionadas sobre o comportamento dos migrantes mais recentes, o que também permite aos escritores identificarem-se em oposição a estes estereótipos.
id RCAP_7ddf135e1ad45d14f028bde4156d8db2
oai_identifier_str oai:ojs.dosalgarves:article/15
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um exército invasor sem espírito de aventura: Representações nos media dos britânicos em FrançaAn invading army without a spirit of adventure: Media representations of the British in France“lifestyle migration”; migração britânica; linguística de corpora; linguagem avaliativa; discurso dos medialifestyle migration; British migration; corpus linguistics; Appraisal; media discourseEste artigo é parte de uma investigação sobre identidade dos migrantes no contexto da “lifestyle migration” britânica para o sudoeste de França. Com uma metodologia integrada de linguística de corpora e análise de discurso (linguagem avaliativa), o estudo foca o contexto social mais alargado e analisa a forma como os migrantes britânicos em França são representados nos media britânicos. A análise revela palavras-chave e padrões de linguagem com avaliação negativa no que respeita aos britânicos, às suas práticas de migração e comportamento. A “lifestyle migration” é apresentada em níveis distintos, pois os jornalistas distinguem entre o fenómeno de migração mais recente e generalizado e os migrantes já instalados, cuja representação apresenta maior capital cultural. Os leitores são posicionados de forma a construir inferências socioculturalmente condicionadas sobre o comportamento dos migrantes mais recentes, o que também permite aos escritores identificarem-se em oposição a estes estereótipos.This paper forms part of a wider study of migrant identity within the context of British lifestyle migration to south-west France. Using an integrated methodology of corpus linguistics and discourse analysis (Appraisal), the research is situated within its wider social context by examining how British migration to France is represented within the UK media. The analysis reveals common keywords and patterns of language use that carry negative evaluation with respect to the British, their settlement patterns and behaviour. Lifestyle migration is presented on different levels, with writers distinguishing between a recent and more generalised phenomenon of migration and more established migrants who are represented as having more cultural capital. Readers are positioned to make sociocultural conditioned inferences about the behaviour of the more recent migrants, which also offers a resource for writers to self-identify against such stereotypes.Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management JournalDos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal2017-01-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/15Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 24 (2014); 83-103Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 24 (2014); 83-1032182-5580reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/15https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/15/131Copyright (c) 2015 Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessLawson, Michelle; Department of Linguistics and English Language, Lancaster University2024-01-27T07:45:36Zoai:ojs.dosalgarves:article/15Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:58:07.114995Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um exército invasor sem espírito de aventura: Representações nos media dos britânicos em França
An invading army without a spirit of adventure: Media representations of the British in France
title Um exército invasor sem espírito de aventura: Representações nos media dos britânicos em França
spellingShingle Um exército invasor sem espírito de aventura: Representações nos media dos britânicos em França
Lawson, Michelle; Department of Linguistics and English Language, Lancaster University
“lifestyle migration”; migração britânica; linguística de corpora; linguagem avaliativa; discurso dos media
lifestyle migration; British migration; corpus linguistics; Appraisal; media discourse
title_short Um exército invasor sem espírito de aventura: Representações nos media dos britânicos em França
title_full Um exército invasor sem espírito de aventura: Representações nos media dos britânicos em França
title_fullStr Um exército invasor sem espírito de aventura: Representações nos media dos britânicos em França
title_full_unstemmed Um exército invasor sem espírito de aventura: Representações nos media dos britânicos em França
title_sort Um exército invasor sem espírito de aventura: Representações nos media dos britânicos em França
author Lawson, Michelle; Department of Linguistics and English Language, Lancaster University
author_facet Lawson, Michelle; Department of Linguistics and English Language, Lancaster University
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lawson, Michelle; Department of Linguistics and English Language, Lancaster University
dc.subject.por.fl_str_mv “lifestyle migration”; migração britânica; linguística de corpora; linguagem avaliativa; discurso dos media
lifestyle migration; British migration; corpus linguistics; Appraisal; media discourse
topic “lifestyle migration”; migração britânica; linguística de corpora; linguagem avaliativa; discurso dos media
lifestyle migration; British migration; corpus linguistics; Appraisal; media discourse
description Este artigo é parte de uma investigação sobre identidade dos migrantes no contexto da “lifestyle migration” britânica para o sudoeste de França. Com uma metodologia integrada de linguística de corpora e análise de discurso (linguagem avaliativa), o estudo foca o contexto social mais alargado e analisa a forma como os migrantes britânicos em França são representados nos media britânicos. A análise revela palavras-chave e padrões de linguagem com avaliação negativa no que respeita aos britânicos, às suas práticas de migração e comportamento. A “lifestyle migration” é apresentada em níveis distintos, pois os jornalistas distinguem entre o fenómeno de migração mais recente e generalizado e os migrantes já instalados, cuja representação apresenta maior capital cultural. Os leitores são posicionados de forma a construir inferências socioculturalmente condicionadas sobre o comportamento dos migrantes mais recentes, o que também permite aos escritores identificarem-se em oposição a estes estereótipos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/15
url https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/15
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/15
https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/15/131
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal
Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal
publisher.none.fl_str_mv Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal
Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal
dc.source.none.fl_str_mv Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 24 (2014); 83-103
Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 24 (2014); 83-103
2182-5580
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137066281336832