Serviço social digital: práticas e competências dos assistentes sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Bruna Martins Correia
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/23595
Resumo: A digitalização da sociedade está a mudar o nosso comportamento, as nossas instituições e as profissões, entre as quais o Serviço Social. Os cidadãos, na sua vida profissional e de lazer, estão imersos em processos de interação mediados pelas tecnologias de informação e comunicação, quer como consumidores intensivos de redes sociais, quer como utilizadores de vários serviços. A adaptação a este novo ambiente é um dos principais desafios do Serviço Social como disciplina científica e como profissão. O presente estudo, de natureza exploratória, recorre a inquéritos por questionário para perceber como se caracteriza a utilização da tecnologia por parte dos assistentes sociais e as suas competências digitais. Com a análise e discussão dos resultados, compreende-se que a tecnologia ainda apenas é utilizada como auxiliar em algumas etapas da prática profissional e não como uma especialização da prática, privilegiando-se a utilização de meios tecnológicos comuns (Microsoft Word, Excel, Chamadas de voz, Pen drive’s e discos externos, etc.). Quanto às competências digitais, estas ainda ficam aquém quando se destinam a criação de conteúdos inovadores e garantia da segurança e privacidade online. No final, apresentamos as linhas orientadoras do Serviço Social Digital com enfoque sobre o uso tecnológico.
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