Serviço social digital: práticas e competências dos assistentes sociais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/23595 |
Resumo: | A digitalização da sociedade está a mudar o nosso comportamento, as nossas instituições e as profissões, entre as quais o Serviço Social. Os cidadãos, na sua vida profissional e de lazer, estão imersos em processos de interação mediados pelas tecnologias de informação e comunicação, quer como consumidores intensivos de redes sociais, quer como utilizadores de vários serviços. A adaptação a este novo ambiente é um dos principais desafios do Serviço Social como disciplina científica e como profissão. O presente estudo, de natureza exploratória, recorre a inquéritos por questionário para perceber como se caracteriza a utilização da tecnologia por parte dos assistentes sociais e as suas competências digitais. Com a análise e discussão dos resultados, compreende-se que a tecnologia ainda apenas é utilizada como auxiliar em algumas etapas da prática profissional e não como uma especialização da prática, privilegiando-se a utilização de meios tecnológicos comuns (Microsoft Word, Excel, Chamadas de voz, Pen drive’s e discos externos, etc.). Quanto às competências digitais, estas ainda ficam aquém quando se destinam a criação de conteúdos inovadores e garantia da segurança e privacidade online. No final, apresentamos as linhas orientadoras do Serviço Social Digital com enfoque sobre o uso tecnológico. |
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Serviço social digital: práticas e competências dos assistentes sociaisServiço SocialTecnologiaCompetências digitaisSocial workTechnologyDigital skillsA digitalização da sociedade está a mudar o nosso comportamento, as nossas instituições e as profissões, entre as quais o Serviço Social. Os cidadãos, na sua vida profissional e de lazer, estão imersos em processos de interação mediados pelas tecnologias de informação e comunicação, quer como consumidores intensivos de redes sociais, quer como utilizadores de vários serviços. A adaptação a este novo ambiente é um dos principais desafios do Serviço Social como disciplina científica e como profissão. O presente estudo, de natureza exploratória, recorre a inquéritos por questionário para perceber como se caracteriza a utilização da tecnologia por parte dos assistentes sociais e as suas competências digitais. Com a análise e discussão dos resultados, compreende-se que a tecnologia ainda apenas é utilizada como auxiliar em algumas etapas da prática profissional e não como uma especialização da prática, privilegiando-se a utilização de meios tecnológicos comuns (Microsoft Word, Excel, Chamadas de voz, Pen drive’s e discos externos, etc.). Quanto às competências digitais, estas ainda ficam aquém quando se destinam a criação de conteúdos inovadores e garantia da segurança e privacidade online. No final, apresentamos as linhas orientadoras do Serviço Social Digital com enfoque sobre o uso tecnológico.The digitalization of society is changing our behavior, our institutions and professions, including Social Work. Citizens, in their professional and leisure lives, are immersed in interaction processes mediated by information and communication technologies, both as intensive consumers of social networks and as users of various services. The adaptation to this new environment is one of the main challenges of Social Work as a scientific discipline and as a profession. In the present study, of an exploratory nature, we used questionnaire surveys to understand how social workers' use of technology and their digital skills are characterized. With the analysis and discussion of the results, it is understood that technology is still only used as an auxiliar in some stages of professional practice and not as a specialization of the practice, privileging the use of common technological means (Microsoft Word, Excel, Voice calls, Pen drives and external disks, etc.). As for digital skills, these still fall short when it comes to creating innovative content and ensuring online security and privacy. In the end, we present the guidelines on Digital Social Service with a focus on technological use.2021-11-26T15:39:57Z2020-11-24T00:00:00Z2020-11-242021-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/23595TID:202799140porFranco, Bruna Martins Correiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:34:03Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/23595Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:15:23.052324Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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