O Marketing Social e as Barreiras à Dádiva de Sangue

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreiro, Joana Sofia Aparício
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/5668
Resumo: As controvérsias do tema do marketing social e da dádiva de sangue revelam-se importantes, uma vez que em conjunto contribuem para um melhor funcionamento dos centros de recolha de sangue, visto que os processos de angariação e fidelização de dadores demostram a carência de compreensão dos aspetos comportamentais que influenciam os indivíduos a adotar tal atitude. Dessa forma, o objectivo principal deste estudo consiste em compreender quais as barreiras que impedem os indivíduos a dar sangue. Mediante a fundamentação teórica, com base no marketing social e na dádiva de sangue, foram construídas oito hipóteses. Para confirmação das hipóteses, efetuou-se recolha de dados através de questionário, originando um total de amostra de 499 inquiridos, dos quais 174 eram dadores de sangue e 325 não. Em geral, foram confirmadas as hipóteses propostas, como tal, há a necessidade de apostar nas ações de marketing social aplicadas à dádiva de sangue, tornando mais estável as campanhas concebidas para a captação e retenção de dadores de sangue.
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