Cultura empresarial chinesa: sua influência nos negócios
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/10505 |
Resumo: | No atual contexto de economia global, na qual emergem atores até agora com pouco poder, a importância de mercados como o mercado chinês é cada vez maior. Assim, o aumento das relações comerciais é um dado inevitável e as negociações com empresas chinesas impõem-se. Qualquer negociação implica envolvimento, estudo, estratégia, relação, comunicação e compromisso. É portanto um processo que exige conhecimento da outra parte, nomeadamente da cultura empresarial quando se negoceia com um parceiro com uma cultura diferente da nossa. No caso concreto da República Popular da China, de cuja cultura é o objeto de estudo deste trabalho, a atenção que é necessário prestar aos aspetos culturais influenciadores das negociações é fundamental para o sucesso das mesmas, uma vez que a cultura chinesa é bastante diferente da portuguesa e tem raízes milenares que refletem a situação de isolamento pelo qual o país passou durante décadas, a sua posterior abertura económica, o regime político vigente e as suas crenças. Um modo de ver o mundo parcialmente diferente do nosso faz com que haja especificidades quanto ao relacionamento com os chineses que são exímios na arte da negociação. O objetivo deste trabalho é aprofundar o conhecimento dos aspetos culturais que podem influenciar as negociações da República Popular da China com o exterior, nomeadamente com Portugal, na era contemporânea, e discernir quais os aspetos que influenciam positiva ou negativamente as parcerias entre empresas chinesas e portuguesas. Para tal, foi efetuada uma revisão de literatura existente sobre a matéria. Como afirma Trigo (2003, p. 31), “o objetivo da revisão de literatura é o de, a partir da base de conhecimentos atual, se poder construir um argumento legítimo para a investigação em curso.”. Foram confrontados os resultados da revisão com a informação obtida através de entrevistas a empresários chineses e portugueses com negócios radicados em Portugal e na China, bem como a sinólogos do nosso País |
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Cultura empresarial chinesa: sua influência nos negóciosEstudos chinesesCultura organizacional: ChinaNegociação: ChinaGestão de empresas: ChinaNo atual contexto de economia global, na qual emergem atores até agora com pouco poder, a importância de mercados como o mercado chinês é cada vez maior. Assim, o aumento das relações comerciais é um dado inevitável e as negociações com empresas chinesas impõem-se. Qualquer negociação implica envolvimento, estudo, estratégia, relação, comunicação e compromisso. É portanto um processo que exige conhecimento da outra parte, nomeadamente da cultura empresarial quando se negoceia com um parceiro com uma cultura diferente da nossa. No caso concreto da República Popular da China, de cuja cultura é o objeto de estudo deste trabalho, a atenção que é necessário prestar aos aspetos culturais influenciadores das negociações é fundamental para o sucesso das mesmas, uma vez que a cultura chinesa é bastante diferente da portuguesa e tem raízes milenares que refletem a situação de isolamento pelo qual o país passou durante décadas, a sua posterior abertura económica, o regime político vigente e as suas crenças. Um modo de ver o mundo parcialmente diferente do nosso faz com que haja especificidades quanto ao relacionamento com os chineses que são exímios na arte da negociação. O objetivo deste trabalho é aprofundar o conhecimento dos aspetos culturais que podem influenciar as negociações da República Popular da China com o exterior, nomeadamente com Portugal, na era contemporânea, e discernir quais os aspetos que influenciam positiva ou negativamente as parcerias entre empresas chinesas e portuguesas. Para tal, foi efetuada uma revisão de literatura existente sobre a matéria. Como afirma Trigo (2003, p. 31), “o objetivo da revisão de literatura é o de, a partir da base de conhecimentos atual, se poder construir um argumento legítimo para a investigação em curso.”. Foram confrontados os resultados da revisão com a informação obtida através de entrevistas a empresários chineses e portugueses com negócios radicados em Portugal e na China, bem como a sinólogos do nosso PaísIn the current context of global economy, in which various players, with little impact till now, are emerging, markets like the Chinese market are becoming more and more important. Thus, the increase of commercial relations with China is an unavoidable fact and the negotiations with Chinese companies are imposing themselves. It is a fact that every negotiation means involvement, study, strategy, relationship, communication and commitment. So, it is a process that requires knowledge about our counterpart, namely knowledge about its business culture, especially when we negotiate with a partner from a different nationality. In the particular case of the Popular Republic of China, whose culture is the central theme studied in this work, a high level of attention should be paid to cultural aspects which have influence on negotiations in order for them to be well-succeeded, as Chinese culture is quite different from western culture and has millennial roots reflecting the isolated situation that the country has passed through decades, its subsequent economic opening, its political status and its believes. A different way of perceiving the world leads to specificities very characteristic of Chinese people, who are experts in the art of negotiating. This work aims at studying the cultural aspects which might, nowadays, influence the negotiations of Popular Republic of China with other countries, particularly with Portugal, and distinguishing which aspects still influence the partnership between Chinese and Portuguese companies. For this, a literature review was carried on and the results were analyzed and compared with the information obtained through interviews to Chinese and Portuguese entrepreneurs with enterprises both in China and Portugal and to Portuguese sinologistsUniversidade de Aveiro2013-05-29T09:50:07Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10505porSantiago, Anabela Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:18:26Zoai:ria.ua.pt:10773/10505Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:05.681127Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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