Cultura empresarial chinesa: sua influência nos negócios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santiago, Anabela Rodrigues
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10505
Resumo: No atual contexto de economia global, na qual emergem atores até agora com pouco poder, a importância de mercados como o mercado chinês é cada vez maior. Assim, o aumento das relações comerciais é um dado inevitável e as negociações com empresas chinesas impõem-se. Qualquer negociação implica envolvimento, estudo, estratégia, relação, comunicação e compromisso. É portanto um processo que exige conhecimento da outra parte, nomeadamente da cultura empresarial quando se negoceia com um parceiro com uma cultura diferente da nossa. No caso concreto da República Popular da China, de cuja cultura é o objeto de estudo deste trabalho, a atenção que é necessário prestar aos aspetos culturais influenciadores das negociações é fundamental para o sucesso das mesmas, uma vez que a cultura chinesa é bastante diferente da portuguesa e tem raízes milenares que refletem a situação de isolamento pelo qual o país passou durante décadas, a sua posterior abertura económica, o regime político vigente e as suas crenças. Um modo de ver o mundo parcialmente diferente do nosso faz com que haja especificidades quanto ao relacionamento com os chineses que são exímios na arte da negociação. O objetivo deste trabalho é aprofundar o conhecimento dos aspetos culturais que podem influenciar as negociações da República Popular da China com o exterior, nomeadamente com Portugal, na era contemporânea, e discernir quais os aspetos que influenciam positiva ou negativamente as parcerias entre empresas chinesas e portuguesas. Para tal, foi efetuada uma revisão de literatura existente sobre a matéria. Como afirma Trigo (2003, p. 31), “o objetivo da revisão de literatura é o de, a partir da base de conhecimentos atual, se poder construir um argumento legítimo para a investigação em curso.”. Foram confrontados os resultados da revisão com a informação obtida através de entrevistas a empresários chineses e portugueses com negócios radicados em Portugal e na China, bem como a sinólogos do nosso País
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