Transmedia storytelling participativa na motivação para o estudo literário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Liliana Alves
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/32606
Resumo: Na “era digital”, os formatos de apresentação de conteúdos são cada vez mais diversificados, o que permite uma panóplia de formas de expressão aceleradas pela disponibilidade de novas plataformas online. Este estudo, ainda que mais versado na componente de entretenimento e de exploração do mundo transmedia, tenta perceber de que forma a educação pode beneficiar do uso dos diferentes media, convergindo-os numa só narrativa. Usando a componente de ensino literário português como ponto de partida, pretende-se explorar a capacidade de uma abordagem deste género no sentido de cativar os leitores para um só conteúdo, nos seus diversos formatos. Esta investigação propôs-se verificar, deste modo, se a adaptação de obras, de leitura obrigatória no plano de estudos, a um formato transmedia participativo permite aumentar os níveis de motivação para a sua leitura e estudo. Foi desenvolvido um estudo neste âmbito com o qual se verificou que a abordagem transmedia aos conteúdos literários poderá ser relevante para a motivação do estudo destes mesmos conteúdos. Os participantes do estudo mostraram uma necessidade de adaptação do ensino literário português aos interesses dos alunos.
id RCAP_7e017ed4ea4635ea72744b8c2812c638
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/32606
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Transmedia storytelling participativa na motivação para o estudo literárioTransmediaStorytellingLiteraturaEdutainmentEntretenimentoComunicaçãoNarrativa digitalDigital storytellingEnsinoNa “era digital”, os formatos de apresentação de conteúdos são cada vez mais diversificados, o que permite uma panóplia de formas de expressão aceleradas pela disponibilidade de novas plataformas online. Este estudo, ainda que mais versado na componente de entretenimento e de exploração do mundo transmedia, tenta perceber de que forma a educação pode beneficiar do uso dos diferentes media, convergindo-os numa só narrativa. Usando a componente de ensino literário português como ponto de partida, pretende-se explorar a capacidade de uma abordagem deste género no sentido de cativar os leitores para um só conteúdo, nos seus diversos formatos. Esta investigação propôs-se verificar, deste modo, se a adaptação de obras, de leitura obrigatória no plano de estudos, a um formato transmedia participativo permite aumentar os níveis de motivação para a sua leitura e estudo. Foi desenvolvido um estudo neste âmbito com o qual se verificou que a abordagem transmedia aos conteúdos literários poderá ser relevante para a motivação do estudo destes mesmos conteúdos. Os participantes do estudo mostraram uma necessidade de adaptação do ensino literário português aos interesses dos alunos.In the Digital Era content appears in a numerous variety of formats which makes it possible to express oneself in new ways due to the appearance of new and so versatile means of communication. This study, even though more focused on entertainment and transmedia worlds, tries to perceive in what extent can literary education benefit from the use of several media converging in sole narrative. Using the Portuguese literary study as a starting point, one aims to explore the capacity of Transmedia Storytelling to entice readers for a single content in its several formats. This investigation proposes itself to verify if the adaptation of literary content that is mandatory in a plan of studies to participative transmedia can raise the levels of motivation for reading and studying the original contents. In this aim a study was developed in which one was able to verify the relevance of transmedia in what concerns literary content and the motivation for studying these. The participants in this study revealed a desire for some adaptation of the Portuguese literary teaching method in order for it to be more in accordance with students’ interests.2021-11-16T15:02:46Z2021-07-13T00:00:00Z2021-07-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/32606porMacedo, Liliana Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:02:46Zoai:ria.ua.pt:10773/32606Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:11.894796Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Transmedia storytelling participativa na motivação para o estudo literário
title Transmedia storytelling participativa na motivação para o estudo literário
spellingShingle Transmedia storytelling participativa na motivação para o estudo literário
Macedo, Liliana Alves
Transmedia
Storytelling
Literatura
Edutainment
Entretenimento
Comunicação
Narrativa digital
Digital storytelling
Ensino
title_short Transmedia storytelling participativa na motivação para o estudo literário
title_full Transmedia storytelling participativa na motivação para o estudo literário
title_fullStr Transmedia storytelling participativa na motivação para o estudo literário
title_full_unstemmed Transmedia storytelling participativa na motivação para o estudo literário
title_sort Transmedia storytelling participativa na motivação para o estudo literário
author Macedo, Liliana Alves
author_facet Macedo, Liliana Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Liliana Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Transmedia
Storytelling
Literatura
Edutainment
Entretenimento
Comunicação
Narrativa digital
Digital storytelling
Ensino
topic Transmedia
Storytelling
Literatura
Edutainment
Entretenimento
Comunicação
Narrativa digital
Digital storytelling
Ensino
description Na “era digital”, os formatos de apresentação de conteúdos são cada vez mais diversificados, o que permite uma panóplia de formas de expressão aceleradas pela disponibilidade de novas plataformas online. Este estudo, ainda que mais versado na componente de entretenimento e de exploração do mundo transmedia, tenta perceber de que forma a educação pode beneficiar do uso dos diferentes media, convergindo-os numa só narrativa. Usando a componente de ensino literário português como ponto de partida, pretende-se explorar a capacidade de uma abordagem deste género no sentido de cativar os leitores para um só conteúdo, nos seus diversos formatos. Esta investigação propôs-se verificar, deste modo, se a adaptação de obras, de leitura obrigatória no plano de estudos, a um formato transmedia participativo permite aumentar os níveis de motivação para a sua leitura e estudo. Foi desenvolvido um estudo neste âmbito com o qual se verificou que a abordagem transmedia aos conteúdos literários poderá ser relevante para a motivação do estudo destes mesmos conteúdos. Os participantes do estudo mostraram uma necessidade de adaptação do ensino literário português aos interesses dos alunos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-16T15:02:46Z
2021-07-13T00:00:00Z
2021-07-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/32606
url http://hdl.handle.net/10773/32606
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137697338490880