Branding urbano. A revitalização urbana na construção da identidade da cidade.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/6698 |
Resumo: | Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Arquitetura, com Especialização em Urbanismo. |
id |
RCAP_7e041f7647df14af491340f80ed95979 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/6698 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Branding urbano. A revitalização urbana na construção da identidade da cidade.Revitalização urbanaImagem da cidadeIdentidade urbanaBranding urbanoUrban revitalizationCityUrban identityUrban brandingDissertação para obtenção do grau de Mestre em Arquitetura, com Especialização em Urbanismo.Actualmente as cidades vivem num ambiente fortemente competitivo, o que levou a que nos últimos anos se tenham adoptado estratégias de branding à gestão das cidades. O branding de cidades serve para seleccionar e comunicar uma série de atributos que tornam a cidade distinta. Para aplicar esta estratégia à cidade é essencial a compreensão de como desenvolver uma identidade e um posicionamento diferenciador, assim são essenciais dois conceitos: a identidade e a imagem da cidade. O objectivo deste trabalho é apresentar uma reflexão sobre esses conceitos para compreender como a revitalização urbana pode alterar os atributos que compõe a cidade de forma a melhorar a sua imagem e a tornar mais competitiva. Através da caracterização de um caso de estudo, o centro histórico de Lagos, pretende-se identificar as componentes que contribuem para a formação da sua identidade e imagem e assim propor uma estratégia que visa melhorar a imagem da cidade. São abordados diferentes escalas de intervenção, da cidade ao espaço público, para que através do desenho urbano se possam concretizar os objectivos propostos. Propõem-se assim um revitalizar da cidade que coloca em evidência as componentes que a tornam distinta e a torna mais competitiva no contexto territorial em que está inserida.ABSTRACT: Nowadays cities live in a very competitive and tough environment. In way in the last years, several marketing strategies of the management of a city have been embraced and adopted. One of these its called branding, which has the fuction to select and to communicate the attributes of a city in order to make it particular. To apply this strategy into the city is essential to comprehend how to develop an identity and a positionament with the purpose of a differentiate it. Two main concepts are requested: the identity and the image of the city. The true aim of this work its to present a reflection about those concepts, to understand better how the urban revitalization can change these attributes in order to improve and enrich the image of the city, making it more modern and competitive. Through the analysis of a work case, Lagos’ historic center, we would try on one hand to identify components that contribute to the creation of its identity and image, and on another hand to propose a new strategy to enhance this image. Different scales of intervention would be discussed, from the city to its public space, using drawings of this last as a basis to redefine and concretize this reality and space. The main goal is the revitalization of this city, highlighting the components that make it more distint and more competitive in the territorial context, in scenario in which is inserted.Universidade de Lisboa. Faculdade de Arquitetura.Serdoura, Francisco Manuel CamarinhasRepositório da Universidade de LisboaGuerreiro, Rúben Emanuel Campôa2014-04-01T13:38:34Z2013-112013-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/6698porGUERREIRO, Rúben Emanuel Campôa - Branding urbano. A revitalização urbana na construção da identidade da cidade. Lisboa : FA, 2013. Tese de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:37:32Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/6698Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:54:01.998024Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Branding urbano. A revitalização urbana na construção da identidade da cidade. |
title |
Branding urbano. A revitalização urbana na construção da identidade da cidade. |
spellingShingle |
Branding urbano. A revitalização urbana na construção da identidade da cidade. Guerreiro, Rúben Emanuel Campôa Revitalização urbana Imagem da cidade Identidade urbana Branding urbano Urban revitalization City Urban identity Urban branding |
title_short |
Branding urbano. A revitalização urbana na construção da identidade da cidade. |
title_full |
Branding urbano. A revitalização urbana na construção da identidade da cidade. |
title_fullStr |
Branding urbano. A revitalização urbana na construção da identidade da cidade. |
title_full_unstemmed |
Branding urbano. A revitalização urbana na construção da identidade da cidade. |
title_sort |
Branding urbano. A revitalização urbana na construção da identidade da cidade. |
author |
Guerreiro, Rúben Emanuel Campôa |
author_facet |
Guerreiro, Rúben Emanuel Campôa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Serdoura, Francisco Manuel Camarinhas Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guerreiro, Rúben Emanuel Campôa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Revitalização urbana Imagem da cidade Identidade urbana Branding urbano Urban revitalization City Urban identity Urban branding |
topic |
Revitalização urbana Imagem da cidade Identidade urbana Branding urbano Urban revitalization City Urban identity Urban branding |
description |
Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Arquitetura, com Especialização em Urbanismo. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11 2013-11-01T00:00:00Z 2014-04-01T13:38:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/6698 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/6698 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
GUERREIRO, Rúben Emanuel Campôa - Branding urbano. A revitalização urbana na construção da identidade da cidade. Lisboa : FA, 2013. Tese de Mestrado. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Lisboa. Faculdade de Arquitetura. |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Lisboa. Faculdade de Arquitetura. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131015724138496 |