Mudança e inovação pedagógica no ensino superior pela via tecnológica – dimensões de gestão e avaliação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/14483 |
Resumo: | Os Ambientes de Aprendizagem Enriquecidos pela Tecnologia (TELE1) são fundamentais na competitividade das Instituições do Ensino Superior (IES). A globalização das fontes do saber, o crescimento da concorrência entre instituições, o encurtamento da duração dos ciclos de formação, o aumento da importância da formação ao longo da vida e o aprofundamento da cooperação entre IES de países diferentes são alguns dos factores que exigem ambientes de aprendizagem tecnologicamente ricos, com base de trabalho online. Os TELE são vistos como suporte fundamental na reengenharia pedagógica, podendo suportar de forma mais efectiva a aproximação a fi losofi as educacionais de cariz mais construtivista. Contudo, apesar dos avultados investimentos, uma parte signifi cativa destes ambientes falha ou fi ca aquém das expectativas. A inadequação das políticas para introduzir mudanças nas organizações por via da tecnologia e a falta de modelos de gestão e avaliação são aspectos que comprometem o sucesso destas iniciativas. Os TELE têm um grande potencial inovador e, por norma, implicam um investimento muito alto que tem de ser justifi cado, demonstrando a relação custo/benefício das tecnologias. Assim, a defi nição de modelos de gestão e de avaliação, que funcionem como guias de acção, são factores fundamentais para efi cácia das acções e garantia da qualidade.Neste trabalho, que decorre da revisão de literatura, apresentamos alguns modelos que orientam o processo de mudança e inovação nas organizações e linhas-guias para avaliação, enquanto instrumento de gestão, de TELE. |
id |
RCAP_7e1168c24d4f8062ef0df2852694d198 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/14483 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Mudança e inovação pedagógica no ensino superior pela via tecnológica – dimensões de gestão e avaliaçãoAmbientes de Aprendizagem Enriquecidos pela Tecnologia (TELE)Avaliação contextualConstrutivismoModelo de avaliaçãoMudanças organizacionaisTechnology Enhanced Learning Environments (TELE)Contextual evaluationConstructivismEvaluation modelOrganizational changesOs Ambientes de Aprendizagem Enriquecidos pela Tecnologia (TELE1) são fundamentais na competitividade das Instituições do Ensino Superior (IES). A globalização das fontes do saber, o crescimento da concorrência entre instituições, o encurtamento da duração dos ciclos de formação, o aumento da importância da formação ao longo da vida e o aprofundamento da cooperação entre IES de países diferentes são alguns dos factores que exigem ambientes de aprendizagem tecnologicamente ricos, com base de trabalho online. Os TELE são vistos como suporte fundamental na reengenharia pedagógica, podendo suportar de forma mais efectiva a aproximação a fi losofi as educacionais de cariz mais construtivista. Contudo, apesar dos avultados investimentos, uma parte signifi cativa destes ambientes falha ou fi ca aquém das expectativas. A inadequação das políticas para introduzir mudanças nas organizações por via da tecnologia e a falta de modelos de gestão e avaliação são aspectos que comprometem o sucesso destas iniciativas. Os TELE têm um grande potencial inovador e, por norma, implicam um investimento muito alto que tem de ser justifi cado, demonstrando a relação custo/benefício das tecnologias. Assim, a defi nição de modelos de gestão e de avaliação, que funcionem como guias de acção, são factores fundamentais para efi cácia das acções e garantia da qualidade.Neste trabalho, que decorre da revisão de literatura, apresentamos alguns modelos que orientam o processo de mudança e inovação nas organizações e linhas-guias para avaliação, enquanto instrumento de gestão, de TELE.The Technology Enhanced Learning Environments (TELE) are fundamental to competitiveness of Higher Education Institutions. The globalization of knowledge sources, the growth of competition between institutions, the shortening of the duration of courses, the increasing of the importance of lifelong learning and the deepening of cooperation between universities from different countries are among the factors that require TELE based on online work. The TELE are seen as a fundamental support in pedagogical reengineering and may back a more effective approach to constructive educational philosophies. However, despite the huge investments, many of these environments fail or do not meet expectations. The inadequacy of policies to bring about change in organizations through technology and the lack of management and assessment models are issues that compromise the success of these initiatives. The TELE have a great innovative potential and usually require a big investment that has to be justifi ed in terms of the cost-benefi t of technologies. Thus, the defi nition of management and assessment models, which should serve as guides to action, are key factors for effectiveness of operations and quality assurance. In this work, which stems from literature review, we present some models that guide the process of shifting and innovation in organizations and some guide lines for assessment of TELE as a tool for management.Universidade Católica PortuguesaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFerreira, Sérgio AndréAndrade, António2014-06-05T09:38:17Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/14483porFERREIRA, Sérgio André; ANDRADE, António - Mudança e Inovação Pedagógica no Ensino Superior pela via Tecnológica – Dimensões de Gestão e Avaliação. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, ISSN 1645-4006. N.º 9 (2010), p.205-229.1645-400610.34632/investigacaoeducacional.2010.33272182-4614info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:19:02Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/14483Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:11:35.110009Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mudança e inovação pedagógica no ensino superior pela via tecnológica – dimensões de gestão e avaliação |
title |
Mudança e inovação pedagógica no ensino superior pela via tecnológica – dimensões de gestão e avaliação |
spellingShingle |
Mudança e inovação pedagógica no ensino superior pela via tecnológica – dimensões de gestão e avaliação Ferreira, Sérgio André Ambientes de Aprendizagem Enriquecidos pela Tecnologia (TELE) Avaliação contextual Construtivismo Modelo de avaliação Mudanças organizacionais Technology Enhanced Learning Environments (TELE) Contextual evaluation Constructivism Evaluation model Organizational changes |
title_short |
Mudança e inovação pedagógica no ensino superior pela via tecnológica – dimensões de gestão e avaliação |
title_full |
Mudança e inovação pedagógica no ensino superior pela via tecnológica – dimensões de gestão e avaliação |
title_fullStr |
Mudança e inovação pedagógica no ensino superior pela via tecnológica – dimensões de gestão e avaliação |
title_full_unstemmed |
Mudança e inovação pedagógica no ensino superior pela via tecnológica – dimensões de gestão e avaliação |
title_sort |
Mudança e inovação pedagógica no ensino superior pela via tecnológica – dimensões de gestão e avaliação |
author |
Ferreira, Sérgio André |
author_facet |
Ferreira, Sérgio André Andrade, António |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, António |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Sérgio André Andrade, António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambientes de Aprendizagem Enriquecidos pela Tecnologia (TELE) Avaliação contextual Construtivismo Modelo de avaliação Mudanças organizacionais Technology Enhanced Learning Environments (TELE) Contextual evaluation Constructivism Evaluation model Organizational changes |
topic |
Ambientes de Aprendizagem Enriquecidos pela Tecnologia (TELE) Avaliação contextual Construtivismo Modelo de avaliação Mudanças organizacionais Technology Enhanced Learning Environments (TELE) Contextual evaluation Constructivism Evaluation model Organizational changes |
description |
Os Ambientes de Aprendizagem Enriquecidos pela Tecnologia (TELE1) são fundamentais na competitividade das Instituições do Ensino Superior (IES). A globalização das fontes do saber, o crescimento da concorrência entre instituições, o encurtamento da duração dos ciclos de formação, o aumento da importância da formação ao longo da vida e o aprofundamento da cooperação entre IES de países diferentes são alguns dos factores que exigem ambientes de aprendizagem tecnologicamente ricos, com base de trabalho online. Os TELE são vistos como suporte fundamental na reengenharia pedagógica, podendo suportar de forma mais efectiva a aproximação a fi losofi as educacionais de cariz mais construtivista. Contudo, apesar dos avultados investimentos, uma parte signifi cativa destes ambientes falha ou fi ca aquém das expectativas. A inadequação das políticas para introduzir mudanças nas organizações por via da tecnologia e a falta de modelos de gestão e avaliação são aspectos que comprometem o sucesso destas iniciativas. Os TELE têm um grande potencial inovador e, por norma, implicam um investimento muito alto que tem de ser justifi cado, demonstrando a relação custo/benefício das tecnologias. Assim, a defi nição de modelos de gestão e de avaliação, que funcionem como guias de acção, são factores fundamentais para efi cácia das acções e garantia da qualidade.Neste trabalho, que decorre da revisão de literatura, apresentamos alguns modelos que orientam o processo de mudança e inovação nas organizações e linhas-guias para avaliação, enquanto instrumento de gestão, de TELE. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z 2014-06-05T09:38:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/14483 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/14483 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
FERREIRA, Sérgio André; ANDRADE, António - Mudança e Inovação Pedagógica no Ensino Superior pela via Tecnológica – Dimensões de Gestão e Avaliação. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, ISSN 1645-4006. N.º 9 (2010), p.205-229. 1645-4006 10.34632/investigacaoeducacional.2010.3327 2182-4614 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131792815423488 |