Mudança e inovação pedagógica no ensino superior pela via tecnológica – dimensões de gestão e avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Sérgio André
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Andrade, António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/14483
Resumo: Os Ambientes de Aprendizagem Enriquecidos pela Tecnologia (TELE1) são fundamentais na competitividade das Instituições do Ensino Superior (IES). A globalização das fontes do saber, o crescimento da concorrência entre instituições, o encurtamento da duração dos ciclos de formação, o aumento da importância da formação ao longo da vida e o aprofundamento da cooperação entre IES de países diferentes são alguns dos factores que exigem ambientes de aprendizagem tecnologicamente ricos, com base de trabalho online. Os TELE são vistos como suporte fundamental na reengenharia pedagógica, podendo suportar de forma mais efectiva a aproximação a fi losofi as educacionais de cariz mais construtivista. Contudo, apesar dos avultados investimentos, uma parte signifi cativa destes ambientes falha ou fi ca aquém das expectativas. A inadequação das políticas para introduzir mudanças nas organizações por via da tecnologia e a falta de modelos de gestão e avaliação são aspectos que comprometem o sucesso destas iniciativas. Os TELE têm um grande potencial inovador e, por norma, implicam um investimento muito alto que tem de ser justifi cado, demonstrando a relação custo/benefício das tecnologias. Assim, a defi nição de modelos de gestão e de avaliação, que funcionem como guias de acção, são factores fundamentais para efi cácia das acções e garantia da qualidade.Neste trabalho, que decorre da revisão de literatura, apresentamos alguns modelos que orientam o processo de mudança e inovação nas organizações e linhas-guias para avaliação, enquanto instrumento de gestão, de TELE.
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