A imagem de marca Cabo Verde no estrangeiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/10894 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
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A imagem de marca Cabo Verde no estrangeiroImagem da marca paísMarketing do paísBrand EquityCoutry Brand ImageCountry BrandingMestrado em MarketingA economia mundial é atualmente caraterizada pela globalização, que transformou os mercados mais competitivos sendo necessário cada país concentrar mais esforços para obter melhor performance e diferenciação, tornando-se imperativo o desenvolvimento do conceito place branding. Esse facto obriga os países a criar estratégias de marketing para melhor potenciar o desenvolvimento económico e com isso atrair turistas, investimentos , mão-de-obra qualificada, aumentar as exportações e a valorização da cultura. Para um melhor posicionamento da marca país há que entender as perceções que existem, a imagem na mente do consumidor. Entender o grau de familiaridade e afetividade que existe, a disponibilidade de informação e interação com a cultura. O projeto de promoção de Cabo verde já é uma realidade, existindo já a marca turística de Cabo Verde. Esta investigação tem como principais objetivos entender as perceções e associações que os estrangeiros têm de Cabo Verde, perceber a disponibilidade de informação, entender as diferenças entre a imagem dos visitantes e os não visitantes, para desta forma responder a questão de Investigação: "Qual a imagem global que os estrangeiros têm de Cabo Verde"? O método utilizado na obtenção de dados foi por inquéritos online, através de uma amostragem não probabilística, por conveniência de 198 inquiridos. Com esta análise concluiu-se que os visitantes têm uma imagem mais favoravel que os não visitantes e a imagem percecionada é somente turística de sol e mar. Embora o grau de conhecimento sobre Cabo Verde seja fraco, este possui uma imagem global favorável no estrangeiro.The world economy is currently characterized by globalization, which has made the markets more competitive , requiring each country to concentrate more efforts to achieve better performance and differentiation, making it imperative to develop the concept of Place Brading. This fact requires countries to create better marketing strategies to enhance economic development and thereby attract tourists, foreign direct investment, labor, skilled labor, increasing exports and the appreciation of their culture. For a better brand positioning is needed to manage the country's perceptions that exist, what image in the consumer's mind. Understanding the degree of familiarity (knowledge) and affectivity that exists, the availability of information and interaction with culture. Today, the project of promoting Cape Verde is now a reality, and there is the Cape Verde's tourism brand. This research has as main objectives to understand the perceptions and associations that foreigns have from Cape Verde, perceive the availability of information and access to it, understand the differences between the image of visitors and non-visitors, thereby seeking to answer the research question: "What is the overall image that foreigners have of Cape Verde"? The method used in obtaining data was by surveys online, through a non-probability sample, for convenience of 198 respondents. This analysis concluded that the image improves with the visit: the visitors have a more positive image than the non- visitors and the perceived image is only sun and sea tourism. However Cape Verde has an overall favorable image abroad.Instituto Superior de Economia e GestãoIlhéu, Maria FernandaRepositório da Universidade de LisboaSalomão, Dalila Rodrigues Spencer2016-02-10T15:32:38Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10894porSalomão, Dalila Rodrigues Spencer (2012). "A imagem de marca Cabo Verde no estrangeiro". Dissertação de Mestrado, Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:11Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10894Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:16.941253Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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