Impacto de um programa de educação para a prevenção de quedas, na adaptação ambiental e autoeficácia para o exercício, em adultos mais velhos
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/7579 |
Resumo: | Objetivo Avaliar o impacto de um programa de educação de prevenção de quedas, na adaptação ambiental e autoeficácia para o exercício, em adultos mais velhos. Materiais e Métodos Foram avaliados vinte e seis participantes sendo estes divididos em dois grupos: I - grupo de controlo (n= 10) e II – grupo de intervenção (n= 16). Foram avaliados, nos períodos pré (T0) e pós intervenção (T1), através dos instrumentos: Checklist de Adaptação Ambiental e Escala de Autoeficácia para o Exercício. Resultados Principais Ambos os grupos continuaram com as atividades dinamizadas pela instituição em que estavam inseridas, sendo que o grupo II (intervenção) participou também num programa de educação para a prevenção de quedas, tendo obtido melhorias significativas em alguns parâmetros da Checklist de Adaptação Ambiental, enquanto que na Escala de Autoeficácia para o Exercício não existiram diferenças estatisticamente significativas entre T0 e T1. Conclusão Podemos inferir que um programa de educação focado na prevenção de quedas, poderá ter benefícios na adaptação do ambiente envolvente, permitindo assim, uma potencial diminuição de alguns dos fatores de risco de queda associados ao ambiente doméstico. |
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Impacto de um programa de educação para a prevenção de quedas, na adaptação ambiental e autoeficácia para o exercício, em adultos mais velhosImpact of a fall prevention education program on environmental adaptation and exercise self-efficacy in older adultsAdultos mais velhosQuedasPrograma de educaçãoAdaptação ambientalAutoeficácia para o exercícioOlder adultsFallsEducation programmeEnvironmental adaptationSelf-efficacy for ExerciseObjetivo Avaliar o impacto de um programa de educação de prevenção de quedas, na adaptação ambiental e autoeficácia para o exercício, em adultos mais velhos. Materiais e Métodos Foram avaliados vinte e seis participantes sendo estes divididos em dois grupos: I - grupo de controlo (n= 10) e II – grupo de intervenção (n= 16). Foram avaliados, nos períodos pré (T0) e pós intervenção (T1), através dos instrumentos: Checklist de Adaptação Ambiental e Escala de Autoeficácia para o Exercício. Resultados Principais Ambos os grupos continuaram com as atividades dinamizadas pela instituição em que estavam inseridas, sendo que o grupo II (intervenção) participou também num programa de educação para a prevenção de quedas, tendo obtido melhorias significativas em alguns parâmetros da Checklist de Adaptação Ambiental, enquanto que na Escala de Autoeficácia para o Exercício não existiram diferenças estatisticamente significativas entre T0 e T1. Conclusão Podemos inferir que um programa de educação focado na prevenção de quedas, poderá ter benefícios na adaptação do ambiente envolvente, permitindo assim, uma potencial diminuição de alguns dos fatores de risco de queda associados ao ambiente doméstico.ABSTRACT: Objective Evaluate the impact of a fall prevention education program on environmental adaptation and selfefficacy for exercise in older adults. Materials and Methods Twenty-six participants were evaluated and divided into two groups: I - control group (n= 10) and II - intervention group (n= 16). They were evaluated, in the periods before (T0) and after intervention (T1), through the instruments: Checklist of Environmental Adaptation and Self-efficacy Scale for the Exercise. Main results Both groups continued with the activities promoted by the institution in which they were inserted, and group II (intervention) also participated in a fall prevention education program, having obtained significant improvements in some parameters of the Environmental Adaptation Checklist, while in the Self-efficacy Scale for the Exercise there were no statistically significant differences between T0 and T1. Conclusion We can infer that an education program focused on fall prevention may have benefits in the adaptation of the surrounding environment, thus allowing a potential decrease of some of the fall risk factors associated with the domestic environment.IPCB. ESALDRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoHenriques, NunoBaltazar, Daniela2021-06-11T13:34:21Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/7579porHENRIQUES, Nuno ; BALTAZAR, Daniela (2021) - Impacto de um programa de educação para a prevenção de quedas, na adaptação ambiental e autoeficácia para o exercício, em adultos mais velhos. HIGEIA : Revista Científica da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias. ISSN 2184-5565. Ano III, vol. 5 , nº 1, p. 9-20.2184-5565info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:48:15Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7579Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:38:05.671113Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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