Preparação individualizada da medicação: resultados da implementação do serviço em farmácia comunitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, André Filipe de Faria e Silva Ribeiro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/10104
Resumo: A não adesão à terapêutica pode levar a resultados negativos para o doente. O serviço de Preparação Individualizada da Medicação (PIM) constitui um método útil na gestão e adesão à terapêutica, em especial na população idosa. Este estudo teve por objectivo avaliar a implementação do serviço PIM numa população idosa utente de uma farmácia comunitária, bem como aferir a expectativa e a satisfação do mesmo após um mês de utilização. Com este objectivo realizou-se um estudo experimental numa amostra de utentes habituais de uma farmácia comunitária na região de Lisboa. Participaram neste estudo 27 doentes, com uma idade média de 78,1 anos (DP 10,2), maioritariamente do género masculino (52%), a viver sozinho (33%) ou num agregado de 3 pessoas (30%) e com baixo grau de escolaridade (81%). Em média, estes doentes usavam 6,1 medicamentos (DP 2,2) e a maioria não reconheceu ter dificuldades na sua utilização. A revisão terapêutica realizada a 164 medicamentos revelou não existirem interações, contraindicações ou duplicações graves. No entanto, foram identificados 25 medicamentos potencialmente não apropriados. Apesar da maioria conhecer a indicação terapêutica dos seus medicamentos e respetiva posologia, apenas 56% eram aderentes antes de iniciar o serviço. Após 1 mês de utilização do serviço, 100% dos doentes foram considerados aderentes. Antes de utilizarem o serviço PIM 78% dos doentes referiu não conhecer este serviço e não tinham expectativas ou eram baixas (74%). As vantagens deste serviço foram referidas por 55,5% dos doentes, mas somente 52% referiu que continuaria a utilizar o serviço, estando disponível para pagar valores inferiores a 10€. Trinta e três porcento recomenda este serviço o que não foi suficiente para obter um Net Promoter Score positivo. A intervenção farmacêutica baseada num serviço PIM permite melhorar a adesão à terapêutica e a identificação de problemas relacionados com medicamentos. A implementação deste serviço requer que os doentes reconheçam dificuldades na utilização dos medicamentos bem como criar a necessidade de serviços acrescentem valor após a dispensa.
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Participaram neste estudo 27 doentes, com uma idade média de 78,1 anos (DP 10,2), maioritariamente do género masculino (52%), a viver sozinho (33%) ou num agregado de 3 pessoas (30%) e com baixo grau de escolaridade (81%). Em média, estes doentes usavam 6,1 medicamentos (DP 2,2) e a maioria não reconheceu ter dificuldades na sua utilização. A revisão terapêutica realizada a 164 medicamentos revelou não existirem interações, contraindicações ou duplicações graves. No entanto, foram identificados 25 medicamentos potencialmente não apropriados. Apesar da maioria conhecer a indicação terapêutica dos seus medicamentos e respetiva posologia, apenas 56% eram aderentes antes de iniciar o serviço. Após 1 mês de utilização do serviço, 100% dos doentes foram considerados aderentes. Antes de utilizarem o serviço PIM 78% dos doentes referiu não conhecer este serviço e não tinham expectativas ou eram baixas (74%). As vantagens deste serviço foram referidas por 55,5% dos doentes, mas somente 52% referiu que continuaria a utilizar o serviço, estando disponível para pagar valores inferiores a 10€. Trinta e três porcento recomenda este serviço o que não foi suficiente para obter um Net Promoter Score positivo. A intervenção farmacêutica baseada num serviço PIM permite melhorar a adesão à terapêutica e a identificação de problemas relacionados com medicamentos. A implementação deste serviço requer que os doentes reconheçam dificuldades na utilização dos medicamentos bem como criar a necessidade de serviços acrescentem valor após a dispensa.Non-adherence to therapy may result in negative outcomes. The use of administration aids, called Individualized Medication Preparation (IMP) service, helps elderly patient to manage and adhere to medication. This study aimed to evaluate the implementation of the IMP service in an elderly population using a community pharmacy, as well as to measure the expectation and satisfaction of the same after a month of use. With this aim a experimental study was carried out on a sample of usual patients of a community pharmacy in the Lisbon region. Twenty-seven patients joined the study. Patients had a mean age of 78.1 years (SD 10.2), were mostly male (52%), living alone (33%) or in a household of 3 persons (30%) and with low degree of schooling (81%). On average, patients used 6.1 medications (SD 2.2). Most of the patients did not recognize difficulties in using their medicines. Medication review of 164 drugs revealed no severe interactions, contraindications or duplications. However, 25 potentially inappropriate medicines were identified. Although most patients were aware of the therapeutic indication of their medications and their dosage, only 56% were adherent before starting the service. After 1 month of service use, 100% of patients were considered adherent. Before using the IMP service, 78% of patients reported not knowing about this service and had no expectations or these were low (74%). The advantages of this service were reported by 55.5% of the patients, but only 52% indicated that they would continue to use the service, being available to pay values below € 10. Thirty-three percent recommends this service which was not enough to get a positive Net Promoter Score. Pharmaceutical intervention based on an IMP service can improve adherence to therapy and the identification of drug-related problems. The implementation of this service requires that patients recognize difficulties in the use of medicines as well as create the need for services that add value after dispensing.2020-02-17T16:35:57Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/10104TID:202423999porSoares, André Filipe de Faria e Silva Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:02:58Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10104Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:16.200046Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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Soares, André Filipe de Faria e Silva Ribeiro
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description A não adesão à terapêutica pode levar a resultados negativos para o doente. O serviço de Preparação Individualizada da Medicação (PIM) constitui um método útil na gestão e adesão à terapêutica, em especial na população idosa. Este estudo teve por objectivo avaliar a implementação do serviço PIM numa população idosa utente de uma farmácia comunitária, bem como aferir a expectativa e a satisfação do mesmo após um mês de utilização. Com este objectivo realizou-se um estudo experimental numa amostra de utentes habituais de uma farmácia comunitária na região de Lisboa. Participaram neste estudo 27 doentes, com uma idade média de 78,1 anos (DP 10,2), maioritariamente do género masculino (52%), a viver sozinho (33%) ou num agregado de 3 pessoas (30%) e com baixo grau de escolaridade (81%). Em média, estes doentes usavam 6,1 medicamentos (DP 2,2) e a maioria não reconheceu ter dificuldades na sua utilização. A revisão terapêutica realizada a 164 medicamentos revelou não existirem interações, contraindicações ou duplicações graves. No entanto, foram identificados 25 medicamentos potencialmente não apropriados. Apesar da maioria conhecer a indicação terapêutica dos seus medicamentos e respetiva posologia, apenas 56% eram aderentes antes de iniciar o serviço. Após 1 mês de utilização do serviço, 100% dos doentes foram considerados aderentes. Antes de utilizarem o serviço PIM 78% dos doentes referiu não conhecer este serviço e não tinham expectativas ou eram baixas (74%). As vantagens deste serviço foram referidas por 55,5% dos doentes, mas somente 52% referiu que continuaria a utilizar o serviço, estando disponível para pagar valores inferiores a 10€. Trinta e três porcento recomenda este serviço o que não foi suficiente para obter um Net Promoter Score positivo. A intervenção farmacêutica baseada num serviço PIM permite melhorar a adesão à terapêutica e a identificação de problemas relacionados com medicamentos. A implementação deste serviço requer que os doentes reconheçam dificuldades na utilização dos medicamentos bem como criar a necessidade de serviços acrescentem valor após a dispensa.
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