Teoria da mente : o papel das crenças e das inferências arbitrárias em crianças de 8 a 10 anos de idade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pina, Pedro Manuel da Silva Lopes de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/41658
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia Clínica e da Saúde - Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2019
id RCAP_7e28c0d8f8e9c8e4192384807297160e
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/41658
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Teoria da mente : o papel das crenças e das inferências arbitrárias em crianças de 8 a 10 anos de idadeCriançasTeoria da menteTeses de mestrado - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia Clínica e da Saúde - Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2019A teoria da mente, enquanto marco do desenvolvimento normativo e com as suas fundações em idade pré-escolar, define-se como a capacidade para compreender e atribuir estados mentais - crenças, intenções, perspectivas, desejos, cognições, emoções, etc. - a si e aos outros, o que, por seu turno, pode permitir a previsão e interpretação do comportamento dos outros (Apperly, 2012, Astington & Barriault, 2001, Premack & Woodruff, 1978, Saracho, 2014 & Wellman, 1990), entendendo-se também útil para a compreensão do mundo social e das acções das pessoas que nele habitam (Baron-Cohen, 1997, Mitchell & Ziegler, 2013 & Wimmer & Perner, 1983). O objectivo da investigação prendeu-se com a observação e registo das respostas de crianças de 8 a 10 anos de idade quando confrontadas com as respostas de crianças de 4 e 5 anos de idade no que diz respeito ao desfecho da tarefa Sally-Anne (Baron-Cohen, Leslie, & Frith, 1985). A amostra alvo foi compreendida por 6 crianças entre os 8 e 10 anos de idade, seleccionadas num agrupamento de escolas. Os resultados obtidos mostraram que as crianças de 8 a 10 anos de idade, aquando do uso de tarefas e/ou abordagens mais direccionadas para as suas competências idiossincráticas evidenciaram a capacidade para um melhor entendimento das situações reais. Verificou-se que, grosso modo, com ou sem teoria da mente, as tarefas auxiliares e/ou complementares desenvolvidas a par, têm a capacidade de promover uma forma de pensamento mais organizada com acesso a processos hierárquicos e, assim, inverter uma classificação categorial sumária de “pertença ou não-pertença”. Observou-se também que, em alguns participantes, o desejo de acerto pode estar envolvido em alguma confusão mental, conduzindo a interpretações que podem levar à desejabilidade social.The theory of mind, as a landmark of normative development and with its preschool foundations, is defined as the ability to understand and assign mental states - beliefs, intentions, perspectives, desires, cognitions, emotions, etc. - to yourself and others, which in turn may allow for the prediction and interpretation of the behavior of others (Apperly, 2012, Astington & Barriault, 2001, Premack & Woodruff, 1978, Saracho, 2014 & Wellman, 1990), being known as well for its useful understanding of the social world and the actions of its inhabitants (Baron-Cohen, 1997, Mitchell & Ziegler, 2013 & Wimmer & Perner, 1983). The aim of the research was to observe and record responses from 8 to 10 year olds when compared to responses from 4 to 5 year olds regarding the outcome of the Sally-Anne task (Baron Cohen, Leslie, & Frith, 1985). The target sample consisted of 6 children between 8 and 10 years old, selected from a school cluster. The results showed that children from 8 to 10 years old, when using tasks and/or approaches more directed to their idiosyncratic competences, evidenced the capacity for a better understanding of real situations. Roughly, with or without theory of mind, auxiliary and/or complementary tasks developed together have been found to have the ability to promote a more organized way of thinking with access to hierarchical processes and thus, reverse a summary categorical classification of “belonging or not belonging”. It was also observed that, in some participants, the desire for success may be involved in some mental confusion, leading to interpretations that may lead to social desirability.Sá, Maria Isabel Real Fernandes de, 1959-Repositório da Universidade de LisboaPina, Pedro Manuel da Silva Lopes de2020-02-06T11:49:53Z20192019-10-032019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/41658TID:202466116porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:41:13Zoai:repositorio.ul.pt:10451/41658Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:54.991603Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Teoria da mente : o papel das crenças e das inferências arbitrárias em crianças de 8 a 10 anos de idade
title Teoria da mente : o papel das crenças e das inferências arbitrárias em crianças de 8 a 10 anos de idade
spellingShingle Teoria da mente : o papel das crenças e das inferências arbitrárias em crianças de 8 a 10 anos de idade
Pina, Pedro Manuel da Silva Lopes de
Crianças
Teoria da mente
Teses de mestrado - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Teoria da mente : o papel das crenças e das inferências arbitrárias em crianças de 8 a 10 anos de idade
title_full Teoria da mente : o papel das crenças e das inferências arbitrárias em crianças de 8 a 10 anos de idade
title_fullStr Teoria da mente : o papel das crenças e das inferências arbitrárias em crianças de 8 a 10 anos de idade
title_full_unstemmed Teoria da mente : o papel das crenças e das inferências arbitrárias em crianças de 8 a 10 anos de idade
title_sort Teoria da mente : o papel das crenças e das inferências arbitrárias em crianças de 8 a 10 anos de idade
author Pina, Pedro Manuel da Silva Lopes de
author_facet Pina, Pedro Manuel da Silva Lopes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sá, Maria Isabel Real Fernandes de, 1959-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pina, Pedro Manuel da Silva Lopes de
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
Teoria da mente
Teses de mestrado - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Crianças
Teoria da mente
Teses de mestrado - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Tese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia Clínica e da Saúde - Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2019
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-10-03
2019-01-01T00:00:00Z
2020-02-06T11:49:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/41658
TID:202466116
url http://hdl.handle.net/10451/41658
identifier_str_mv TID:202466116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134489173032960