Teoria da mente : o papel das crenças e das inferências arbitrárias em crianças de 8 a 10 anos de idade
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/41658 |
Resumo: | Tese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia Clínica e da Saúde - Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2019 |
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Teoria da mente : o papel das crenças e das inferências arbitrárias em crianças de 8 a 10 anos de idadeCriançasTeoria da menteTeses de mestrado - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia Clínica e da Saúde - Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2019A teoria da mente, enquanto marco do desenvolvimento normativo e com as suas fundações em idade pré-escolar, define-se como a capacidade para compreender e atribuir estados mentais - crenças, intenções, perspectivas, desejos, cognições, emoções, etc. - a si e aos outros, o que, por seu turno, pode permitir a previsão e interpretação do comportamento dos outros (Apperly, 2012, Astington & Barriault, 2001, Premack & Woodruff, 1978, Saracho, 2014 & Wellman, 1990), entendendo-se também útil para a compreensão do mundo social e das acções das pessoas que nele habitam (Baron-Cohen, 1997, Mitchell & Ziegler, 2013 & Wimmer & Perner, 1983). O objectivo da investigação prendeu-se com a observação e registo das respostas de crianças de 8 a 10 anos de idade quando confrontadas com as respostas de crianças de 4 e 5 anos de idade no que diz respeito ao desfecho da tarefa Sally-Anne (Baron-Cohen, Leslie, & Frith, 1985). A amostra alvo foi compreendida por 6 crianças entre os 8 e 10 anos de idade, seleccionadas num agrupamento de escolas. Os resultados obtidos mostraram que as crianças de 8 a 10 anos de idade, aquando do uso de tarefas e/ou abordagens mais direccionadas para as suas competências idiossincráticas evidenciaram a capacidade para um melhor entendimento das situações reais. Verificou-se que, grosso modo, com ou sem teoria da mente, as tarefas auxiliares e/ou complementares desenvolvidas a par, têm a capacidade de promover uma forma de pensamento mais organizada com acesso a processos hierárquicos e, assim, inverter uma classificação categorial sumária de “pertença ou não-pertença”. Observou-se também que, em alguns participantes, o desejo de acerto pode estar envolvido em alguma confusão mental, conduzindo a interpretações que podem levar à desejabilidade social.The theory of mind, as a landmark of normative development and with its preschool foundations, is defined as the ability to understand and assign mental states - beliefs, intentions, perspectives, desires, cognitions, emotions, etc. - to yourself and others, which in turn may allow for the prediction and interpretation of the behavior of others (Apperly, 2012, Astington & Barriault, 2001, Premack & Woodruff, 1978, Saracho, 2014 & Wellman, 1990), being known as well for its useful understanding of the social world and the actions of its inhabitants (Baron-Cohen, 1997, Mitchell & Ziegler, 2013 & Wimmer & Perner, 1983). The aim of the research was to observe and record responses from 8 to 10 year olds when compared to responses from 4 to 5 year olds regarding the outcome of the Sally-Anne task (Baron Cohen, Leslie, & Frith, 1985). The target sample consisted of 6 children between 8 and 10 years old, selected from a school cluster. The results showed that children from 8 to 10 years old, when using tasks and/or approaches more directed to their idiosyncratic competences, evidenced the capacity for a better understanding of real situations. Roughly, with or without theory of mind, auxiliary and/or complementary tasks developed together have been found to have the ability to promote a more organized way of thinking with access to hierarchical processes and thus, reverse a summary categorical classification of “belonging or not belonging”. It was also observed that, in some participants, the desire for success may be involved in some mental confusion, leading to interpretations that may lead to social desirability.Sá, Maria Isabel Real Fernandes de, 1959-Repositório da Universidade de LisboaPina, Pedro Manuel da Silva Lopes de2020-02-06T11:49:53Z20192019-10-032019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/41658TID:202466116porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:41:13Zoai:repositorio.ul.pt:10451/41658Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:54.991603Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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