Reversibilidade de decisões em ciclo de vida : a educação de segunda oportunidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Margarida Chagas
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/22863
Resumo: As teorias do investimento em capital humano, enquanto ramo da abordagem neo-clássica da Economia do Trabalho, ultrapassam em muito a modelização das decisões individuais. No entanto, constitui este um dos domínios onde mais profícua se tem manifestado a endogeneização das críticas de que têm vindo a ser objecto, constituindo-se hoje em dia em referencial analítico para muitos comportamentos cuja interpretação se torna decisiva, como sucede na interface da Economia do Trabalho com a Economia e a Sociologia da Educação. Neste paper reflectimos sobre a chamada educação de 2ª oportunidade enquanto estratégia individual de valorização da empregabilidade, não deixando no entanto de abordar as questões de igualdade de acesso à educação, de multiplicidade de opções face aos percursos educativos existentes e, muito especialmente, da influência do efeito tempo, ao determinar a evolução dos mercados de trabalho em conformidade ou contrariamente às expectativas individuais; ou, de forma equivalente, a constatação ex-post do acerto ou incorrecção de tais expectativas e sua eventual revisão, num contexto de informação imperfeita. Mostra-se como a teoria do investimento em capital humano se revela particularmente adequada à análise interpretativa da procura de sobre-educação em ciclo de vida, quando o quadro de referência considera o conjunto de questões de que anteriormente se deu conta
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