O programa de apoio ao ensino superior no Estado de Santa Catarina, Brasil como política para o acesso à universidade e a inclusão social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pizzi, Loreni
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/12671
Resumo: Este estudo consiste na análise da política pública de apoio ao ensino superior no Estado de Santa Catarina, Brasil. Aborda o Programa de Bolsas Universitárias (UNIEDU), baseado nos artigos 170 e 171 da Constituição Estadual, como medida de apoio e incentivo ao acesso à universidade e a inclusão social e sua contribuição para suprir a falta de vagas nas instituições públicas. Desenvolve uma análise comparativa qualitativa com a finalidade de identificar os resultados obtidos face aos objetivos. Reflete sobre os meios de financiamento com recursos do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento e à Manutenção da Educação Superior, cujas receitas têm origem em contribuições vinculadas a incentivos fiscais. Neste sentido, busca perceber o uso de instrumentos de fiscalidade e extrafiscalidade. O Programa tem caráter redistributivo e promove políticas sociais através da transferência de recursos com destinação específica e vinculada. O estudo busca evidenciar os benefícios, a abrangência e a contribuição da política pública na promoção do acesso ao ensino superior e a inclusão social, que justificam a adoção de medidas de renúncia fiscal, como meio de incentivar o desenvolvimento e reduzir as desigualdades socioeconômicas através da educação.
id RCAP_7e6c076bb5d6d805a4cb7044318c76da
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/12671
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O programa de apoio ao ensino superior no Estado de Santa Catarina, Brasil como política para o acesso à universidade e a inclusão socialEnsino superiorInclusão socialPolítica públicaHigher educationSocial inclusionTax incentivesEste estudo consiste na análise da política pública de apoio ao ensino superior no Estado de Santa Catarina, Brasil. Aborda o Programa de Bolsas Universitárias (UNIEDU), baseado nos artigos 170 e 171 da Constituição Estadual, como medida de apoio e incentivo ao acesso à universidade e a inclusão social e sua contribuição para suprir a falta de vagas nas instituições públicas. Desenvolve uma análise comparativa qualitativa com a finalidade de identificar os resultados obtidos face aos objetivos. Reflete sobre os meios de financiamento com recursos do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento e à Manutenção da Educação Superior, cujas receitas têm origem em contribuições vinculadas a incentivos fiscais. Neste sentido, busca perceber o uso de instrumentos de fiscalidade e extrafiscalidade. O Programa tem caráter redistributivo e promove políticas sociais através da transferência de recursos com destinação específica e vinculada. O estudo busca evidenciar os benefícios, a abrangência e a contribuição da política pública na promoção do acesso ao ensino superior e a inclusão social, que justificam a adoção de medidas de renúncia fiscal, como meio de incentivar o desenvolvimento e reduzir as desigualdades socioeconômicas através da educação.This study is an analysis of the public policy supporting higher education in the State of Santa Catarina, Brazil. It discusses the University Scholarship Programme [Programa de Bolsas Universitárias] (UNIEDU), based on articles 170 and 171 of the State Constitution, as a measure of support and incentive towards accessing university education and social inclusion, and its contribution towards overcoming the lack of vacancies at public universities. The study undertakes a qualitative comparative analysis with the aim of identifying the results obtained when compared to the programme objectives. It reflects on ways to finance the programme with resources from the Support Fund for the Maintenance and Development of Higher Education [Fundo de Apoio ao Desenvolvimento e à Manutenção da Educação Superior], the revenue of which results from contributions connected to tax incentives. In this respect, it aims to understand the use of fiscal and extra-fiscal instruments. The Programme has a redistributive nature and promotes social policies through the transfer of funds restricted to a specific end. The study aims to demonstrate the benefits, the scope, and contribution of public policy towards promoting access to higher education and social inclusion, which support the adoption of tax breaks as a way of encouraging development and reducing social and economic differences through education.2017-03-27T12:22:44Z2016-12-14T00:00:00Z2016-12-142016-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/12671TID:201431882porPizzi, Loreniinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:36:29Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/12671Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:16:35.159766Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O programa de apoio ao ensino superior no Estado de Santa Catarina, Brasil como política para o acesso à universidade e a inclusão social
title O programa de apoio ao ensino superior no Estado de Santa Catarina, Brasil como política para o acesso à universidade e a inclusão social
spellingShingle O programa de apoio ao ensino superior no Estado de Santa Catarina, Brasil como política para o acesso à universidade e a inclusão social
Pizzi, Loreni
Ensino superior
Inclusão social
Política pública
Higher education
Social inclusion
Tax incentives
title_short O programa de apoio ao ensino superior no Estado de Santa Catarina, Brasil como política para o acesso à universidade e a inclusão social
title_full O programa de apoio ao ensino superior no Estado de Santa Catarina, Brasil como política para o acesso à universidade e a inclusão social
title_fullStr O programa de apoio ao ensino superior no Estado de Santa Catarina, Brasil como política para o acesso à universidade e a inclusão social
title_full_unstemmed O programa de apoio ao ensino superior no Estado de Santa Catarina, Brasil como política para o acesso à universidade e a inclusão social
title_sort O programa de apoio ao ensino superior no Estado de Santa Catarina, Brasil como política para o acesso à universidade e a inclusão social
author Pizzi, Loreni
author_facet Pizzi, Loreni
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pizzi, Loreni
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Inclusão social
Política pública
Higher education
Social inclusion
Tax incentives
topic Ensino superior
Inclusão social
Política pública
Higher education
Social inclusion
Tax incentives
description Este estudo consiste na análise da política pública de apoio ao ensino superior no Estado de Santa Catarina, Brasil. Aborda o Programa de Bolsas Universitárias (UNIEDU), baseado nos artigos 170 e 171 da Constituição Estadual, como medida de apoio e incentivo ao acesso à universidade e a inclusão social e sua contribuição para suprir a falta de vagas nas instituições públicas. Desenvolve uma análise comparativa qualitativa com a finalidade de identificar os resultados obtidos face aos objetivos. Reflete sobre os meios de financiamento com recursos do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento e à Manutenção da Educação Superior, cujas receitas têm origem em contribuições vinculadas a incentivos fiscais. Neste sentido, busca perceber o uso de instrumentos de fiscalidade e extrafiscalidade. O Programa tem caráter redistributivo e promove políticas sociais através da transferência de recursos com destinação específica e vinculada. O estudo busca evidenciar os benefícios, a abrangência e a contribuição da política pública na promoção do acesso ao ensino superior e a inclusão social, que justificam a adoção de medidas de renúncia fiscal, como meio de incentivar o desenvolvimento e reduzir as desigualdades socioeconômicas através da educação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-14T00:00:00Z
2016-12-14
2016-10
2017-03-27T12:22:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/12671
TID:201431882
url http://hdl.handle.net/10071/12671
identifier_str_mv TID:201431882
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134724509138944