A cultura jornalística na construção de notícias sobre violência doméstica contra mulheres no jornal Público em 2019

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Friaças, Andreia Sofia Joaquim
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/21434
Resumo: Dissertação de Mestrado em Comunicação Social
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spelling A cultura jornalística na construção de notícias sobre violência doméstica contra mulheres no jornal Público em 2019cultura jornalísticaviolência doméstica contra as mulheresgénerojornalismojournalistic culturedomestic violence against womengenderjournalismDissertação de Mestrado em Comunicação SocialEsta investigação versa sobre a influência da cultura jornalística na construção de notícias sobre violência doméstica contra mulheres no jornal Público em 2019 e pretende responder à pergunta de partida “como é que a cultura jornalística influenciou a construção de notícias sobre violência doméstica contra mulheres, no Público, em 2019?” A abordagem metodológica é qualitativa quantitativa, compondo-se de entrevistas em profundidade às jornalistas do Público que escrevem sobre violência doméstica contra mulheres e da análise de discurso e de conteúdo das notícias sobre este tema publicadas no jornal Público em 2019. Os resultados indicam que as jornalistas assumem predominantemente um papel passivo na cobertura deste tema. Não obstante, assumem uma posição de adversário do poder e encararam os leitores como cidadãos (e não consumidores de informação). A maior parte das jornalistas considera que os valores pessoais têm uma influência mais significativa do que o género na cobertura deste tema e assume ter preocupações com a linguagem utilizada. No entanto, verificamos que a maioria das notícias publicadas em 2019 destaca o comportamento do agressor e o tema ganha principal destaque no mês de Fevereiro e Março.The present investigation deals with the influence of journalism culture in the producing of news that concern domestic violence against women made by the newspaper Público in 2019. It aims to answer the research question: "how did journalism culture influence the construction of news about domestic violence against women made by Público in 2019?" The methodological approach is both qualitative and quantitative, consisting of in-depth interviews with journalists from Público, who specifically write about domestic violence against women, and the analysis of discourses and news pieces about this topic published in the same newspaper. The results indicate that journalists predominantly assume a passive role in covering this topic. Nevertheless, Público assumes the position of an opponent of power and views readers as citizens - rather than mainly consumers of information. Most journalists consider that personal values have a more significant influence when compared to gender in covering this topic, assuming a level of preoccupation with the language used. However, we found that most published news articles in 2019 highlight the behaviour of the aggressor, with the topic gaining more prominence during February and March.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasCunha, Maria JoãoRepositório da Universidade de LisboaFriaças, Andreia Sofia Joaquim2022-01-13T01:30:17Z2021-03-152021-03-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/21434TID:202709990porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:50:52Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/21434Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:06:01.391596Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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