A literacia ambiental em professores da Escola Secundária com 3º ciclo de Gondomar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Luísa Maria Barbosa
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Azeiteiro, Ulisses, Santos, Paulo Talhadas dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/3604
Resumo: A literacia ambiental (LA) relaciona-se com o meio ambiente, parte do conhecimento que o cidadão possuiu em relação ao ambiente, as atitudes que o indivíduo toma perante o meio e os valores que o cidadão têm em relação ao mesmo. Quando o indivíduo apresenta uma literacia ambiental, está apto a compreender os valores da sociedade em que vive e os valores ao seu redor. Portanto, está capaz de compreender a importância que o meio ambiente tem para a vivência pessoal e para a sociedade. O lugar privilegiado para o desenvolvimento de competências continua a ser a escola. Mas, um grande desafio se coloca à escola: como desenvolver a literacia ambiental dos seus alunos? Como contribuir para a divulgação e aplicação de práticas de ensino e de aprendizagem que sejam inovadoras e adequada às exigências de um programa que promova a literacia ambiental dos seus alunos? Neste trabalho foi avaliada a LA dos docentes da Escola Secundária com 3ºciclo de Gondomar. A LA foi caracterizada com base na avaliação das componentes atitudes e conhecimentos (escolástico e informal). Os resultados obtidos constituem um primeiro registo e podem contribuir para avaliar da necessidade de implementação de ações no domínio do Ambiente no projeto educativo dos agrupamentos/escolas fomentando a realização de formação creditada para docentes dos vários grupos de ensino em temáticas Ambientais.
id RCAP_7e89a0ecdf2f96d00a35c94c26c21844
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3604
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A literacia ambiental em professores da Escola Secundária com 3º ciclo de GondomarLiteracia ambientalEducaçãoConhecimento escolásticoConhecimento informalAtitudesDocentesA literacia ambiental (LA) relaciona-se com o meio ambiente, parte do conhecimento que o cidadão possuiu em relação ao ambiente, as atitudes que o indivíduo toma perante o meio e os valores que o cidadão têm em relação ao mesmo. Quando o indivíduo apresenta uma literacia ambiental, está apto a compreender os valores da sociedade em que vive e os valores ao seu redor. Portanto, está capaz de compreender a importância que o meio ambiente tem para a vivência pessoal e para a sociedade. O lugar privilegiado para o desenvolvimento de competências continua a ser a escola. Mas, um grande desafio se coloca à escola: como desenvolver a literacia ambiental dos seus alunos? Como contribuir para a divulgação e aplicação de práticas de ensino e de aprendizagem que sejam inovadoras e adequada às exigências de um programa que promova a literacia ambiental dos seus alunos? Neste trabalho foi avaliada a LA dos docentes da Escola Secundária com 3ºciclo de Gondomar. A LA foi caracterizada com base na avaliação das componentes atitudes e conhecimentos (escolástico e informal). Os resultados obtidos constituem um primeiro registo e podem contribuir para avaliar da necessidade de implementação de ações no domínio do Ambiente no projeto educativo dos agrupamentos/escolas fomentando a realização de formação creditada para docentes dos vários grupos de ensino em temáticas Ambientais.Universidade de AveiroRepositório AbertoMarques, Luísa Maria BarbosaAzeiteiro, UlissesSantos, Paulo Talhadas dos2015-01-16T14:32:28Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/3604porMarques, Luísa Maria Barbosa; Azeiteiro, Ulisses; Santos, Paulo Talhadas dos - A literacia ambiental em professores da Escola Secundária com 3º ciclo de Gondomar. "Captar" [Em linha]. ISSN 1647-323X. Vol. 5, nº 1 (2014), p. 70-821647-323Xhttp://revistas.ua.pt/index.php/captar/issue/view/209info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:18:41Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3604Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:48.375075Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A literacia ambiental em professores da Escola Secundária com 3º ciclo de Gondomar
title A literacia ambiental em professores da Escola Secundária com 3º ciclo de Gondomar
spellingShingle A literacia ambiental em professores da Escola Secundária com 3º ciclo de Gondomar
Marques, Luísa Maria Barbosa
Literacia ambiental
Educação
Conhecimento escolástico
Conhecimento informal
Atitudes
Docentes
title_short A literacia ambiental em professores da Escola Secundária com 3º ciclo de Gondomar
title_full A literacia ambiental em professores da Escola Secundária com 3º ciclo de Gondomar
title_fullStr A literacia ambiental em professores da Escola Secundária com 3º ciclo de Gondomar
title_full_unstemmed A literacia ambiental em professores da Escola Secundária com 3º ciclo de Gondomar
title_sort A literacia ambiental em professores da Escola Secundária com 3º ciclo de Gondomar
author Marques, Luísa Maria Barbosa
author_facet Marques, Luísa Maria Barbosa
Azeiteiro, Ulisses
Santos, Paulo Talhadas dos
author_role author
author2 Azeiteiro, Ulisses
Santos, Paulo Talhadas dos
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Luísa Maria Barbosa
Azeiteiro, Ulisses
Santos, Paulo Talhadas dos
dc.subject.por.fl_str_mv Literacia ambiental
Educação
Conhecimento escolástico
Conhecimento informal
Atitudes
Docentes
topic Literacia ambiental
Educação
Conhecimento escolástico
Conhecimento informal
Atitudes
Docentes
description A literacia ambiental (LA) relaciona-se com o meio ambiente, parte do conhecimento que o cidadão possuiu em relação ao ambiente, as atitudes que o indivíduo toma perante o meio e os valores que o cidadão têm em relação ao mesmo. Quando o indivíduo apresenta uma literacia ambiental, está apto a compreender os valores da sociedade em que vive e os valores ao seu redor. Portanto, está capaz de compreender a importância que o meio ambiente tem para a vivência pessoal e para a sociedade. O lugar privilegiado para o desenvolvimento de competências continua a ser a escola. Mas, um grande desafio se coloca à escola: como desenvolver a literacia ambiental dos seus alunos? Como contribuir para a divulgação e aplicação de práticas de ensino e de aprendizagem que sejam inovadoras e adequada às exigências de um programa que promova a literacia ambiental dos seus alunos? Neste trabalho foi avaliada a LA dos docentes da Escola Secundária com 3ºciclo de Gondomar. A LA foi caracterizada com base na avaliação das componentes atitudes e conhecimentos (escolástico e informal). Os resultados obtidos constituem um primeiro registo e podem contribuir para avaliar da necessidade de implementação de ações no domínio do Ambiente no projeto educativo dos agrupamentos/escolas fomentando a realização de formação creditada para docentes dos vários grupos de ensino em temáticas Ambientais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2015-01-16T14:32:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/3604
url http://hdl.handle.net/10400.2/3604
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Marques, Luísa Maria Barbosa; Azeiteiro, Ulisses; Santos, Paulo Talhadas dos - A literacia ambiental em professores da Escola Secundária com 3º ciclo de Gondomar. "Captar" [Em linha]. ISSN 1647-323X. Vol. 5, nº 1 (2014), p. 70-82
1647-323X
http://revistas.ua.pt/index.php/captar/issue/view/209
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135019243929600