Comunicação de emoções através da interpretação de canções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rolla, Leonor Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8682
Resumo: Este projeto artístico teve como objetivo aprofundar duas questões relativas à performance no Teatro Musical: Quais são os métodos para uma interpretação com acting through song? - Como exprimir emoções a cantar? Para tal, procedeu-se a uma revisão bibliográfica e, simultaneamente à criação de um musical cujo reportório incluiu canções que retratam diversas emoções, de forma a tornar possível a experimentação das diversas teorias pesquisadas. Esta experimentação ocorreu nas aulas de canto e nos ensaios para o musical. Após este trabalho experimental e de pesquisa, concluiu-se que há duas perspetivas diferentes, mas complementares sobre a forma de interpretação de emoções em canções: uma mais direcionada para a construção da personagem e para a análise do texto cantado (métodos utilizados no teatro), e outra mais focada no uso das expressões faciais e dos sinais vocais característicos das diferentes emoções.
id RCAP_7ea904176464ec3fa13383da825902e1
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8682
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comunicação de emoções através da interpretação de cançõesActing through songExpressão de emoçõesExpressões faciaisSinais vocaisTeatro musicalConveying emotionsFacial expressionsVocal cuesMusical theatreEste projeto artístico teve como objetivo aprofundar duas questões relativas à performance no Teatro Musical: Quais são os métodos para uma interpretação com acting through song? - Como exprimir emoções a cantar? Para tal, procedeu-se a uma revisão bibliográfica e, simultaneamente à criação de um musical cujo reportório incluiu canções que retratam diversas emoções, de forma a tornar possível a experimentação das diversas teorias pesquisadas. Esta experimentação ocorreu nas aulas de canto e nos ensaios para o musical. Após este trabalho experimental e de pesquisa, concluiu-se que há duas perspetivas diferentes, mas complementares sobre a forma de interpretação de emoções em canções: uma mais direcionada para a construção da personagem e para a análise do texto cantado (métodos utilizados no teatro), e outra mais focada no uso das expressões faciais e dos sinais vocais característicos das diferentes emoções.The main objective behind this artistic project is, to thoroughly investigate two questions related to performance in Musical Theatre: - Which methods should we use for a performance with good acting through song? - How to express emotions while singing? For that effect, a literature review was written and, simultaneously, a musical was created. This repertoire of this musical included songs that portrayed different emotions, in order to enable the experimentation of the researched theories. This experimentation was carried out during the singing lessons and the rehearsals for the musical. Both experimental and research work, led to the conclusion that there are two different, but complementary perspectives on the way in which to interpret emotions in songs: one more related to the creation of the character and the analysis of the lyrics (common methods used in acting), and another one more focused on the use.Coimbra, Daniela da CostaSalgado, António Gabriel Castro CorreiaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRolla, Leonor Silva2016-11-21T18:51:04Z2016-10-172016-10-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8682TID:201291029porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:10Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8682Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:31.446696Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação de emoções através da interpretação de canções
title Comunicação de emoções através da interpretação de canções
spellingShingle Comunicação de emoções através da interpretação de canções
Rolla, Leonor Silva
Acting through song
Expressão de emoções
Expressões faciais
Sinais vocais
Teatro musical
Conveying emotions
Facial expressions
Vocal cues
Musical theatre
title_short Comunicação de emoções através da interpretação de canções
title_full Comunicação de emoções através da interpretação de canções
title_fullStr Comunicação de emoções através da interpretação de canções
title_full_unstemmed Comunicação de emoções através da interpretação de canções
title_sort Comunicação de emoções através da interpretação de canções
author Rolla, Leonor Silva
author_facet Rolla, Leonor Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coimbra, Daniela da Costa
Salgado, António Gabriel Castro Correia
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Rolla, Leonor Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Acting through song
Expressão de emoções
Expressões faciais
Sinais vocais
Teatro musical
Conveying emotions
Facial expressions
Vocal cues
Musical theatre
topic Acting through song
Expressão de emoções
Expressões faciais
Sinais vocais
Teatro musical
Conveying emotions
Facial expressions
Vocal cues
Musical theatre
description Este projeto artístico teve como objetivo aprofundar duas questões relativas à performance no Teatro Musical: Quais são os métodos para uma interpretação com acting through song? - Como exprimir emoções a cantar? Para tal, procedeu-se a uma revisão bibliográfica e, simultaneamente à criação de um musical cujo reportório incluiu canções que retratam diversas emoções, de forma a tornar possível a experimentação das diversas teorias pesquisadas. Esta experimentação ocorreu nas aulas de canto e nos ensaios para o musical. Após este trabalho experimental e de pesquisa, concluiu-se que há duas perspetivas diferentes, mas complementares sobre a forma de interpretação de emoções em canções: uma mais direcionada para a construção da personagem e para a análise do texto cantado (métodos utilizados no teatro), e outra mais focada no uso das expressões faciais e dos sinais vocais característicos das diferentes emoções.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-21T18:51:04Z
2016-10-17
2016-10-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8682
TID:201291029
url http://hdl.handle.net/10400.22/8682
identifier_str_mv TID:201291029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131474179391488