Concepções e práticas de professores do 1º e 2º ciclos do EB sobre CTS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/1375 |
Resumo: | Os resultados da investigação sobre a relação entre as concepções dos professores e as suas práticas de ensino não têm sido isentos de controvérsia. Enquanto alguns estudos sugerem uma possível ligação entre as práticas didáctico-pedagógicas dos professores e as suas concepções sobre a natureza da Ciência, outros, porém, não o permitem confirmar. Perante esta constatação e dada a crescente relevância da Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade [CTS] nos currículos de Ciências, desenvolveu-se uma investigação de natureza qualitativa, que pretendeu contribuir para a compreensão da relação entre as concepções sobre CTS de professoras dos dois primeiros ciclos do Ensino Básico Português e as práticas didáctico- -pedagógicas que implementam no ensino 1 aprendizagem das Ciências. Com um desenho de estudo de caso, a investigação envolveu duas docentes do l0cic lo do Ensino Básico e duas do 2' e recorreu a vários instrumentos e técnicas de recolha de dados. Para o levantamento das concepções sobre CTS das 4 professoras colaboradoras, utilizou-se o Questionário VOSTS - Views on Science-Technology-Society (Versão abreviada de 19 itens - adaptação Portuguesa de Canavarro, 2000) e uma entrevista semi-estruturada realizada após a análise dos dados obtidos com o questionário anteriormente referido. A caracterização das práticas didáctico- -pedagógicas das docentes fez-se de acordo com o "lnstrumento de Caracterização de Práticas Pedagógico-Didácticas CTS", desenvolvido por Vieira (2003), e recorrendo-se a um diário do Investigador focado nos registos de observação das aulas de cada professora colaboradora. A partir dos resultados obtidos, formularam-se as conclusões do estudo que apontam, no geral, para concepções ingénuas de Ciência, Tecnologia e da sua inter-relação com a Sociedade e para práticas didáctico-pedagógicas desprovidas de uma orientação CTS. Com efeito, embora tenha sido identificado um maior número de concepções ingénuas no 2' ciclo do Ensino Básico, a Ciência foi encarada, nos dois ciclos de ensino, como um "corpo de conhecimentos ao serviço do Homem" e a Tecnologia como a sua aplicação, numa perspectiva em que estas duas áreas surgem como domínios de benefício para a Sociedade. No que diz respeito as práticas didáctico- -pedagógicas, prevaleceu, no 2O ciclo do Ensino Básico, um ensino de natureza transmissiva e, no l0cicl o, uma visão mais construtivista do processo de Ensino 1 Aprendizagem. Contudo, em nenhum dos casos foi contemplada uma orientação CTS. Quanto a relação entre as concepções sobre CTS das docentes colaboradoras e as suas práticas de ensino, os resultados desta investigação não permitem fundamentar claramente essa relação ou a ausência dela, antes salientam a complexidade da problemática abordada e dão um contributo, ainda que modesto, para a compreensão da controvérsia que a investigação neste domínio tem permitido despoletar. ABSTRACT: Research results about the relationship between teachers' conceptions and their teaching practices are not exempt from controversy. While some studies suggest a possible connection between teachers' practices and their conceptions about the nature of Science, others do not confirm such a connection. From this state of affairs and given the increasing relevance of Science, Technology and Society [STS] in Science curricula, a qualitative research study was developed, the aim of which was to contribute towards an understanding of the relationship between the STS conceptions held by basic education teachers (1st and 2nd cycles of basic education in Portugal) and their Science teaching practices. This case study involved two teachers from each cycle and used various data collection instruments and techniques. For the STS conceptions held by the four teachers, the VOSTS - Views on Science-Technology-Society Questionnaire was used (19 item abbreviated version - Portuguese adaptation, Canavarro, 2000) and a semi-structured interview that took place after the questionnaire was administered. Characterisation of teaching practices of these teachers was obtained from the "STS Teaching Practices Characterisation Instrument" (Vieira, 2003), and from the researcher's diary where class observation notes were recorded for each class given by the teachers involved. In general, the results reveal (i) naive conceptions of Science and Technology and of their relationship with Society, and (ii) teaching practices that lack an STS orientation. In fact, although a greater number of naive conceptions was identified in the 2nd Cycle, Science was interpreted in both cycles as "a body of knowledge at the service of humankind" and Technology as its application, a perspective where these two areas emerge as domains that benefit Society. As to the teaching practices, teaching of a transmissive nature prevailed in the 2nd Cycle, whereas a more constructivist view was apparent in the 1st. However, none of the cases contemplated an STS orientation. As to the relationship between the teachers' STS conceptions and their teaching practices, the results do not allow us to clearly explain whether such a relationship exists, although they render the complexity of this problem salient and contribute, however modestly, towards the understanding of the controversy that has emerged from research in this area. |
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A partir dos resultados obtidos, formularam-se as conclusões do estudo que apontam, no geral, para concepções ingénuas de Ciência, Tecnologia e da sua inter-relação com a Sociedade e para práticas didáctico-pedagógicas desprovidas de uma orientação CTS. Com efeito, embora tenha sido identificado um maior número de concepções ingénuas no 2' ciclo do Ensino Básico, a Ciência foi encarada, nos dois ciclos de ensino, como um "corpo de conhecimentos ao serviço do Homem" e a Tecnologia como a sua aplicação, numa perspectiva em que estas duas áreas surgem como domínios de benefício para a Sociedade. No que diz respeito as práticas didáctico- -pedagógicas, prevaleceu, no 2O ciclo do Ensino Básico, um ensino de natureza transmissiva e, no l0cicl o, uma visão mais construtivista do processo de Ensino 1 Aprendizagem. Contudo, em nenhum dos casos foi contemplada uma orientação CTS. 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From this state of affairs and given the increasing relevance of Science, Technology and Society [STS] in Science curricula, a qualitative research study was developed, the aim of which was to contribute towards an understanding of the relationship between the STS conceptions held by basic education teachers (1st and 2nd cycles of basic education in Portugal) and their Science teaching practices. This case study involved two teachers from each cycle and used various data collection instruments and techniques. For the STS conceptions held by the four teachers, the VOSTS - Views on Science-Technology-Society Questionnaire was used (19 item abbreviated version - Portuguese adaptation, Canavarro, 2000) and a semi-structured interview that took place after the questionnaire was administered. Characterisation of teaching practices of these teachers was obtained from the "STS Teaching Practices Characterisation Instrument" (Vieira, 2003), and from the researcher's diary where class observation notes were recorded for each class given by the teachers involved. In general, the results reveal (i) naive conceptions of Science and Technology and of their relationship with Society, and (ii) teaching practices that lack an STS orientation. In fact, although a greater number of naive conceptions was identified in the 2nd Cycle, Science was interpreted in both cycles as "a body of knowledge at the service of humankind" and Technology as its application, a perspective where these two areas emerge as domains that benefit Society. As to the teaching practices, teaching of a transmissive nature prevailed in the 2nd Cycle, whereas a more constructivist view was apparent in the 1st. However, none of the cases contemplated an STS orientation. As to the relationship between the teachers' STS conceptions and their teaching practices, the results do not allow us to clearly explain whether such a relationship exists, although they render the complexity of this problem salient and contribute, however modestly, towards the understanding of the controversy that has emerged from research in this area.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:39:16Z2005-01-01T00:00:00Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1375porAlmeida, Jorge Fernando Marques deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:57:10Zoai:ria.ua.pt:10773/1375Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:03.919625Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Para o levantamento das concepções sobre CTS das 4 professoras colaboradoras, utilizou-se o Questionário VOSTS - Views on Science-Technology-Society (Versão abreviada de 19 itens - adaptação Portuguesa de Canavarro, 2000) e uma entrevista semi-estruturada realizada após a análise dos dados obtidos com o questionário anteriormente referido. A caracterização das práticas didáctico- -pedagógicas das docentes fez-se de acordo com o "lnstrumento de Caracterização de Práticas Pedagógico-Didácticas CTS", desenvolvido por Vieira (2003), e recorrendo-se a um diário do Investigador focado nos registos de observação das aulas de cada professora colaboradora. A partir dos resultados obtidos, formularam-se as conclusões do estudo que apontam, no geral, para concepções ingénuas de Ciência, Tecnologia e da sua inter-relação com a Sociedade e para práticas didáctico-pedagógicas desprovidas de uma orientação CTS. Com efeito, embora tenha sido identificado um maior número de concepções ingénuas no 2' ciclo do Ensino Básico, a Ciência foi encarada, nos dois ciclos de ensino, como um "corpo de conhecimentos ao serviço do Homem" e a Tecnologia como a sua aplicação, numa perspectiva em que estas duas áreas surgem como domínios de benefício para a Sociedade. No que diz respeito as práticas didáctico- -pedagógicas, prevaleceu, no 2O ciclo do Ensino Básico, um ensino de natureza transmissiva e, no l0cicl o, uma visão mais construtivista do processo de Ensino 1 Aprendizagem. Contudo, em nenhum dos casos foi contemplada uma orientação CTS. Quanto a relação entre as concepções sobre CTS das docentes colaboradoras e as suas práticas de ensino, os resultados desta investigação não permitem fundamentar claramente essa relação ou a ausência dela, antes salientam a complexidade da problemática abordada e dão um contributo, ainda que modesto, para a compreensão da controvérsia que a investigação neste domínio tem permitido despoletar. ABSTRACT: Research results about the relationship between teachers' conceptions and their teaching practices are not exempt from controversy. While some studies suggest a possible connection between teachers' practices and their conceptions about the nature of Science, others do not confirm such a connection. From this state of affairs and given the increasing relevance of Science, Technology and Society [STS] in Science curricula, a qualitative research study was developed, the aim of which was to contribute towards an understanding of the relationship between the STS conceptions held by basic education teachers (1st and 2nd cycles of basic education in Portugal) and their Science teaching practices. This case study involved two teachers from each cycle and used various data collection instruments and techniques. For the STS conceptions held by the four teachers, the VOSTS - Views on Science-Technology-Society Questionnaire was used (19 item abbreviated version - Portuguese adaptation, Canavarro, 2000) and a semi-structured interview that took place after the questionnaire was administered. 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As to the relationship between the teachers' STS conceptions and their teaching practices, the results do not allow us to clearly explain whether such a relationship exists, although they render the complexity of this problem salient and contribute, however modestly, towards the understanding of the controversy that has emerged from research in this area. |
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