Laserterapia de Baixa Potência no Tratamento de Úlceras Diabéticas. Um Problema de Evidência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camões Barbosa, A
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Simões, H, Lorga, S, Mendes, M
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.17/921
Resumo: Introdução: A Diabetes Mellitus representa a principal causa de amputação dos membros inferiores, com importantes custos económicos para os serviços de saúde. O principal factor de risco para a amputação é o desenvolvimento de úlceras diabéticas, sendo acompanhada de uma elevada taxa de mortalidade aos cinco anos. A isquemia por afecção do território macrovascular é um factor fisiopatológico essencial no desenvolvimento de úlceras isquémicas. Os tratamentos existentes são prolongados e associados a elevadas taxas de insucesso e recidiva, exigindo a combinação de múltiplas modalidades terapêuticas. A laserterapia de baixa potência tem sido usada como terapêutica adjuvante do pé diabético, desde a década de 60 do século XX, devido aos seus hipotéticos efeitos estimuladores da microcirculação e da reparação tecidular. Material e Métodos: Identificação de estudos científicos publicados através de uma pesquisa bibliográfica da Pubmed, The Cochrane Library e Cochrane Controlled Trials Register. Discussão e Conclusões: A evidência existente é favorável para modelos celulares in vitro, mas conflituosa em modelos animais e populações humanas. Existe uma grande heterogeneidade metodológica, que pode ser responsável pelos resultados discordantes. São propostas orientações para estudos futuros neste âmbito, nomeadamente a caracterização detalhada das úlceras e os parâmetros de tratamento com laser. São necessários estudos bem controlados, duplamente ocultos e aleatorizados. Seguindo o primum non nocere, a laserterapia pode ser utilizada como terapêutica adjuvante no tratamento do pé diabético, uma vez que é incruenta, de rápida aplicação e de baixo custo, sem efeitos adversos significativos.
id RCAP_7eba0831609d27709771fee6f2b7125b
oai_identifier_str oai:repositorio.chlc.min-saude.pt:10400.17/921
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Laserterapia de Baixa Potência no Tratamento de Úlceras Diabéticas. Um Problema de EvidênciaLow-Level Laser Therapy in the Treatment of Diabetic Ulcers: an Evidence ProblemEnsaios Clínicos como AssuntoComplicações dos DiabetesPé DiabéticoTerapêutica a LaserÚlcera da PeleRadioterapiaCHLC MFRIntrodução: A Diabetes Mellitus representa a principal causa de amputação dos membros inferiores, com importantes custos económicos para os serviços de saúde. O principal factor de risco para a amputação é o desenvolvimento de úlceras diabéticas, sendo acompanhada de uma elevada taxa de mortalidade aos cinco anos. A isquemia por afecção do território macrovascular é um factor fisiopatológico essencial no desenvolvimento de úlceras isquémicas. Os tratamentos existentes são prolongados e associados a elevadas taxas de insucesso e recidiva, exigindo a combinação de múltiplas modalidades terapêuticas. A laserterapia de baixa potência tem sido usada como terapêutica adjuvante do pé diabético, desde a década de 60 do século XX, devido aos seus hipotéticos efeitos estimuladores da microcirculação e da reparação tecidular. Material e Métodos: Identificação de estudos científicos publicados através de uma pesquisa bibliográfica da Pubmed, The Cochrane Library e Cochrane Controlled Trials Register. Discussão e Conclusões: A evidência existente é favorável para modelos celulares in vitro, mas conflituosa em modelos animais e populações humanas. Existe uma grande heterogeneidade metodológica, que pode ser responsável pelos resultados discordantes. São propostas orientações para estudos futuros neste âmbito, nomeadamente a caracterização detalhada das úlceras e os parâmetros de tratamento com laser. São necessários estudos bem controlados, duplamente ocultos e aleatorizados. Seguindo o primum non nocere, a laserterapia pode ser utilizada como terapêutica adjuvante no tratamento do pé diabético, uma vez que é incruenta, de rápida aplicação e de baixo custo, sem efeitos adversos significativos.Centro Editor e Livreiro da Ordem dos MédicosRepositório do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, EPECamões Barbosa, ASimões, HLorga, SMendes, M2013-01-10T13:31:59Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.17/921porActa Med Port. 2011 Dec;24 Suppl 4:875-80info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-10T09:28:16Zoai:repositorio.chlc.min-saude.pt:10400.17/921Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:18:32.128641Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Laserterapia de Baixa Potência no Tratamento de Úlceras Diabéticas. Um Problema de Evidência
Low-Level Laser Therapy in the Treatment of Diabetic Ulcers: an Evidence Problem
title Laserterapia de Baixa Potência no Tratamento de Úlceras Diabéticas. Um Problema de Evidência
spellingShingle Laserterapia de Baixa Potência no Tratamento de Úlceras Diabéticas. Um Problema de Evidência
Camões Barbosa, A
Ensaios Clínicos como Assunto
Complicações dos Diabetes
Pé Diabético
Terapêutica a Laser
Úlcera da Pele
Radioterapia
CHLC MFR
title_short Laserterapia de Baixa Potência no Tratamento de Úlceras Diabéticas. Um Problema de Evidência
title_full Laserterapia de Baixa Potência no Tratamento de Úlceras Diabéticas. Um Problema de Evidência
title_fullStr Laserterapia de Baixa Potência no Tratamento de Úlceras Diabéticas. Um Problema de Evidência
title_full_unstemmed Laserterapia de Baixa Potência no Tratamento de Úlceras Diabéticas. Um Problema de Evidência
title_sort Laserterapia de Baixa Potência no Tratamento de Úlceras Diabéticas. Um Problema de Evidência
author Camões Barbosa, A
author_facet Camões Barbosa, A
Simões, H
Lorga, S
Mendes, M
author_role author
author2 Simões, H
Lorga, S
Mendes, M
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, EPE
dc.contributor.author.fl_str_mv Camões Barbosa, A
Simões, H
Lorga, S
Mendes, M
dc.subject.por.fl_str_mv Ensaios Clínicos como Assunto
Complicações dos Diabetes
Pé Diabético
Terapêutica a Laser
Úlcera da Pele
Radioterapia
CHLC MFR
topic Ensaios Clínicos como Assunto
Complicações dos Diabetes
Pé Diabético
Terapêutica a Laser
Úlcera da Pele
Radioterapia
CHLC MFR
description Introdução: A Diabetes Mellitus representa a principal causa de amputação dos membros inferiores, com importantes custos económicos para os serviços de saúde. O principal factor de risco para a amputação é o desenvolvimento de úlceras diabéticas, sendo acompanhada de uma elevada taxa de mortalidade aos cinco anos. A isquemia por afecção do território macrovascular é um factor fisiopatológico essencial no desenvolvimento de úlceras isquémicas. Os tratamentos existentes são prolongados e associados a elevadas taxas de insucesso e recidiva, exigindo a combinação de múltiplas modalidades terapêuticas. A laserterapia de baixa potência tem sido usada como terapêutica adjuvante do pé diabético, desde a década de 60 do século XX, devido aos seus hipotéticos efeitos estimuladores da microcirculação e da reparação tecidular. Material e Métodos: Identificação de estudos científicos publicados através de uma pesquisa bibliográfica da Pubmed, The Cochrane Library e Cochrane Controlled Trials Register. Discussão e Conclusões: A evidência existente é favorável para modelos celulares in vitro, mas conflituosa em modelos animais e populações humanas. Existe uma grande heterogeneidade metodológica, que pode ser responsável pelos resultados discordantes. São propostas orientações para estudos futuros neste âmbito, nomeadamente a caracterização detalhada das úlceras e os parâmetros de tratamento com laser. São necessários estudos bem controlados, duplamente ocultos e aleatorizados. Seguindo o primum non nocere, a laserterapia pode ser utilizada como terapêutica adjuvante no tratamento do pé diabético, uma vez que é incruenta, de rápida aplicação e de baixo custo, sem efeitos adversos significativos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2013-01-10T13:31:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.17/921
url http://hdl.handle.net/10400.17/921
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Acta Med Port. 2011 Dec;24 Suppl 4:875-80
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Editor e Livreiro da Ordem dos Médicos
publisher.none.fl_str_mv Centro Editor e Livreiro da Ordem dos Médicos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131282084462592