O jogo Bem-Me-Quero na intervenção psicológica breve em contexto hospitalar pediátrico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana,Gabriela
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Freire,Teresa, Ferreira,Gabriela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000100001
Resumo: Resumo A hospitalização tende a afetar o desenvolvimento normativo das crianças e adolescentes, influenciando os seus níveis de bem-estar. Contudo, o “brincar” permite reduzir emoções e sentimentos negativos e restaurar a descontinuidade provocada nas suas vidas. Assim, desenvolveu-se uma intervenção breve em grupo, na forma de jogo de tabuleiro, visando promover uma experiência de hospitalização positiva. Deste modo, pretende-se: i) apresentar o jogo e ii) conhecer a experiência de hospitalização e a relação com o jogo. O jogo foi aplicado num único momento a 11 participantes (entre 10 e 17 anos), em internamento na pediatria de dois hospitais públicos. O jogo parece estar associado a um aumento da perceção positiva e a uma diminuição da perceção negativa da experiência de internamento. Este estudo piloto revela que a intervenção breve parece responder ao seu objetivo principal de promover uma experiência de hospitalização positiva, confirmando ainda, a importância da utilização de ferramentas lúdicas como intervenções significativas no contexto hospitalar.
id RCAP_7ebd667954dd96a0c552e273e276d76f
oai_identifier_str oai:scielo:S1645-00862023000100001
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O jogo Bem-Me-Quero na intervenção psicológica breve em contexto hospitalar pediátricoBem-estarCriançasAdolescentesDesenvolvimento positivoHospitalizaçãoIntervenção breveResumo A hospitalização tende a afetar o desenvolvimento normativo das crianças e adolescentes, influenciando os seus níveis de bem-estar. Contudo, o “brincar” permite reduzir emoções e sentimentos negativos e restaurar a descontinuidade provocada nas suas vidas. Assim, desenvolveu-se uma intervenção breve em grupo, na forma de jogo de tabuleiro, visando promover uma experiência de hospitalização positiva. Deste modo, pretende-se: i) apresentar o jogo e ii) conhecer a experiência de hospitalização e a relação com o jogo. O jogo foi aplicado num único momento a 11 participantes (entre 10 e 17 anos), em internamento na pediatria de dois hospitais públicos. O jogo parece estar associado a um aumento da perceção positiva e a uma diminuição da perceção negativa da experiência de internamento. Este estudo piloto revela que a intervenção breve parece responder ao seu objetivo principal de promover uma experiência de hospitalização positiva, confirmando ainda, a importância da utilização de ferramentas lúdicas como intervenções significativas no contexto hospitalar.Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde2023-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000100001Psicologia, Saúde & Doenças v.24 n.1 2023reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000100001Santana,GabrielaFreire,TeresaFerreira,Gabrielainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:16:25Zoai:scielo:S1645-00862023000100001Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:25:26.747673Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O jogo Bem-Me-Quero na intervenção psicológica breve em contexto hospitalar pediátrico
title O jogo Bem-Me-Quero na intervenção psicológica breve em contexto hospitalar pediátrico
spellingShingle O jogo Bem-Me-Quero na intervenção psicológica breve em contexto hospitalar pediátrico
Santana,Gabriela
Bem-estar
Crianças
Adolescentes
Desenvolvimento positivo
Hospitalização
Intervenção breve
title_short O jogo Bem-Me-Quero na intervenção psicológica breve em contexto hospitalar pediátrico
title_full O jogo Bem-Me-Quero na intervenção psicológica breve em contexto hospitalar pediátrico
title_fullStr O jogo Bem-Me-Quero na intervenção psicológica breve em contexto hospitalar pediátrico
title_full_unstemmed O jogo Bem-Me-Quero na intervenção psicológica breve em contexto hospitalar pediátrico
title_sort O jogo Bem-Me-Quero na intervenção psicológica breve em contexto hospitalar pediátrico
author Santana,Gabriela
author_facet Santana,Gabriela
Freire,Teresa
Ferreira,Gabriela
author_role author
author2 Freire,Teresa
Ferreira,Gabriela
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana,Gabriela
Freire,Teresa
Ferreira,Gabriela
dc.subject.por.fl_str_mv Bem-estar
Crianças
Adolescentes
Desenvolvimento positivo
Hospitalização
Intervenção breve
topic Bem-estar
Crianças
Adolescentes
Desenvolvimento positivo
Hospitalização
Intervenção breve
description Resumo A hospitalização tende a afetar o desenvolvimento normativo das crianças e adolescentes, influenciando os seus níveis de bem-estar. Contudo, o “brincar” permite reduzir emoções e sentimentos negativos e restaurar a descontinuidade provocada nas suas vidas. Assim, desenvolveu-se uma intervenção breve em grupo, na forma de jogo de tabuleiro, visando promover uma experiência de hospitalização positiva. Deste modo, pretende-se: i) apresentar o jogo e ii) conhecer a experiência de hospitalização e a relação com o jogo. O jogo foi aplicado num único momento a 11 participantes (entre 10 e 17 anos), em internamento na pediatria de dois hospitais públicos. O jogo parece estar associado a um aumento da perceção positiva e a uma diminuição da perceção negativa da experiência de internamento. Este estudo piloto revela que a intervenção breve parece responder ao seu objetivo principal de promover uma experiência de hospitalização positiva, confirmando ainda, a importância da utilização de ferramentas lúdicas como intervenções significativas no contexto hospitalar.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000100001
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000100001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000100001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia, Saúde & Doenças v.24 n.1 2023
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137330338988032