Ensino para surdos no Brasil no século XX
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/13004 |
Resumo: | O desenvolvimento da educação de surdos inicia a partir do século XV, quando os primeiros educadores – preceptores, religiosos e médicos – buscaram ensinar a língua oral e/ou escrita para que surdos da nobreza pudessem ser reconhecidos pela lei e herdar títulos. Já no caso do Brasil, a presença de educadores desde a fundação do Instituto Imperial dos Surdos-Mudos de Ambos os Sexos em 1857 também foi fundamental para a formulação e desenvolvimento do campo. Com o intuito de investigar essa dinâmica, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma visão global de como se organizava o ensino para surdos no Brasil no século XX e de que forma educadores infl uenciaram esse cenário. A pesquisa foi norteada pela perspectiva teórica da Historiografi a Linguística e, dialogando com as ideias de Swiggers (1990), teve sua análise orientada pelo modelo sociológico, pois buscou compreender o contexto social do período estudado e as relações entre os grupos sociais que atuaram, de diferentes maneiras, nas práticas pedagógicas voltadas para surdos no Brasil ao longo do século XX. Verifi couse que, além de aprofundarem questões sobre a área com suas investigações, os educadores também foram agentes importantes na formulação e consolidação de práticas pedagógicas - seja para reforçar e aprofundar o método defendido pelas ideias intelectuais do período, seja para propor medidas de resistências e outras metodologias. |
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