Praxiologia motriz e a abordagem crítico-superadora: Aproximações preliminares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Pablo Aires
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Souza, Maristela da Silva, Magno Ribas, João Francisco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.6063/motricidade.2658
Resumo: O presente estudo tem por objetivo propor uma aproximação dentro do campo teórico-metodológico entre a abordagem crítico-superadora e os elementos conceituais da Praxiologia Motriz no sentido de apresentar as primeiras orientações para a prática pedagógica do professor de Educação Física. Acredita-se que através da apropriação dessas duas temáticas poder-se-á obter uma ferramenta a mais para o ensino dos Jogos e Desportos, mediante o processo metodológico da abordagem crítico-superadora. Desse modo, chega-se a um mais claro entendimento acerca do funcionamento dos jogos e desportos, já que a Praxeologia Motriz possibilita esse aprofundamento na compreensão da lógica interna dessas práticas, contribuindo, portanto, para uma melhor compreensão da lógica dialética que sustenta os pressupostos da proposta crítico-superadora. Para ilustrar tais afirmações utilizou-se como exemplo o jogo de Voleibol. O exercício teórico desenvolvido neste estudo evidenciou que o conhecimento praxiológico poderá instrumentalizar professores e alunos possibilitando o entendimento das relações inerentes a cada modalidade desportiva no sentido de superar os modelos desportivizados.
id RCAP_7ecb2053ebf27ab74673de4dae8fef4e
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/2658
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Praxiologia motriz e a abordagem crítico-superadora: Aproximações preliminaresPraxiologia motriz e a abordagem crítico-superadora: Aproximações preliminaresOriginal ArticleO presente estudo tem por objetivo propor uma aproximação dentro do campo teórico-metodológico entre a abordagem crítico-superadora e os elementos conceituais da Praxiologia Motriz no sentido de apresentar as primeiras orientações para a prática pedagógica do professor de Educação Física. Acredita-se que através da apropriação dessas duas temáticas poder-se-á obter uma ferramenta a mais para o ensino dos Jogos e Desportos, mediante o processo metodológico da abordagem crítico-superadora. Desse modo, chega-se a um mais claro entendimento acerca do funcionamento dos jogos e desportos, já que a Praxeologia Motriz possibilita esse aprofundamento na compreensão da lógica interna dessas práticas, contribuindo, portanto, para uma melhor compreensão da lógica dialética que sustenta os pressupostos da proposta crítico-superadora. Para ilustrar tais afirmações utilizou-se como exemplo o jogo de Voleibol. O exercício teórico desenvolvido neste estudo evidenciou que o conhecimento praxiológico poderá instrumentalizar professores e alunos possibilitando o entendimento das relações inerentes a cada modalidade desportiva no sentido de superar os modelos desportivizados.The present study aims to propose an approach within the field theoretical and methodological between the approach and critical-surpassing and the conceptual elements of motor praxeology in order to present the preliminary guidelines for the pedagogical practice of teaching physical education teacher. The assumption of this study is that through the appropriation of these two themes, an extra tool for the teaching of Games and Sports will be obtained, based on the methodological process of the critical-surpassing approach. Therefore, a clearer understanding on the functioning of games and sports is reached, since Motor Praxeology enables a deeper and comprehensive understanding on the internal logic of these practices, thus contributing to a better discernment of the dialectical logic that underpins the assumptions of the critical-surpassing proposal. To showcase these claims the volleyball game is taken as an example. The theoretical exercise developed in this study showed that praxeological knowledge can help teachers and students allowing a better understanding of the inherent relationships in each sport to overcome sportified models.Edições Sílabas Didáticas2014-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.6063/motricidade.2658por2182-29721646-107XAraujo, Pablo AiresSouza, Maristela da SilvaMagno Ribas, João Franciscoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:54:29Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/2658Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:29:52.352699Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Praxiologia motriz e a abordagem crítico-superadora: Aproximações preliminares
Praxiologia motriz e a abordagem crítico-superadora: Aproximações preliminares
title Praxiologia motriz e a abordagem crítico-superadora: Aproximações preliminares
spellingShingle Praxiologia motriz e a abordagem crítico-superadora: Aproximações preliminares
Araujo, Pablo Aires
Original Article
title_short Praxiologia motriz e a abordagem crítico-superadora: Aproximações preliminares
title_full Praxiologia motriz e a abordagem crítico-superadora: Aproximações preliminares
title_fullStr Praxiologia motriz e a abordagem crítico-superadora: Aproximações preliminares
title_full_unstemmed Praxiologia motriz e a abordagem crítico-superadora: Aproximações preliminares
title_sort Praxiologia motriz e a abordagem crítico-superadora: Aproximações preliminares
author Araujo, Pablo Aires
author_facet Araujo, Pablo Aires
Souza, Maristela da Silva
Magno Ribas, João Francisco
author_role author
author2 Souza, Maristela da Silva
Magno Ribas, João Francisco
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Pablo Aires
Souza, Maristela da Silva
Magno Ribas, João Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Original Article
topic Original Article
description O presente estudo tem por objetivo propor uma aproximação dentro do campo teórico-metodológico entre a abordagem crítico-superadora e os elementos conceituais da Praxiologia Motriz no sentido de apresentar as primeiras orientações para a prática pedagógica do professor de Educação Física. Acredita-se que através da apropriação dessas duas temáticas poder-se-á obter uma ferramenta a mais para o ensino dos Jogos e Desportos, mediante o processo metodológico da abordagem crítico-superadora. Desse modo, chega-se a um mais claro entendimento acerca do funcionamento dos jogos e desportos, já que a Praxeologia Motriz possibilita esse aprofundamento na compreensão da lógica interna dessas práticas, contribuindo, portanto, para uma melhor compreensão da lógica dialética que sustenta os pressupostos da proposta crítico-superadora. Para ilustrar tais afirmações utilizou-se como exemplo o jogo de Voleibol. O exercício teórico desenvolvido neste estudo evidenciou que o conhecimento praxiológico poderá instrumentalizar professores e alunos possibilitando o entendimento das relações inerentes a cada modalidade desportiva no sentido de superar os modelos desportivizados.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.6063/motricidade.2658
url https://doi.org/10.6063/motricidade.2658
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-2972
1646-107X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Sílabas Didáticas
publisher.none.fl_str_mv Edições Sílabas Didáticas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130166996238336