Violência juvenil, bullying e insucesso escolar: memórias de infância e o início de trajetórias desviantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/61884 |
Resumo: | Este estudo de caso integra uma investigação mais abrangente na área da violência e criminalidade e analisa a construção narrativa das vivências de violência na escola, relatadas por um grupo de reclusos portugueses, tendo como pano de fundo seus percursos escolares. Os dez participantes, com idade entre 19 e 46 anos, foram entrevistados nos Açores. Foi utilizado um roteiro de entrevista, especificamente construído para esta investigação, com o conjunto de tópicos a serem abordados em tom informal. O tratamento de dados de nível descritivo e interpretativo seguiu a Análise de Conteúdo segundo Bardin e centrou-se em dados retrospectivos, colhidos por entrevista, relativos a episódios específicos de violência e bullying em contexto escolar. Foram identificados quatro tipos distintos de percursos de violência infantil e juvenil, principalmente bullying, envolvendo vítima e agressor, defensor da vítima, vítima com coping eficaz e observador passivo. O estudo analisa os fatores de desencadeamento e manutenção desses percursos, com impacto no desempenho escolar, bem como discute as implicações para a prevenção secundária e o diagnóstico diferencial. |
id |
RCAP_7ed3da7b7f56837d83a1c6b6465c2025 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/61884 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Violência juvenil, bullying e insucesso escolar: memórias de infância e o início de trajetórias desviantesJuvenile violence, bullying and academic underachievement: Childhood memories and the onset of deviant pathwaysBullyingEstudo de casoFracasso escolarViolência juvenilCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste estudo de caso integra uma investigação mais abrangente na área da violência e criminalidade e analisa a construção narrativa das vivências de violência na escola, relatadas por um grupo de reclusos portugueses, tendo como pano de fundo seus percursos escolares. Os dez participantes, com idade entre 19 e 46 anos, foram entrevistados nos Açores. Foi utilizado um roteiro de entrevista, especificamente construído para esta investigação, com o conjunto de tópicos a serem abordados em tom informal. O tratamento de dados de nível descritivo e interpretativo seguiu a Análise de Conteúdo segundo Bardin e centrou-se em dados retrospectivos, colhidos por entrevista, relativos a episódios específicos de violência e bullying em contexto escolar. Foram identificados quatro tipos distintos de percursos de violência infantil e juvenil, principalmente bullying, envolvendo vítima e agressor, defensor da vítima, vítima com coping eficaz e observador passivo. O estudo analisa os fatores de desencadeamento e manutenção desses percursos, com impacto no desempenho escolar, bem como discute as implicações para a prevenção secundária e o diagnóstico diferencial.Fundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UID/CED/00317/2019.Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC)Universidade do MinhoSaraiva, Ana BeatrizPereira, BeatrizZamith Cruz, Judite Maria20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/61884porSaraiva, A. B., Pereira, B. & Cruz, J. M. Z. (2019).Violência juvenil, bullying e insucesso escolar: memórias de infância e o início de trajetórias desviantes | Juvenile violence, bullying and academic underachievement: Childhood memories and the onset of deviant pathways Rev. educ. PUC-Camp., Campinas, 24(1):89-107.2318-087010.24220/2318-0870v24n1a4245https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/4245info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:22:28Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/61884Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:15:57.820944Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Violência juvenil, bullying e insucesso escolar: memórias de infância e o início de trajetórias desviantes Juvenile violence, bullying and academic underachievement: Childhood memories and the onset of deviant pathways |
title |
Violência juvenil, bullying e insucesso escolar: memórias de infância e o início de trajetórias desviantes |
spellingShingle |
Violência juvenil, bullying e insucesso escolar: memórias de infância e o início de trajetórias desviantes Saraiva, Ana Beatriz Bullying Estudo de caso Fracasso escolar Violência juvenil Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Violência juvenil, bullying e insucesso escolar: memórias de infância e o início de trajetórias desviantes |
title_full |
Violência juvenil, bullying e insucesso escolar: memórias de infância e o início de trajetórias desviantes |
title_fullStr |
Violência juvenil, bullying e insucesso escolar: memórias de infância e o início de trajetórias desviantes |
title_full_unstemmed |
Violência juvenil, bullying e insucesso escolar: memórias de infância e o início de trajetórias desviantes |
title_sort |
Violência juvenil, bullying e insucesso escolar: memórias de infância e o início de trajetórias desviantes |
author |
Saraiva, Ana Beatriz |
author_facet |
Saraiva, Ana Beatriz Pereira, Beatriz Zamith Cruz, Judite Maria |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Beatriz Zamith Cruz, Judite Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saraiva, Ana Beatriz Pereira, Beatriz Zamith Cruz, Judite Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bullying Estudo de caso Fracasso escolar Violência juvenil Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Bullying Estudo de caso Fracasso escolar Violência juvenil Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este estudo de caso integra uma investigação mais abrangente na área da violência e criminalidade e analisa a construção narrativa das vivências de violência na escola, relatadas por um grupo de reclusos portugueses, tendo como pano de fundo seus percursos escolares. Os dez participantes, com idade entre 19 e 46 anos, foram entrevistados nos Açores. Foi utilizado um roteiro de entrevista, especificamente construído para esta investigação, com o conjunto de tópicos a serem abordados em tom informal. O tratamento de dados de nível descritivo e interpretativo seguiu a Análise de Conteúdo segundo Bardin e centrou-se em dados retrospectivos, colhidos por entrevista, relativos a episódios específicos de violência e bullying em contexto escolar. Foram identificados quatro tipos distintos de percursos de violência infantil e juvenil, principalmente bullying, envolvendo vítima e agressor, defensor da vítima, vítima com coping eficaz e observador passivo. O estudo analisa os fatores de desencadeamento e manutenção desses percursos, com impacto no desempenho escolar, bem como discute as implicações para a prevenção secundária e o diagnóstico diferencial. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/61884 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/61884 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Saraiva, A. B., Pereira, B. & Cruz, J. M. Z. (2019).Violência juvenil, bullying e insucesso escolar: memórias de infância e o início de trajetórias desviantes | Juvenile violence, bullying and academic underachievement: Childhood memories and the onset of deviant pathways Rev. educ. PUC-Camp., Campinas, 24(1):89-107. 2318-0870 10.24220/2318-0870v24n1a4245 https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/4245 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132607590432768 |