Violência juvenil, bullying e insucesso escolar: memórias de infância e o início de trajetórias desviantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saraiva, Ana Beatriz
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pereira, Beatriz, Zamith Cruz, Judite Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/61884
Resumo: Este estudo de caso integra uma investigação mais abrangente na área da violência e criminalidade e analisa a construção narrativa das vivências de violência na escola, relatadas por um grupo de reclusos portugueses, tendo como pano de fundo seus percursos escolares. Os dez participantes, com idade entre 19 e 46 anos, foram entrevistados nos Açores. Foi utilizado um roteiro de entrevista, especificamente construído para esta investigação, com o conjunto de tópicos a serem abordados em tom informal. O tratamento de dados de nível descritivo e interpretativo seguiu a Análise de Conteúdo segundo Bardin e centrou-se em dados retrospectivos, colhidos por entrevista, relativos a episódios específicos de violência e bullying em contexto escolar. Foram identificados quatro tipos distintos de percursos de violência infantil e juvenil, principalmente bullying, envolvendo vítima e agressor, defensor da vítima, vítima com coping eficaz e observador passivo. O estudo analisa os fatores de desencadeamento e manutenção desses percursos, com impacto no desempenho escolar, bem como discute as implicações para a prevenção secundária e o diagnóstico diferencial.
id RCAP_7ed3da7b7f56837d83a1c6b6465c2025
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/61884
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Violência juvenil, bullying e insucesso escolar: memórias de infância e o início de trajetórias desviantesJuvenile violence, bullying and academic underachievement: Childhood memories and the onset of deviant pathwaysBullyingEstudo de casoFracasso escolarViolência juvenilCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste estudo de caso integra uma investigação mais abrangente na área da violência e criminalidade e analisa a construção narrativa das vivências de violência na escola, relatadas por um grupo de reclusos portugueses, tendo como pano de fundo seus percursos escolares. Os dez participantes, com idade entre 19 e 46 anos, foram entrevistados nos Açores. Foi utilizado um roteiro de entrevista, especificamente construído para esta investigação, com o conjunto de tópicos a serem abordados em tom informal. O tratamento de dados de nível descritivo e interpretativo seguiu a Análise de Conteúdo segundo Bardin e centrou-se em dados retrospectivos, colhidos por entrevista, relativos a episódios específicos de violência e bullying em contexto escolar. Foram identificados quatro tipos distintos de percursos de violência infantil e juvenil, principalmente bullying, envolvendo vítima e agressor, defensor da vítima, vítima com coping eficaz e observador passivo. O estudo analisa os fatores de desencadeamento e manutenção desses percursos, com impacto no desempenho escolar, bem como discute as implicações para a prevenção secundária e o diagnóstico diferencial.Fundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UID/CED/00317/2019.Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC)Universidade do MinhoSaraiva, Ana BeatrizPereira, BeatrizZamith Cruz, Judite Maria20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/61884porSaraiva, A. B., Pereira, B. & Cruz, J. M. Z. (2019).Violência juvenil, bullying e insucesso escolar: memórias de infância e o início de trajetórias desviantes | Juvenile violence, bullying and academic underachievement: Childhood memories and the onset of deviant pathways Rev. educ. PUC-Camp., Campinas, 24(1):89-107.2318-087010.24220/2318-0870v24n1a4245https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/4245info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:22:28Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/61884Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:15:57.820944Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Violência juvenil, bullying e insucesso escolar: memórias de infância e o início de trajetórias desviantes
Juvenile violence, bullying and academic underachievement: Childhood memories and the onset of deviant pathways
title Violência juvenil, bullying e insucesso escolar: memórias de infância e o início de trajetórias desviantes
spellingShingle Violência juvenil, bullying e insucesso escolar: memórias de infância e o início de trajetórias desviantes
Saraiva, Ana Beatriz
Bullying
Estudo de caso
Fracasso escolar
Violência juvenil
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Violência juvenil, bullying e insucesso escolar: memórias de infância e o início de trajetórias desviantes
title_full Violência juvenil, bullying e insucesso escolar: memórias de infância e o início de trajetórias desviantes
title_fullStr Violência juvenil, bullying e insucesso escolar: memórias de infância e o início de trajetórias desviantes
title_full_unstemmed Violência juvenil, bullying e insucesso escolar: memórias de infância e o início de trajetórias desviantes
title_sort Violência juvenil, bullying e insucesso escolar: memórias de infância e o início de trajetórias desviantes
author Saraiva, Ana Beatriz
author_facet Saraiva, Ana Beatriz
Pereira, Beatriz
Zamith Cruz, Judite Maria
author_role author
author2 Pereira, Beatriz
Zamith Cruz, Judite Maria
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Saraiva, Ana Beatriz
Pereira, Beatriz
Zamith Cruz, Judite Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying
Estudo de caso
Fracasso escolar
Violência juvenil
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Bullying
Estudo de caso
Fracasso escolar
Violência juvenil
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este estudo de caso integra uma investigação mais abrangente na área da violência e criminalidade e analisa a construção narrativa das vivências de violência na escola, relatadas por um grupo de reclusos portugueses, tendo como pano de fundo seus percursos escolares. Os dez participantes, com idade entre 19 e 46 anos, foram entrevistados nos Açores. Foi utilizado um roteiro de entrevista, especificamente construído para esta investigação, com o conjunto de tópicos a serem abordados em tom informal. O tratamento de dados de nível descritivo e interpretativo seguiu a Análise de Conteúdo segundo Bardin e centrou-se em dados retrospectivos, colhidos por entrevista, relativos a episódios específicos de violência e bullying em contexto escolar. Foram identificados quatro tipos distintos de percursos de violência infantil e juvenil, principalmente bullying, envolvendo vítima e agressor, defensor da vítima, vítima com coping eficaz e observador passivo. O estudo analisa os fatores de desencadeamento e manutenção desses percursos, com impacto no desempenho escolar, bem como discute as implicações para a prevenção secundária e o diagnóstico diferencial.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/61884
url http://hdl.handle.net/1822/61884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Saraiva, A. B., Pereira, B. & Cruz, J. M. Z. (2019).Violência juvenil, bullying e insucesso escolar: memórias de infância e o início de trajetórias desviantes | Juvenile violence, bullying and academic underachievement: Childhood memories and the onset of deviant pathways Rev. educ. PUC-Camp., Campinas, 24(1):89-107.
2318-0870
10.24220/2318-0870v24n1a4245
https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/4245
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC)
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132607590432768