Avaliação de desempenho nas autarquias locais: o caso da Câmara Municipal de Alvaiázere
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/40187 |
Resumo: | A volatilidade característica das sociedades modernas obriga à procura constante pelo diferencial competitivo por parte das organizações. Assim, e uma vez que os Recursos Humanos se traduzem no ativo intangível mais valioso de qualquer organização, é fundamental dotá-los com as melhores ferramentas, a fim de obter o máximo rendimento possível dos mesmos. Como tal, organizações, públicas e privadas, têm apostado crescentemente em instrumentos de gestão estratégica de Recursos Humanos, especificamente em sistemas de avaliação e gestão de desempenho, pois acreditam que contribuem para o crescimento profissional dos colaboradores e promovem melhorias ao nível individual e organizacional. O relatório de estágio aqui apresentado teve como objetivo fundamental avaliar o sistema de avaliação aplicado na Câmara Municipal de Alvaiázere (CMA) e propor melhorias, sobretudo ao nível dos objetivos no âmbito do SIADAP 1 e do SIADAP 3. Para tal, foi utilizada uma metodologia qualitativa, assente em entrevistas semiestruturadas, na análise documental e na observação participante. Os resultados obtidos vão ao encontro da literatura já disponível. Verificou-se, desde logo, uma fraca cultura de avaliação de desempenho na CMA, à semelhança de outras tantas instituições públicas, essencialmente por esta ser encarda como uma questão burocrática; isto reflete, essencialmente, a falta de comprometimento com o próprio processo de avaliação, sobretudo por parte das chefias. Além disso, foi possível verificar o desagrado dos trabalhadores face a este processo. Ainda assim, a atribuição de objetivos a todos os trabalhadores que virão a ser avaliados pelos parâmetros “resultados” e “competências” neste novo ciclo avaliativo 2023-2024 demonstrou-se positiva, enquanto promotora de motivação e comprometimento para com o processo. |
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