Pessoas institucionalizadas com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais e cidadania

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seixas, João Manuel Alves
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1635
Resumo: Promoção e Educação para a Saúde reporta-se para “Saúde” não só como ausência de dor ou doença, é algo muito mais abrangente. O fato de estarmos inseridos e participarmos em sociedade é sinonimo de saúde, de um ser participativo e saudável. Desta forma, com a presente investigação pretende-se realizar uma análise crítica dos níveis de participação cívica e das limitações adjacentes às pessoas com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID) em contexto de Institucionalização. Destaca-se como principal objetivo a realização de uma análise crítica sobre os processos de inclusão social e de exercício de cidadania de um grupo de Pessoas Institucionalizadas com DID (PIDID) a residir em Lar Residencial, identificando as práticas de participação cívica deste grupo, bem como os seus limites e oportunidades, em contexto institucional e social. Sendo um grupo duplamente marginalizado e estigmatizado com ideias pré-concebidas, quer pela DID, como pelo efeito redutor e limitador da institucionalização, procura-se alertar para a importância da participação como um ato de cidadania e construção de um projeto de vida numa ótica de capacitação e empowerment pessoal/comunitário. Neste sentido, existe um destaque na análise da autoimagem e representações destes residentes. Nomeadamente na forma como se veem, como encaram a “deficiência” (DID), como os demais os veem, como percecionam o mundo que os rodeia com os seus relacionamentos e interações, os laços afetivos com os pares e com os demais, como ocupam dos tempos livres e relações com o exterior.
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