Pessoas institucionalizadas com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais e cidadania
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1635 |
Resumo: | Promoção e Educação para a Saúde reporta-se para “Saúde” não só como ausência de dor ou doença, é algo muito mais abrangente. O fato de estarmos inseridos e participarmos em sociedade é sinonimo de saúde, de um ser participativo e saudável. Desta forma, com a presente investigação pretende-se realizar uma análise crítica dos níveis de participação cívica e das limitações adjacentes às pessoas com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID) em contexto de Institucionalização. Destaca-se como principal objetivo a realização de uma análise crítica sobre os processos de inclusão social e de exercício de cidadania de um grupo de Pessoas Institucionalizadas com DID (PIDID) a residir em Lar Residencial, identificando as práticas de participação cívica deste grupo, bem como os seus limites e oportunidades, em contexto institucional e social. Sendo um grupo duplamente marginalizado e estigmatizado com ideias pré-concebidas, quer pela DID, como pelo efeito redutor e limitador da institucionalização, procura-se alertar para a importância da participação como um ato de cidadania e construção de um projeto de vida numa ótica de capacitação e empowerment pessoal/comunitário. Neste sentido, existe um destaque na análise da autoimagem e representações destes residentes. Nomeadamente na forma como se veem, como encaram a “deficiência” (DID), como os demais os veem, como percecionam o mundo que os rodeia com os seus relacionamentos e interações, os laços afetivos com os pares e com os demais, como ocupam dos tempos livres e relações com o exterior. |
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Pessoas institucionalizadas com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais e cidadaniaPromoção e Educação para a Saúde reporta-se para “Saúde” não só como ausência de dor ou doença, é algo muito mais abrangente. O fato de estarmos inseridos e participarmos em sociedade é sinonimo de saúde, de um ser participativo e saudável. Desta forma, com a presente investigação pretende-se realizar uma análise crítica dos níveis de participação cívica e das limitações adjacentes às pessoas com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID) em contexto de Institucionalização. Destaca-se como principal objetivo a realização de uma análise crítica sobre os processos de inclusão social e de exercício de cidadania de um grupo de Pessoas Institucionalizadas com DID (PIDID) a residir em Lar Residencial, identificando as práticas de participação cívica deste grupo, bem como os seus limites e oportunidades, em contexto institucional e social. Sendo um grupo duplamente marginalizado e estigmatizado com ideias pré-concebidas, quer pela DID, como pelo efeito redutor e limitador da institucionalização, procura-se alertar para a importância da participação como um ato de cidadania e construção de um projeto de vida numa ótica de capacitação e empowerment pessoal/comunitário. Neste sentido, existe um destaque na análise da autoimagem e representações destes residentes. Nomeadamente na forma como se veem, como encaram a “deficiência” (DID), como os demais os veem, como percecionam o mundo que os rodeia com os seus relacionamentos e interações, os laços afetivos com os pares e com os demais, como ocupam dos tempos livres e relações com o exterior.Promotion and education for health reports for “health” not only as an absence of pain or illness, it’s something greater. The fact of live and participate in society is a healthy behavior from a well and participative human being. Therefore, this investigation attempt to realize a critical analysis for civic participation levels and limitations concerning people with Intellectual Developmental Disorder (IDD), in institutionalized context. Having in foreground the development of a critical analysis about the processes of social inclusion and citizenship in a group of individuals with IDD, institutionalized in a nursing home, identifying the civic participation practices of this group, towards their institutional and social limits and opportunities. As a matter of fact, this group is twice marginalized and stigmatized with pre-designed ideas, for their IDD, and even for the reducer and limiter effect originated by their institutionalization, looking for alert about the importance of participation as a citizenship act and a way to build a life project in a skilled and empowerment social/community context. To sum up, self-image and representations of these residents is featured. In brief, the way of how they look himself, how they deal with the “disability” (IDD), how other people look them. How they percept the world around them with their relationships and interactions, with their equals and other people fondness, how they spend free time and how they deal with the outside.2016-09-26T16:12:36Z2015-12-17T00:00:00Z2015-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1635TID:201508826TID:201508826porSeixas, João Manuel Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:43:25Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1635Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:36.638729Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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