(Re)configurar o processo de ensino a partir da centralidade do Aprender a Ser

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, César Lúcio de Braz
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2173
Resumo: A responsabilidade, sobre a personalidade dos homens e mulheres do futuro, passa também pela figura do professor. Abraçando o compromisso da promoção de uma aprendizagem rica e significativa, o docente tem ao seu encargo a formação cívica, social e cognitiva de um cidadão. É neste contexto que consideramos que ser profissional de educação é muito mais do que dar aulas. Além do ensino de conteúdos que deverá acontecer de modo diversificado, estimulante e promotor da autonomia de cada aluno(a), este deverá ter também a sensibilidade de acompanhar o crescimento dos alunos de forma transversal. Descobrir, estimular e promover as competências de cada aluno(a), não é tarefa fácil e torna-se impossível se o professor se limitar ao contacto dentro do espaço da sala de aula. Para tudo isto se tornar possível, aprender/ensinar nunca deverá ser uma obrigação, mas sim um gosto pela profissão e compromisso que se abraça. Neste documento, apresentar-se-á o percurso formativo/investigativo do estagiário, salientando a prática preconizada em contexto de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, tendo em conta a centralidade do Aprender a Ser.
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