O movimento corporal como parâmetro musical: o uso do movimento na composição de obras interativas para bailarinos, músicos e eletrónica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Olívia Maria Baptista Ferreira da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/20807
Resumo: A presente dissertação tem o objetivo de apresentar uma componente prática, na forma de composições interativas para bailarinos, músicos e eletrónica. Esta prática assenta na captação de movimento para o controlo de parâmetros musicais, através do uso de tecnologia sensorial. Apresenta, de igual forma, um estudo teórico onde se exploram as questões do movimento como um parâmetro composicional e o sistema interativo, o corpo e o espaço como instrumentos, assim como a componente de trabalho colaborativo entre compositor e intérpretes. A abordagem deste tema é fruto de uma necessidade de exploração destes conceitos na prática composicional da autora deste projeto. Num primeiro momento, abordam-se, do ponto de vista contextual, os sistemas interativos e as suas categorizações do ponto de vista teórico, assim como as diferenças entre os conceitos de performer e intérprete, interação e interatividade. Tratam-se, igualmente, os diversos níveis e estratégias de mapeamento entre domínios diferentes, assim como um conjunto de obras que constituem referências para o trabalho composicional da autora. Seguidamente, é apresentada uma reflexão sobre o processo composicional, tendo em vista os diversos pontos abordados, bem como uma abordagem teórica ao processo colaborativo. Num terceiro momento, veicula-se uma análise de quatro obras desenvolvidas ao longo do mestrado, que tiveram como base a aplicação prática de variados princípios teóricos apresentados. Metodologicamente, após um estudo empírico presente através da composição da primeira obra apresentada no capítulo 3, procedeu-se à elaboração da fundamentação teórica de base, para uma reflexão fundamentada sobre o processo composicional.
id RCAP_7ef05493a988b7cf8482db23eada21de
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/20807
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O movimento corporal como parâmetro musical: o uso do movimento na composição de obras interativas para bailarinos, músicos e eletrónicaMovimentoComposição interativaComposição para dançaTecnologia sensorialMovementInteractive compositionDance compositionSensory technologyA presente dissertação tem o objetivo de apresentar uma componente prática, na forma de composições interativas para bailarinos, músicos e eletrónica. Esta prática assenta na captação de movimento para o controlo de parâmetros musicais, através do uso de tecnologia sensorial. Apresenta, de igual forma, um estudo teórico onde se exploram as questões do movimento como um parâmetro composicional e o sistema interativo, o corpo e o espaço como instrumentos, assim como a componente de trabalho colaborativo entre compositor e intérpretes. A abordagem deste tema é fruto de uma necessidade de exploração destes conceitos na prática composicional da autora deste projeto. Num primeiro momento, abordam-se, do ponto de vista contextual, os sistemas interativos e as suas categorizações do ponto de vista teórico, assim como as diferenças entre os conceitos de performer e intérprete, interação e interatividade. Tratam-se, igualmente, os diversos níveis e estratégias de mapeamento entre domínios diferentes, assim como um conjunto de obras que constituem referências para o trabalho composicional da autora. Seguidamente, é apresentada uma reflexão sobre o processo composicional, tendo em vista os diversos pontos abordados, bem como uma abordagem teórica ao processo colaborativo. Num terceiro momento, veicula-se uma análise de quatro obras desenvolvidas ao longo do mestrado, que tiveram como base a aplicação prática de variados princípios teóricos apresentados. Metodologicamente, após um estudo empírico presente através da composição da primeira obra apresentada no capítulo 3, procedeu-se à elaboração da fundamentação teórica de base, para uma reflexão fundamentada sobre o processo composicional.This dissertation aims to present a practical component, in the form of interactive compositions for dancers, musicians and electronics. This practice is based on movement capture as mean to control music parameters, using sensory technology. It also presents a theoretical study that explores the matters of movement as a compositional parameter and the interactive system, the body and space as instruments, as well as the component of collaborative work between composer and interpreter. The approach to this theme is the result of a need to explore these concepts in the compositional practice of the author of this project. Firstly, from a contextual point of view, interactive systems and their categorizations are approached from a theoretical point of view, as well as the differences between the concepts of performer and interpreter, interaction and interactivity. It also deals with the different levels and mapping strategies between different domains, as well as a set of works that constitute references for the author’s compositional work. Subsequently, a reflection on the compositional process is presented, in view of the various points discussed, in addition to a theoretical approach to the collaborative process. Thirdly, there is an analysis of four works developed during the master’s degree, which were based on the practical application of various theoretical principles presented. Methodologically, after an empirical study present through the composition of the first work presented in chapter 3, the basic theoretical foundation was elaborated for a reasoned reflection on the compositional process.Andrikopoulos, DimitriosSantos, Pedro Miguel Pinho Moreira dosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSilva, Olívia Maria Baptista Ferreira da2022-09-05T16:59:18Z2022-07-152022-07-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/20807TID:203055462porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:16:21Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/20807Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:40:53.916825Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O movimento corporal como parâmetro musical: o uso do movimento na composição de obras interativas para bailarinos, músicos e eletrónica
title O movimento corporal como parâmetro musical: o uso do movimento na composição de obras interativas para bailarinos, músicos e eletrónica
spellingShingle O movimento corporal como parâmetro musical: o uso do movimento na composição de obras interativas para bailarinos, músicos e eletrónica
Silva, Olívia Maria Baptista Ferreira da
Movimento
Composição interativa
Composição para dança
Tecnologia sensorial
Movement
Interactive composition
Dance composition
Sensory technology
title_short O movimento corporal como parâmetro musical: o uso do movimento na composição de obras interativas para bailarinos, músicos e eletrónica
title_full O movimento corporal como parâmetro musical: o uso do movimento na composição de obras interativas para bailarinos, músicos e eletrónica
title_fullStr O movimento corporal como parâmetro musical: o uso do movimento na composição de obras interativas para bailarinos, músicos e eletrónica
title_full_unstemmed O movimento corporal como parâmetro musical: o uso do movimento na composição de obras interativas para bailarinos, músicos e eletrónica
title_sort O movimento corporal como parâmetro musical: o uso do movimento na composição de obras interativas para bailarinos, músicos e eletrónica
author Silva, Olívia Maria Baptista Ferreira da
author_facet Silva, Olívia Maria Baptista Ferreira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrikopoulos, Dimitrios
Santos, Pedro Miguel Pinho Moreira dos
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Olívia Maria Baptista Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Movimento
Composição interativa
Composição para dança
Tecnologia sensorial
Movement
Interactive composition
Dance composition
Sensory technology
topic Movimento
Composição interativa
Composição para dança
Tecnologia sensorial
Movement
Interactive composition
Dance composition
Sensory technology
description A presente dissertação tem o objetivo de apresentar uma componente prática, na forma de composições interativas para bailarinos, músicos e eletrónica. Esta prática assenta na captação de movimento para o controlo de parâmetros musicais, através do uso de tecnologia sensorial. Apresenta, de igual forma, um estudo teórico onde se exploram as questões do movimento como um parâmetro composicional e o sistema interativo, o corpo e o espaço como instrumentos, assim como a componente de trabalho colaborativo entre compositor e intérpretes. A abordagem deste tema é fruto de uma necessidade de exploração destes conceitos na prática composicional da autora deste projeto. Num primeiro momento, abordam-se, do ponto de vista contextual, os sistemas interativos e as suas categorizações do ponto de vista teórico, assim como as diferenças entre os conceitos de performer e intérprete, interação e interatividade. Tratam-se, igualmente, os diversos níveis e estratégias de mapeamento entre domínios diferentes, assim como um conjunto de obras que constituem referências para o trabalho composicional da autora. Seguidamente, é apresentada uma reflexão sobre o processo composicional, tendo em vista os diversos pontos abordados, bem como uma abordagem teórica ao processo colaborativo. Num terceiro momento, veicula-se uma análise de quatro obras desenvolvidas ao longo do mestrado, que tiveram como base a aplicação prática de variados princípios teóricos apresentados. Metodologicamente, após um estudo empírico presente através da composição da primeira obra apresentada no capítulo 3, procedeu-se à elaboração da fundamentação teórica de base, para uma reflexão fundamentada sobre o processo composicional.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-05T16:59:18Z
2022-07-15
2022-07-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/20807
TID:203055462
url http://hdl.handle.net/10400.22/20807
identifier_str_mv TID:203055462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131497153691648