A decisão democrática e a participação numa sala de jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moniz, Liliana Canhas
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14507
Resumo: Relatório apresentado no âmbito da unidade curricular da Prática Profissional Supervisionada – Módulo II 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_7ef697240c533a687a930b0ef346bb85
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14507
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A decisão democrática e a participação numa sala de jardim de infânciaDemocraciaParticipação das criançasEducação de infânciaDemocracyChildren’s participationPreschool educationRelatório apresentado no âmbito da unidade curricular da Prática Profissional Supervisionada – Módulo II 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-EscolarEste relatório contém uma análise reflexiva sobre a Prática Profissional Supervisionada – Módulo II do Mestrado em Educação Pré-escolar, desenvolvido em contexto de um Jardim de Infância (JI) público, com um grupo de vinte e três crianças com 5 anos de idade. O presente relatório carateriza o contexto socioeducativo, a equipa educativa, as crianças, as famílias e as intenções que delineei para a minha ação educativa. Foi também realizado um estudo sobre as formas de decisão democrática e de participação. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa que teve os seguintes objetivos: (i) identificar as estratégias que a educadora implementa para promover a democracia; (ii) conhecer as conceções das crianças sobre o processo de tomada de decisões; e (iii) compreender se a prática da democracia no JI, influencia o desenvolvimento da cidadania das crianças. Os dados foram recolhidos através de observação naturalista, consulta documental, notas de campo e entrevistas realizadas à educadora e às crianças. Foi possível verificar que, devido a uma prática continuada e sistemática da educadora que privilegia processos de tomada de decisão envolvendo o escrutínio direto das crianças, estas valorizam e exercitam esses processos para resolver escolhas ou desacordos, aprendendo assim sobre si, enquanto cidadãos. Conclui-se que a prática democrática, um instrumento educacional relevante, contribui diretamente para a aprendizagem da participação e cidadania das crianças. Por fim, é apresentada uma reflexão sobre a importância da Prática Profissional Supervisionada na construção da minha profissionalidade, e sobre o contributo da experiência democrática no jardim-de-infância como um instrumento de participação das crianças.ABSTRACT A reflective analysis on a practical internship (Prática Profissional Supervisionada II) that took place in a state run kindergarten, involving twenty-three five-year-old children, is reported here. We characterize the social and education context, the education team, the children and their families and the pedagogical intentions that were outlined. A qualitative case-study on the processes of democratic decision and participation is also described, examining the following objectives: (i) identifying which strategies are promoted by the preschool teacher to enhance democratic decisions; (ii) realizing which conceptions do children have about the processes of decision-making; (iii) understanding whether a democratic practice in the kindergarten influences children’s citizenship development. The data were collected through naturalistic observation, documental research, field notes and interviews to the preschool teacher and children. Results showed that a continuous and systematic practice by the preschool teacher that privileges decision making processes involving children’s direct scrutiny, is accompanied by children’s own advocacy and practice of those processes when making decisions or settling disputes, thus learning about them, as citizens. We conclude that, democratic practice, a relevant educational tool, contributes directly for the learning of children’s participation and citizenship. The report finishes with a reflection on the role of Prática Profissional Supervisionada towards the construction of my sense of professionalism as a preschool teacher and on the importance of a democratic experience in kindergarten as a tool to develop children´s participation.Lino, DalilaRosa, JoãoRCIPLMoniz, Liliana Canhas2022-03-22T09:37:17Z2021-07-222021-07-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14507TID:202935663porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:46Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14507Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:18.171616Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A decisão democrática e a participação numa sala de jardim de infância
title A decisão democrática e a participação numa sala de jardim de infância
spellingShingle A decisão democrática e a participação numa sala de jardim de infância
Moniz, Liliana Canhas
Democracia
Participação das crianças
Educação de infância
Democracy
Children’s participation
Preschool education
title_short A decisão democrática e a participação numa sala de jardim de infância
title_full A decisão democrática e a participação numa sala de jardim de infância
title_fullStr A decisão democrática e a participação numa sala de jardim de infância
title_full_unstemmed A decisão democrática e a participação numa sala de jardim de infância
title_sort A decisão democrática e a participação numa sala de jardim de infância
author Moniz, Liliana Canhas
author_facet Moniz, Liliana Canhas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lino, Dalila
Rosa, João
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Moniz, Liliana Canhas
dc.subject.por.fl_str_mv Democracia
Participação das crianças
Educação de infância
Democracy
Children’s participation
Preschool education
topic Democracia
Participação das crianças
Educação de infância
Democracy
Children’s participation
Preschool education
description Relatório apresentado no âmbito da unidade curricular da Prática Profissional Supervisionada – Módulo II 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-22
2021-07-22T00:00:00Z
2022-03-22T09:37:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/14507
TID:202935663
url http://hdl.handle.net/10400.21/14507
identifier_str_mv TID:202935663
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133494656368640