Um Cinema Nacional de Projecção Internacional: António Lopes Ribeiro nas décadas de 1930 e 1940
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14591/aniki.v11n1.1001 |
Resumo: | António Lopes Ribeiro foi uma figura-chave do cinema português ao longo de mais de três décadas. Neste artigo, sigo o percurso do realizador desde meados dos anos 1920 até finais da II Guerra Mundial, apresentando e analisando os diversos projectos em que se envolveu com o intuito de criar um cinema nacional de projecção internacional. A chegada do sonoro fortaleceu este anseio. Para garantir a sustentabilidade económica da indústria cinematográfica e uma produção contínua Lopes Ribeiro acreditava ser necessário ampliar a distribuição para além dos mercados tradicionais, i.e. as colónias e as comunidades de emigração portuguesa no Brasil. Metodologicamente, esta investigação serve-se de documentos do fundo do Secretariado Nacional da Informação e do Arquivo Salazar, bem como outras fontes primárias, sobretudo hemerográficas, como o Diário de Lisboa e a Animatógrafo, revista especializada em cinema, além de um conjunto de cartas de Lopes Ribeiro dirigidas a António Ferro, provenientes da Fundação Quadros. |
id |
RCAP_7eff4d7959539779a10e7f594053d4c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:aim.org.pt/ojs/:article/1001 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Um Cinema Nacional de Projecção Internacional: António Lopes Ribeiro nas décadas de 1930 e 1940A National Cinema with International Projection: António Lopes Ribeiro in the 1930s and 1940sAntónio Lopes Ribeiroportuguese cinemainternationalisationnationalismAntónio Lopes Ribeirocinema portuguêsinternacionalizaçãonacionalismoAntónio Lopes Ribeiro foi uma figura-chave do cinema português ao longo de mais de três décadas. Neste artigo, sigo o percurso do realizador desde meados dos anos 1920 até finais da II Guerra Mundial, apresentando e analisando os diversos projectos em que se envolveu com o intuito de criar um cinema nacional de projecção internacional. A chegada do sonoro fortaleceu este anseio. Para garantir a sustentabilidade económica da indústria cinematográfica e uma produção contínua Lopes Ribeiro acreditava ser necessário ampliar a distribuição para além dos mercados tradicionais, i.e. as colónias e as comunidades de emigração portuguesa no Brasil. Metodologicamente, esta investigação serve-se de documentos do fundo do Secretariado Nacional da Informação e do Arquivo Salazar, bem como outras fontes primárias, sobretudo hemerográficas, como o Diário de Lisboa e a Animatógrafo, revista especializada em cinema, além de um conjunto de cartas de Lopes Ribeiro dirigidas a António Ferro, provenientes da Fundação Quadros.António Lopes Ribeiro was a major figure in Portuguese cinema for over three decades. In this article, I follow his film career from the mid-1920s until the end of World War II, by presenting and analysing the many projects in which he was involved with the aim to create a national cinema with international projection. The arrival of sound strengthened this intent. In order to guarantee the economic sustainability of the Portuguese film industry and continuous production, Lopes Ribeiro believed that distribution needed to be expanded beyond the traditional markets, namely, the colonies and the Portuguese emigration communities in Brazil. Methodologically, research for this article draws on documents from the National Secretariat of Information and the Salazar archives, as well as other primary sources, mainly newspapers, such as the Diário de Lisboa and Animatógrafo, a magazine specialising in cinema, as well as a set of letters written by Lopes Ribeiro to António Ferro, from the Quadros Foundation.AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento2024-01-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14591/aniki.v11n1.1001https://doi.org/10.14591/aniki.v11n1.1001Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image; Vol 11 No 1 (2024): Cinema and Revolution: Fifty years after the Carnation Revolution; 50-80Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento; v. 11 n. 1 (2024): Cinema e Revolução: 50 anos depois do 25 de Abril; 50-802183-175010.14591/aniki.v11n1reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/1001http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/1001/552Direitos de Autor (c) 2024 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Carla2024-02-02T02:00:30Zoai:aim.org.pt/ojs/:article/1001Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:38.358950Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um Cinema Nacional de Projecção Internacional: António Lopes Ribeiro nas décadas de 1930 e 1940 A National Cinema with International Projection: António Lopes Ribeiro in the 1930s and 1940s |
title |
Um Cinema Nacional de Projecção Internacional: António Lopes Ribeiro nas décadas de 1930 e 1940 |
spellingShingle |
Um Cinema Nacional de Projecção Internacional: António Lopes Ribeiro nas décadas de 1930 e 1940 Ribeiro, Carla António Lopes Ribeiro portuguese cinema internationalisation nationalism António Lopes Ribeiro cinema português internacionalização nacionalismo |
title_short |
Um Cinema Nacional de Projecção Internacional: António Lopes Ribeiro nas décadas de 1930 e 1940 |
title_full |
Um Cinema Nacional de Projecção Internacional: António Lopes Ribeiro nas décadas de 1930 e 1940 |
title_fullStr |
Um Cinema Nacional de Projecção Internacional: António Lopes Ribeiro nas décadas de 1930 e 1940 |
title_full_unstemmed |
Um Cinema Nacional de Projecção Internacional: António Lopes Ribeiro nas décadas de 1930 e 1940 |
title_sort |
Um Cinema Nacional de Projecção Internacional: António Lopes Ribeiro nas décadas de 1930 e 1940 |
author |
Ribeiro, Carla |
author_facet |
Ribeiro, Carla |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Carla |
dc.subject.por.fl_str_mv |
António Lopes Ribeiro portuguese cinema internationalisation nationalism António Lopes Ribeiro cinema português internacionalização nacionalismo |
topic |
António Lopes Ribeiro portuguese cinema internationalisation nationalism António Lopes Ribeiro cinema português internacionalização nacionalismo |
description |
António Lopes Ribeiro foi uma figura-chave do cinema português ao longo de mais de três décadas. Neste artigo, sigo o percurso do realizador desde meados dos anos 1920 até finais da II Guerra Mundial, apresentando e analisando os diversos projectos em que se envolveu com o intuito de criar um cinema nacional de projecção internacional. A chegada do sonoro fortaleceu este anseio. Para garantir a sustentabilidade económica da indústria cinematográfica e uma produção contínua Lopes Ribeiro acreditava ser necessário ampliar a distribuição para além dos mercados tradicionais, i.e. as colónias e as comunidades de emigração portuguesa no Brasil. Metodologicamente, esta investigação serve-se de documentos do fundo do Secretariado Nacional da Informação e do Arquivo Salazar, bem como outras fontes primárias, sobretudo hemerográficas, como o Diário de Lisboa e a Animatógrafo, revista especializada em cinema, além de um conjunto de cartas de Lopes Ribeiro dirigidas a António Ferro, provenientes da Fundação Quadros. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.14591/aniki.v11n1.1001 https://doi.org/10.14591/aniki.v11n1.1001 |
url |
https://doi.org/10.14591/aniki.v11n1.1001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/1001 http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/1001/552 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2024 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2024 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento |
publisher.none.fl_str_mv |
AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image; Vol 11 No 1 (2024): Cinema and Revolution: Fifty years after the Carnation Revolution; 50-80 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento; v. 11 n. 1 (2024): Cinema e Revolução: 50 anos depois do 25 de Abril; 50-80 2183-1750 10.14591/aniki.v11n1 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137079690526720 |