Indicadores de qualidade de sites educativos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/5922 |
Resumo: | Este artigo constata a evolução que se tem verificado nos sites, a nível de layout e de design gráfico, de funcionalidades informativas e interactivas, de orientação, de navegação e de comunicação, para depois explicitar os componentes essenciais de um site educativo. Estes cinco componentes centram-se na informação, nas actividades, na construção e edição colaborativa online, na comunicação e na partilha. Após um enquadramento sobre dimensões e indicadores de qualidade de um site, são propostas as seguintes dimensões de qualidade de um site educativo: identidade, usabilidade, rapidez de acesso, níveis de interactividade, informação, actividades, edição colaborativa online, espaço de partilha e comunicação. Para cada dimensão são apresentados os indicadores de qualidade. |
id |
RCAP_7f099ab1658dacd09716be03df3db982 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/5922 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Indicadores de qualidade de sites educativosEste artigo constata a evolução que se tem verificado nos sites, a nível de layout e de design gráfico, de funcionalidades informativas e interactivas, de orientação, de navegação e de comunicação, para depois explicitar os componentes essenciais de um site educativo. Estes cinco componentes centram-se na informação, nas actividades, na construção e edição colaborativa online, na comunicação e na partilha. Após um enquadramento sobre dimensões e indicadores de qualidade de um site, são propostas as seguintes dimensões de qualidade de um site educativo: identidade, usabilidade, rapidez de acesso, níveis de interactividade, informação, actividades, edição colaborativa online, espaço de partilha e comunicação. Para cada dimensão são apresentados os indicadores de qualidade.Ministério da Educação e Ciência. Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC)Universidade do MinhoCarvalho, Ana Amélia Amorim20062006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/5922por"Cadernos SACAUSEF". ISSN 1646-2637. 1 (2006) 55-78.1646-2637info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:49:32Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/5922Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:48:02.066915Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Indicadores de qualidade de sites educativos |
title |
Indicadores de qualidade de sites educativos |
spellingShingle |
Indicadores de qualidade de sites educativos Carvalho, Ana Amélia Amorim |
title_short |
Indicadores de qualidade de sites educativos |
title_full |
Indicadores de qualidade de sites educativos |
title_fullStr |
Indicadores de qualidade de sites educativos |
title_full_unstemmed |
Indicadores de qualidade de sites educativos |
title_sort |
Indicadores de qualidade de sites educativos |
author |
Carvalho, Ana Amélia Amorim |
author_facet |
Carvalho, Ana Amélia Amorim |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Ana Amélia Amorim |
description |
Este artigo constata a evolução que se tem verificado nos sites, a nível de layout e de design gráfico, de funcionalidades informativas e interactivas, de orientação, de navegação e de comunicação, para depois explicitar os componentes essenciais de um site educativo. Estes cinco componentes centram-se na informação, nas actividades, na construção e edição colaborativa online, na comunicação e na partilha. Após um enquadramento sobre dimensões e indicadores de qualidade de um site, são propostas as seguintes dimensões de qualidade de um site educativo: identidade, usabilidade, rapidez de acesso, níveis de interactividade, informação, actividades, edição colaborativa online, espaço de partilha e comunicação. Para cada dimensão são apresentados os indicadores de qualidade. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2006-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/5922 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/5922 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
"Cadernos SACAUSEF". ISSN 1646-2637. 1 (2006) 55-78. 1646-2637 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ministério da Educação e Ciência. Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Ministério da Educação e Ciência. Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133056831848448 |