A importância de desenhar : o desenho como génese metodológica do pensar arquitectura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Cheila Patrícia Miranda
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/1560
Resumo: Observa-se nos dias de hoje, com especial incidência nas novas gerações de arquitectos da “era da cultura da imagem” uma forte aposta nas imagens digitais sofisticadas sem que isso signifique um carácter intelectual e cultural mais sólido e consistente. Considera-se por isso pertinente reflectir sobre a importância de desenhar e lança-se a hipótese do seu entendimento enquanto instrumento privilegiado, carregado de intencionalidade, e por isso, como sendo a própria génese metodológica do pensar arquitectura. Neste sentido, procura-se a partir da progressiva aproximação à noção de desenho de arquitectura, aos seus valores e às diferentes categorias em que este se exprime, compreender a vinculação do desenho às diferentes fases que constituem uma metodologia de projecto em arquitectura, nomeadamente, desde a percepção e análise, à proposta conceptual e correspondente materialização formal, funcional e construtiva, e à sua descodificação em fase de ilustração. Torna-se assim fundamental dissecar um conjunto de exemplos que permitam aprender com esses desenhos e ilustrar a presente reflexão. O confronto desta investigação com a produção própria no âmbito das unidades curriculares de Projecto (I, II e III) permite, através da análise reflexiva, suscitar questões e respostas de carácter de síntese da aprendizagem dos instrumentos para o exercício de projectual, e funcionar como balanço crítico do percurso académico tanto pessoal como do ensino actual de Projecto de Arquitectura
id RCAP_7f24f53806143d25ee8d3d4f3f6635a6
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/1560
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling A importância de desenhar : o desenho como génese metodológica do pensar arquitecturaDesenho ArquitectónicoArquitecturaObserva-se nos dias de hoje, com especial incidência nas novas gerações de arquitectos da “era da cultura da imagem” uma forte aposta nas imagens digitais sofisticadas sem que isso signifique um carácter intelectual e cultural mais sólido e consistente. Considera-se por isso pertinente reflectir sobre a importância de desenhar e lança-se a hipótese do seu entendimento enquanto instrumento privilegiado, carregado de intencionalidade, e por isso, como sendo a própria génese metodológica do pensar arquitectura. Neste sentido, procura-se a partir da progressiva aproximação à noção de desenho de arquitectura, aos seus valores e às diferentes categorias em que este se exprime, compreender a vinculação do desenho às diferentes fases que constituem uma metodologia de projecto em arquitectura, nomeadamente, desde a percepção e análise, à proposta conceptual e correspondente materialização formal, funcional e construtiva, e à sua descodificação em fase de ilustração. Torna-se assim fundamental dissecar um conjunto de exemplos que permitam aprender com esses desenhos e ilustrar a presente reflexão. O confronto desta investigação com a produção própria no âmbito das unidades curriculares de Projecto (I, II e III) permite, através da análise reflexiva, suscitar questões e respostas de carácter de síntese da aprendizagem dos instrumentos para o exercício de projectual, e funcionar como balanço crítico do percurso académico tanto pessoal como do ensino actual de Projecto de ArquitecturaIt is observed today, with special focus on new generations of architects of the “era of image culture”, a strong focus on sophisticated digital images, without meaning of an intellectual and more solid and consistent cultural. It is considered therefore appropriate to reflect on the importance of design and launches the hypothesis of their understanding as a major instrument, full of intent, and therefore, as the very genesis of methodological thinking architecture. In this sense, looking from the progressive approach to the notion of drawing in architecture, its values and the various categories in which it is expressed. Understanding the linkage of drawing in relation to the different stages that make up a project methodology, namely, from the perception and analysis, conceptual and embodiment corresponding formal, functional and constructive proposal, till its decoding illustration phase. Thus, it becomes essential to dissect a set of examples that allow learning from these drawings and illustrate this reflection. The confrontation of this investigation with its own production under the Project curricular units (I, II and III) allows, through reflective analysis, to raise questions and learning the synthesis of nature responses of the instruments for the project exercise, and function as critical assessment of the academic path both on a personal level and on the level of current teaching terms in the Architectural Project.2015-06-29T17:04:44Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/1560TID:201792117porOliveira, Cheila Patrícia Mirandainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-26T10:06:23ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv A importância de desenhar : o desenho como génese metodológica do pensar arquitectura
title A importância de desenhar : o desenho como génese metodológica do pensar arquitectura
spellingShingle A importância de desenhar : o desenho como génese metodológica do pensar arquitectura
Oliveira, Cheila Patrícia Miranda
Desenho Arquitectónico
Arquitectura
title_short A importância de desenhar : o desenho como génese metodológica do pensar arquitectura
title_full A importância de desenhar : o desenho como génese metodológica do pensar arquitectura
title_fullStr A importância de desenhar : o desenho como génese metodológica do pensar arquitectura
title_full_unstemmed A importância de desenhar : o desenho como génese metodológica do pensar arquitectura
title_sort A importância de desenhar : o desenho como génese metodológica do pensar arquitectura
author Oliveira, Cheila Patrícia Miranda
author_facet Oliveira, Cheila Patrícia Miranda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Cheila Patrícia Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho Arquitectónico
Arquitectura
topic Desenho Arquitectónico
Arquitectura
description Observa-se nos dias de hoje, com especial incidência nas novas gerações de arquitectos da “era da cultura da imagem” uma forte aposta nas imagens digitais sofisticadas sem que isso signifique um carácter intelectual e cultural mais sólido e consistente. Considera-se por isso pertinente reflectir sobre a importância de desenhar e lança-se a hipótese do seu entendimento enquanto instrumento privilegiado, carregado de intencionalidade, e por isso, como sendo a própria génese metodológica do pensar arquitectura. Neste sentido, procura-se a partir da progressiva aproximação à noção de desenho de arquitectura, aos seus valores e às diferentes categorias em que este se exprime, compreender a vinculação do desenho às diferentes fases que constituem uma metodologia de projecto em arquitectura, nomeadamente, desde a percepção e análise, à proposta conceptual e correspondente materialização formal, funcional e construtiva, e à sua descodificação em fase de ilustração. Torna-se assim fundamental dissecar um conjunto de exemplos que permitam aprender com esses desenhos e ilustrar a presente reflexão. O confronto desta investigação com a produção própria no âmbito das unidades curriculares de Projecto (I, II e III) permite, através da análise reflexiva, suscitar questões e respostas de carácter de síntese da aprendizagem dos instrumentos para o exercício de projectual, e funcionar como balanço crítico do percurso académico tanto pessoal como do ensino actual de Projecto de Arquitectura
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-06-29T17:04:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/1560
TID:201792117
url http://hdl.handle.net/11067/1560
identifier_str_mv TID:201792117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/plain; charset=utf-8
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777304064869007360