Avaliação longitudinal de programa multidisciplinar nos conhecimentos e crenças dos alunos em relação ao tabagismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Isabel
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Samorinha, Ana Catarina Carvalho, Machado, José Cunha, Precioso, José
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/65388
Resumo: A prevenção do tabagismo nos jovens é fundamental, devendo ser implementada em meio escolar e tendo por base intervenções eficazes. O programa de prevenção do consumo de tabaco “SmokeOut-I” revelou eficácia na prevenção do tabagismo, a curto prazo. Objetivos: Avaliar a sua eficácia na manutenção dos conhecimentos e crenças adequados, a longo prazo, por sexo. Metodologia: Realizou-se um estudo quasi-experimental, tipo pré/pós-teste, com alunos do 6º ano, com um grupo experimental (n=163), a quem foi aplicado o programa “SmokeOut-I”, e um grupo controlo (n=148), em 2014/2015, em escolas de Braga. Três anos depois, o grupo experimental (n=122) e o de controlo (n=113) preencheram os mesmos questionários (follow-up). A análise longitudinal foi realizada através de modelos lineares generalizados usando o IBM SPSS Statistics. Resultados: Verificou-se que, a longo prazo, no grupo experimental, os alunos mantiveram os conhecimentos adequados sobre os efeitos do consumo de tabaco nos pulmões, coração, pele, na capacidade de fazer desporto e saúde em geral. Nas crenças em relação ao tabagismo, destacou-se uma menor discordância das crenças “O tabaco ajuda a acalmar” (p=0.003) e “Fumar alivia a tristeza” (p=0.049) nas raparigas do grupo experimental. Globalmente, a percentagem de alunos com crenças adequadas foi mais elevada no grupo experimental. Conclusões/Implicações: O programa revelou eficácia, a longo prazo, na manutenção de conhecimentos adequados e crenças positivas sobre as consequências do tabagismo. Os efeitos positivos para a saúde e para o ambiente justificam a sua aplicação generalizada no ensino básico, pelo que é decisivo o envolvimento e compromisso das entidades responsáveis.
id RCAP_7f26271ecf7ac5787db88edde98378ff
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/65388
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação longitudinal de programa multidisciplinar nos conhecimentos e crenças dos alunos em relação ao tabagismoLongitudinal evaluation of a multidisciplinary program in students' knowledge and beliefs regarding smokingTabagismoPrograma de intervençãoPrevenção tabágicaSmokingIntervention programSmoking preventionCiências Sociais::Ciências da EducaçãoA prevenção do tabagismo nos jovens é fundamental, devendo ser implementada em meio escolar e tendo por base intervenções eficazes. O programa de prevenção do consumo de tabaco “SmokeOut-I” revelou eficácia na prevenção do tabagismo, a curto prazo. Objetivos: Avaliar a sua eficácia na manutenção dos conhecimentos e crenças adequados, a longo prazo, por sexo. Metodologia: Realizou-se um estudo quasi-experimental, tipo pré/pós-teste, com alunos do 6º ano, com um grupo experimental (n=163), a quem foi aplicado o programa “SmokeOut-I”, e um grupo controlo (n=148), em 2014/2015, em escolas de Braga. Três anos depois, o grupo experimental (n=122) e o de controlo (n=113) preencheram os mesmos questionários (follow-up). A análise longitudinal foi realizada através de modelos lineares generalizados usando o IBM SPSS Statistics. Resultados: Verificou-se que, a longo prazo, no grupo experimental, os alunos mantiveram os conhecimentos adequados sobre os efeitos do consumo de tabaco nos pulmões, coração, pele, na capacidade de fazer desporto e saúde em geral. Nas crenças em relação ao tabagismo, destacou-se uma menor discordância das crenças “O tabaco ajuda a acalmar” (p=0.003) e “Fumar alivia a tristeza” (p=0.049) nas raparigas do grupo experimental. Globalmente, a percentagem de alunos com crenças adequadas foi mais elevada no grupo experimental. Conclusões/Implicações: O programa revelou eficácia, a longo prazo, na manutenção de conhecimentos adequados e crenças positivas sobre as consequências do tabagismo. Os efeitos positivos para a saúde e para o ambiente justificam a sua aplicação generalizada no ensino básico, pelo que é decisivo o envolvimento e compromisso das entidades responsáveis.The prevention of smoking among teenagers is essential and should be implemented in schools based on effective interventions. The tobacco prevention program “SmokeOut-I” has proven effective in preventing smoking in the short term. Objectives: To evaluate its effectiveness in maintaining the adequate knowledge and beliefs, in the long term, by gender. Methodology: A quasi-experimental study, pre/post-test type, was carried out in 6th grade students, with an experimental group (n=163), to whom the SmokeOut-I was applied, and a control group (n=148), in 2014/2015. Three years later, a follow-up, with the experimental (n=122) and control (n=113) groups, was conducted to assess their long-term efficacy in smoking knowledge and beliefs. Participants completed the same self-administered questionnaires. The longitudinal analysis was performed through generalized linear models using IBM SPSS Statistics. Results: In the long term, in the experimental group, the students maintained the adequate knowledge about the effects of smoking in the lungs, heart, skin, the ability to do sports and general health. In the beliefs regarding smoking, there was a lower discordance of beliefs "Smoking helps to calm" (p=0.003) and "Smoking alleviates sadness" (p=0.049) in the girls of the experimental group. Overall, the percentage of students with adequate beliefs was higher in the experimental group. Conclusions/Implications: The program has shown long-term effectiveness in maintaining adequate knowledge about the smoking consequences. The positive effects on health and the environment justify their widespread application in basic education, being therefore essential the involvement and commitment of the responsible entities.Este trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562; Bolsa de Doutoramento SFRH/BD/125425/2016.Universidade da Coruña. Facultade de Ciencias da EducaciónUniversidade do MinhoSousa, IsabelSamorinha, Ana Catarina CarvalhoMachado, José CunhaPrecioso, José20192019-01-01T00:00:00Zconference paperinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/65388porSousa, I., Samorinha, C., Machado, J.C. & Precioso, J. (2019). Avaliação longitudinal de programa multidisciplinar nos conhecimentos e crenças dos alunos em relação ao tabagismo. Actas XV Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía//II Congreso de la Asociación Científica Internacional de Psicopedagogía. Coruña, Espanha: Universidade da Coruña, pp.1601-1612. Asociación científica internacional de Psicopedagogía. ISBN: 978-84-9749-726-8. DOI: https://doi.org/10.17979/spudc.9788497497268978-84-9749-726-8https://congreso-xvgp.asocip.com/images/programa/Actas_XVCongreso.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T06:23:44Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/65388Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T06:23:44Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação longitudinal de programa multidisciplinar nos conhecimentos e crenças dos alunos em relação ao tabagismo
Longitudinal evaluation of a multidisciplinary program in students' knowledge and beliefs regarding smoking
title Avaliação longitudinal de programa multidisciplinar nos conhecimentos e crenças dos alunos em relação ao tabagismo
spellingShingle Avaliação longitudinal de programa multidisciplinar nos conhecimentos e crenças dos alunos em relação ao tabagismo
Sousa, Isabel
Tabagismo
Programa de intervenção
Prevenção tabágica
Smoking
Intervention program
Smoking prevention
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Avaliação longitudinal de programa multidisciplinar nos conhecimentos e crenças dos alunos em relação ao tabagismo
title_full Avaliação longitudinal de programa multidisciplinar nos conhecimentos e crenças dos alunos em relação ao tabagismo
title_fullStr Avaliação longitudinal de programa multidisciplinar nos conhecimentos e crenças dos alunos em relação ao tabagismo
title_full_unstemmed Avaliação longitudinal de programa multidisciplinar nos conhecimentos e crenças dos alunos em relação ao tabagismo
title_sort Avaliação longitudinal de programa multidisciplinar nos conhecimentos e crenças dos alunos em relação ao tabagismo
author Sousa, Isabel
author_facet Sousa, Isabel
Samorinha, Ana Catarina Carvalho
Machado, José Cunha
Precioso, José
author_role author
author2 Samorinha, Ana Catarina Carvalho
Machado, José Cunha
Precioso, José
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Isabel
Samorinha, Ana Catarina Carvalho
Machado, José Cunha
Precioso, José
dc.subject.por.fl_str_mv Tabagismo
Programa de intervenção
Prevenção tabágica
Smoking
Intervention program
Smoking prevention
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Tabagismo
Programa de intervenção
Prevenção tabágica
Smoking
Intervention program
Smoking prevention
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A prevenção do tabagismo nos jovens é fundamental, devendo ser implementada em meio escolar e tendo por base intervenções eficazes. O programa de prevenção do consumo de tabaco “SmokeOut-I” revelou eficácia na prevenção do tabagismo, a curto prazo. Objetivos: Avaliar a sua eficácia na manutenção dos conhecimentos e crenças adequados, a longo prazo, por sexo. Metodologia: Realizou-se um estudo quasi-experimental, tipo pré/pós-teste, com alunos do 6º ano, com um grupo experimental (n=163), a quem foi aplicado o programa “SmokeOut-I”, e um grupo controlo (n=148), em 2014/2015, em escolas de Braga. Três anos depois, o grupo experimental (n=122) e o de controlo (n=113) preencheram os mesmos questionários (follow-up). A análise longitudinal foi realizada através de modelos lineares generalizados usando o IBM SPSS Statistics. Resultados: Verificou-se que, a longo prazo, no grupo experimental, os alunos mantiveram os conhecimentos adequados sobre os efeitos do consumo de tabaco nos pulmões, coração, pele, na capacidade de fazer desporto e saúde em geral. Nas crenças em relação ao tabagismo, destacou-se uma menor discordância das crenças “O tabaco ajuda a acalmar” (p=0.003) e “Fumar alivia a tristeza” (p=0.049) nas raparigas do grupo experimental. Globalmente, a percentagem de alunos com crenças adequadas foi mais elevada no grupo experimental. Conclusões/Implicações: O programa revelou eficácia, a longo prazo, na manutenção de conhecimentos adequados e crenças positivas sobre as consequências do tabagismo. Os efeitos positivos para a saúde e para o ambiente justificam a sua aplicação generalizada no ensino básico, pelo que é decisivo o envolvimento e compromisso das entidades responsáveis.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv conference paper
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/65388
url http://hdl.handle.net/1822/65388
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Sousa, I., Samorinha, C., Machado, J.C. & Precioso, J. (2019). Avaliação longitudinal de programa multidisciplinar nos conhecimentos e crenças dos alunos em relação ao tabagismo. Actas XV Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía//II Congreso de la Asociación Científica Internacional de Psicopedagogía. Coruña, Espanha: Universidade da Coruña, pp.1601-1612. Asociación científica internacional de Psicopedagogía. ISBN: 978-84-9749-726-8. DOI: https://doi.org/10.17979/spudc.9788497497268
978-84-9749-726-8
https://congreso-xvgp.asocip.com/images/programa/Actas_XVCongreso.pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Coruña. Facultade de Ciencias da Educación
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Coruña. Facultade de Ciencias da Educación
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817544958470520832