Avaliação longitudinal de programa multidisciplinar nos conhecimentos e crenças dos alunos em relação ao tabagismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/65388 |
Resumo: | A prevenção do tabagismo nos jovens é fundamental, devendo ser implementada em meio escolar e tendo por base intervenções eficazes. O programa de prevenção do consumo de tabaco “SmokeOut-I” revelou eficácia na prevenção do tabagismo, a curto prazo. Objetivos: Avaliar a sua eficácia na manutenção dos conhecimentos e crenças adequados, a longo prazo, por sexo. Metodologia: Realizou-se um estudo quasi-experimental, tipo pré/pós-teste, com alunos do 6º ano, com um grupo experimental (n=163), a quem foi aplicado o programa “SmokeOut-I”, e um grupo controlo (n=148), em 2014/2015, em escolas de Braga. Três anos depois, o grupo experimental (n=122) e o de controlo (n=113) preencheram os mesmos questionários (follow-up). A análise longitudinal foi realizada através de modelos lineares generalizados usando o IBM SPSS Statistics. Resultados: Verificou-se que, a longo prazo, no grupo experimental, os alunos mantiveram os conhecimentos adequados sobre os efeitos do consumo de tabaco nos pulmões, coração, pele, na capacidade de fazer desporto e saúde em geral. Nas crenças em relação ao tabagismo, destacou-se uma menor discordância das crenças “O tabaco ajuda a acalmar” (p=0.003) e “Fumar alivia a tristeza” (p=0.049) nas raparigas do grupo experimental. Globalmente, a percentagem de alunos com crenças adequadas foi mais elevada no grupo experimental. Conclusões/Implicações: O programa revelou eficácia, a longo prazo, na manutenção de conhecimentos adequados e crenças positivas sobre as consequências do tabagismo. Os efeitos positivos para a saúde e para o ambiente justificam a sua aplicação generalizada no ensino básico, pelo que é decisivo o envolvimento e compromisso das entidades responsáveis. |
id |
RCAP_7f26271ecf7ac5787db88edde98378ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/65388 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação longitudinal de programa multidisciplinar nos conhecimentos e crenças dos alunos em relação ao tabagismoLongitudinal evaluation of a multidisciplinary program in students' knowledge and beliefs regarding smokingTabagismoPrograma de intervençãoPrevenção tabágicaSmokingIntervention programSmoking preventionCiências Sociais::Ciências da EducaçãoA prevenção do tabagismo nos jovens é fundamental, devendo ser implementada em meio escolar e tendo por base intervenções eficazes. O programa de prevenção do consumo de tabaco “SmokeOut-I” revelou eficácia na prevenção do tabagismo, a curto prazo. Objetivos: Avaliar a sua eficácia na manutenção dos conhecimentos e crenças adequados, a longo prazo, por sexo. Metodologia: Realizou-se um estudo quasi-experimental, tipo pré/pós-teste, com alunos do 6º ano, com um grupo experimental (n=163), a quem foi aplicado o programa “SmokeOut-I”, e um grupo controlo (n=148), em 2014/2015, em escolas de Braga. Três anos depois, o grupo experimental (n=122) e o de controlo (n=113) preencheram os mesmos questionários (follow-up). A análise longitudinal foi realizada através de modelos lineares generalizados usando o IBM SPSS Statistics. Resultados: Verificou-se que, a longo prazo, no grupo experimental, os alunos mantiveram os conhecimentos adequados sobre os efeitos do consumo de tabaco nos pulmões, coração, pele, na capacidade de fazer desporto e saúde em geral. Nas crenças em relação ao tabagismo, destacou-se uma menor discordância das crenças “O tabaco ajuda a acalmar” (p=0.003) e “Fumar alivia a tristeza” (p=0.049) nas raparigas do grupo experimental. Globalmente, a percentagem de alunos com crenças adequadas foi mais elevada no grupo experimental. Conclusões/Implicações: O programa revelou eficácia, a longo prazo, na manutenção de conhecimentos adequados e crenças positivas sobre as consequências do tabagismo. Os efeitos positivos para a saúde e para o ambiente justificam a sua aplicação generalizada no ensino básico, pelo que é decisivo o envolvimento e compromisso das entidades responsáveis.The prevention of smoking among teenagers is essential and should be implemented in schools based on effective interventions. The tobacco prevention program “SmokeOut-I” has proven effective in preventing smoking in the short term. Objectives: To evaluate its effectiveness in maintaining the adequate knowledge and beliefs, in the long term, by gender. Methodology: A quasi-experimental study, pre/post-test type, was carried out in 6th grade students, with an experimental group (n=163), to whom the SmokeOut-I was applied, and a control group (n=148), in 2014/2015. Three years later, a follow-up, with the experimental (n=122) and control (n=113) groups, was conducted to assess their long-term efficacy in smoking knowledge and beliefs. Participants completed the same self-administered questionnaires. The longitudinal analysis was performed through generalized linear models using IBM SPSS Statistics. Results: In the long term, in the experimental group, the students maintained the adequate knowledge about the effects of smoking in the lungs, heart, skin, the ability to do sports and general health. In the beliefs regarding smoking, there was a lower discordance of beliefs "Smoking helps to calm" (p=0.003) and "Smoking alleviates sadness" (p=0.049) in the girls of the experimental group. Overall, the percentage of students with adequate beliefs was higher in the experimental group. Conclusions/Implications: The program has shown long-term effectiveness in maintaining adequate knowledge about the smoking consequences. The positive effects on health and the environment justify their widespread application in basic education, being therefore essential the involvement and commitment of the responsible entities.Este trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562; Bolsa de Doutoramento SFRH/BD/125425/2016.Universidade da Coruña. Facultade de Ciencias da EducaciónUniversidade do MinhoSousa, IsabelSamorinha, Ana Catarina CarvalhoMachado, José CunhaPrecioso, José20192019-01-01T00:00:00Zconference paperinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/65388porSousa, I., Samorinha, C., Machado, J.C. & Precioso, J. (2019). Avaliação longitudinal de programa multidisciplinar nos conhecimentos e crenças dos alunos em relação ao tabagismo. Actas XV Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía//II Congreso de la Asociación Científica Internacional de Psicopedagogía. Coruña, Espanha: Universidade da Coruña, pp.1601-1612. Asociación científica internacional de Psicopedagogía. ISBN: 978-84-9749-726-8. DOI: https://doi.org/10.17979/spudc.9788497497268978-84-9749-726-8https://congreso-xvgp.asocip.com/images/programa/Actas_XVCongreso.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T06:23:44Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/65388Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T06:23:44Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação longitudinal de programa multidisciplinar nos conhecimentos e crenças dos alunos em relação ao tabagismo Longitudinal evaluation of a multidisciplinary program in students' knowledge and beliefs regarding smoking |
title |
Avaliação longitudinal de programa multidisciplinar nos conhecimentos e crenças dos alunos em relação ao tabagismo |
spellingShingle |
Avaliação longitudinal de programa multidisciplinar nos conhecimentos e crenças dos alunos em relação ao tabagismo Sousa, Isabel Tabagismo Programa de intervenção Prevenção tabágica Smoking Intervention program Smoking prevention Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Avaliação longitudinal de programa multidisciplinar nos conhecimentos e crenças dos alunos em relação ao tabagismo |
title_full |
Avaliação longitudinal de programa multidisciplinar nos conhecimentos e crenças dos alunos em relação ao tabagismo |
title_fullStr |
Avaliação longitudinal de programa multidisciplinar nos conhecimentos e crenças dos alunos em relação ao tabagismo |
title_full_unstemmed |
Avaliação longitudinal de programa multidisciplinar nos conhecimentos e crenças dos alunos em relação ao tabagismo |
title_sort |
Avaliação longitudinal de programa multidisciplinar nos conhecimentos e crenças dos alunos em relação ao tabagismo |
author |
Sousa, Isabel |
author_facet |
Sousa, Isabel Samorinha, Ana Catarina Carvalho Machado, José Cunha Precioso, José |
author_role |
author |
author2 |
Samorinha, Ana Catarina Carvalho Machado, José Cunha Precioso, José |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Isabel Samorinha, Ana Catarina Carvalho Machado, José Cunha Precioso, José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tabagismo Programa de intervenção Prevenção tabágica Smoking Intervention program Smoking prevention Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Tabagismo Programa de intervenção Prevenção tabágica Smoking Intervention program Smoking prevention Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A prevenção do tabagismo nos jovens é fundamental, devendo ser implementada em meio escolar e tendo por base intervenções eficazes. O programa de prevenção do consumo de tabaco “SmokeOut-I” revelou eficácia na prevenção do tabagismo, a curto prazo. Objetivos: Avaliar a sua eficácia na manutenção dos conhecimentos e crenças adequados, a longo prazo, por sexo. Metodologia: Realizou-se um estudo quasi-experimental, tipo pré/pós-teste, com alunos do 6º ano, com um grupo experimental (n=163), a quem foi aplicado o programa “SmokeOut-I”, e um grupo controlo (n=148), em 2014/2015, em escolas de Braga. Três anos depois, o grupo experimental (n=122) e o de controlo (n=113) preencheram os mesmos questionários (follow-up). A análise longitudinal foi realizada através de modelos lineares generalizados usando o IBM SPSS Statistics. Resultados: Verificou-se que, a longo prazo, no grupo experimental, os alunos mantiveram os conhecimentos adequados sobre os efeitos do consumo de tabaco nos pulmões, coração, pele, na capacidade de fazer desporto e saúde em geral. Nas crenças em relação ao tabagismo, destacou-se uma menor discordância das crenças “O tabaco ajuda a acalmar” (p=0.003) e “Fumar alivia a tristeza” (p=0.049) nas raparigas do grupo experimental. Globalmente, a percentagem de alunos com crenças adequadas foi mais elevada no grupo experimental. Conclusões/Implicações: O programa revelou eficácia, a longo prazo, na manutenção de conhecimentos adequados e crenças positivas sobre as consequências do tabagismo. Os efeitos positivos para a saúde e para o ambiente justificam a sua aplicação generalizada no ensino básico, pelo que é decisivo o envolvimento e compromisso das entidades responsáveis. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
conference paper |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/65388 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/65388 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Sousa, I., Samorinha, C., Machado, J.C. & Precioso, J. (2019). Avaliação longitudinal de programa multidisciplinar nos conhecimentos e crenças dos alunos em relação ao tabagismo. Actas XV Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía//II Congreso de la Asociación Científica Internacional de Psicopedagogía. Coruña, Espanha: Universidade da Coruña, pp.1601-1612. Asociación científica internacional de Psicopedagogía. ISBN: 978-84-9749-726-8. DOI: https://doi.org/10.17979/spudc.9788497497268 978-84-9749-726-8 https://congreso-xvgp.asocip.com/images/programa/Actas_XVCongreso.pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Coruña. Facultade de Ciencias da Educación |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Coruña. Facultade de Ciencias da Educación |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817544958470520832 |