O contributo da EMRC na construção do projeto de vida : uma abordagem a partir da unidade letiva 3 do 9º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brum, Ana Cristina Martins
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/39675
Resumo: O presente Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada surge a partir da temática O Projeto de Vida explorada na Unidade Letiva Três do programa de nono ano de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) e pretende explorar O contributo da EMRC na construção do Projeto de Vida. Neste sentido, o grande objetivo é perceber o que os jovens entendem por Projeto de Vida, conhecer que tipo de Projeto idealizam, analisar o contributo da disciplina de EMRC no processo de construção do Projeto de Vida e observar se esta permite estratégias de autoconhecimento, um alargamento de horizontes e a integração de novos objetivos de vida. A exploração dos conteúdos da presente Unidade demonstra-se muito relevante para os jovens, porque a adolescência é uma fase muito importante na construção e afirmação da identidade e personalidade e os alunos são chamados, nesta fase, a tomar grandes decisões. No entanto, os jovens revelam, atualmente, uma certa dificuldade na definição de escolhas pessoais, no delineamento de metas a obter para poder atingir um determinado objetivo e demonstram um défice de perspetiva futura. Neste sentido, considero indispensável proporcionar momentos de reflexão e autoconhecimento, elemento facilitador na construção progressiva do seu projeto de vida e descoberta da sua vocação. Portanto, refletir sobre a temática Projeto de Vida e a importância da sua exploração desde a infância é essencial, porque auxilia os jovens a construírem gradualmente o seu próprio projeto, um projeto de felicidade e concretização de sonhos.
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