O contributo da EMRC na construção do projeto de vida : uma abordagem a partir da unidade letiva 3 do 9º ano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/39675 |
Resumo: | O presente Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada surge a partir da temática O Projeto de Vida explorada na Unidade Letiva Três do programa de nono ano de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) e pretende explorar O contributo da EMRC na construção do Projeto de Vida. Neste sentido, o grande objetivo é perceber o que os jovens entendem por Projeto de Vida, conhecer que tipo de Projeto idealizam, analisar o contributo da disciplina de EMRC no processo de construção do Projeto de Vida e observar se esta permite estratégias de autoconhecimento, um alargamento de horizontes e a integração de novos objetivos de vida. A exploração dos conteúdos da presente Unidade demonstra-se muito relevante para os jovens, porque a adolescência é uma fase muito importante na construção e afirmação da identidade e personalidade e os alunos são chamados, nesta fase, a tomar grandes decisões. No entanto, os jovens revelam, atualmente, uma certa dificuldade na definição de escolhas pessoais, no delineamento de metas a obter para poder atingir um determinado objetivo e demonstram um défice de perspetiva futura. Neste sentido, considero indispensável proporcionar momentos de reflexão e autoconhecimento, elemento facilitador na construção progressiva do seu projeto de vida e descoberta da sua vocação. Portanto, refletir sobre a temática Projeto de Vida e a importância da sua exploração desde a infância é essencial, porque auxilia os jovens a construírem gradualmente o seu próprio projeto, um projeto de felicidade e concretização de sonhos. |
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O contributo da EMRC na construção do projeto de vida : uma abordagem a partir da unidade letiva 3 do 9º anoProjetoProjeto de vidaVocaçãoDiscernimento vocacionalFamíliaEscolasParesEMRCProjectLife projectVocationVocational discernmentFamilySchoolsPairsDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoO presente Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada surge a partir da temática O Projeto de Vida explorada na Unidade Letiva Três do programa de nono ano de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) e pretende explorar O contributo da EMRC na construção do Projeto de Vida. Neste sentido, o grande objetivo é perceber o que os jovens entendem por Projeto de Vida, conhecer que tipo de Projeto idealizam, analisar o contributo da disciplina de EMRC no processo de construção do Projeto de Vida e observar se esta permite estratégias de autoconhecimento, um alargamento de horizontes e a integração de novos objetivos de vida. A exploração dos conteúdos da presente Unidade demonstra-se muito relevante para os jovens, porque a adolescência é uma fase muito importante na construção e afirmação da identidade e personalidade e os alunos são chamados, nesta fase, a tomar grandes decisões. No entanto, os jovens revelam, atualmente, uma certa dificuldade na definição de escolhas pessoais, no delineamento de metas a obter para poder atingir um determinado objetivo e demonstram um défice de perspetiva futura. Neste sentido, considero indispensável proporcionar momentos de reflexão e autoconhecimento, elemento facilitador na construção progressiva do seu projeto de vida e descoberta da sua vocação. Portanto, refletir sobre a temática Projeto de Vida e a importância da sua exploração desde a infância é essencial, porque auxilia os jovens a construírem gradualmente o seu próprio projeto, um projeto de felicidade e concretização de sonhos.This Final Report of supervised teaching practice comes from the theme The Life Project explored in The School Unit Three of the Ninth Year Program of Catholic Moral and Religious Education (EMRC) and intends to explore THE CONTRIBUTION OF EMRC in the construction of the Life Project. In this sense, the main objective is to understand what young people understand by The Life Project, to know what type of Project they idealize, to analyze the contribution of the EMRC discipline in the process of construction of the Life Project and to observe whether it allows strategies of self-knowledge, an extension of horizons and the integration of new life goals. The exploration of the contents of this Unit is very relevant for young people, because adolescence is a very important phase in the construction and affirmation of identity and personality and students are called, at this stage, to make great decisions. However, young people currently show a certain difficulty in defining personal choices, in defining targets to be achieved in order to achieve a certain goal and demonstrate a lack of future perspective. In this sense, I consider it indispensable to provide moments of reflection and self-knowledge, a facilitating element in the progressive construction of your life project and discovery of your vocation. Therefore, reflecting on the theme Life Project and the importance of its exploration since childhood is essential, because it helps young people to gradually build their own project, a project of happiness and realization of dreams.Tuna, Cátia Sofia FerreiraGarcia Ambrosio, Juan FranciscoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaBrum, Ana Cristina Martins2022-12-28T12:45:08Z2022-11-2520222022-11-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/39675TID:203127030porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:45:13Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/39675Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:32:28.484094Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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