A cultura do perfume na Claus Porto: branding e as narrativas do caminhar em Lisboa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/51291 |
Resumo: | A Claus Porto, marca portuguesa com mais de 130 anos de existência, desde 2015 vem passando por um processo de rebranding, a fim de se reposicionar no mercado. Estrategicamente lança perfumes com a assinatura de uma mestre perfumista inglesa, na qual se inspira através de uma road trip por Portugal a fim de colher inspirações olfativas através das paisagens portuguesas por onde ela passou. O trabalho se detém, mais profundamente, na análise de uma colônia que foi inspirada na cidade de Lisboa, esta concebida através de imersão no Jardim Botânico de Lisboa, localizado no centro histórico da cidade. Por isso, cruzam-se metodologias de naturezas etnográficas e imersões urbanas, que visam entender como uma cidade e um lugar podem ser assimilados. Abordamos especificamente os estudos de Canevacci (1993[2004]), com sua antropologia da comunicação urbana e Careri (2002[2013]), através de caminhadas com uma perspectiva artística e estética. Como resultado obtém-se um método que, inicialmente, é empírico, numa possibilidade de método científico, uma vez, que cruzados os métodos etnográficos usados no presente trabalho com o método criativo pessoal da perfumista nota-se uma relação plausível com vários pontos de tangência. Também é evidente no exposto trabalho as ocorrências advindas das estratégias de rebranding implementadas pela marca que culmina no desenvolvimento do referido perfume e nas mudanças de sua narrativa. Para compreender essas ligações fizemos um levantamento de cerca de cinquenta artigos de fontes públicas, majoritariamente on line, de matérias jornalísticas sobre a marca Claus Porto, em sua maioria da época do lançamento dos perfumes. Para embasar faz-se a interseção entre autores dos estudos culturais, como Williams e Barthes, e autores que pensam marca, como Aaker, O’Reilly e Kapferer. Tudo isso com o intuito de entender como um produto, destacadamente, um perfume e, uma marca, nomeadamente a Claus Porto, associaram questões nacionais e urbanas à sua narrativa e ao próprio produto |
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A cultura do perfume na Claus Porto: branding e as narrativas do caminhar em LisboaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoA Claus Porto, marca portuguesa com mais de 130 anos de existência, desde 2015 vem passando por um processo de rebranding, a fim de se reposicionar no mercado. Estrategicamente lança perfumes com a assinatura de uma mestre perfumista inglesa, na qual se inspira através de uma road trip por Portugal a fim de colher inspirações olfativas através das paisagens portuguesas por onde ela passou. O trabalho se detém, mais profundamente, na análise de uma colônia que foi inspirada na cidade de Lisboa, esta concebida através de imersão no Jardim Botânico de Lisboa, localizado no centro histórico da cidade. Por isso, cruzam-se metodologias de naturezas etnográficas e imersões urbanas, que visam entender como uma cidade e um lugar podem ser assimilados. Abordamos especificamente os estudos de Canevacci (1993[2004]), com sua antropologia da comunicação urbana e Careri (2002[2013]), através de caminhadas com uma perspectiva artística e estética. Como resultado obtém-se um método que, inicialmente, é empírico, numa possibilidade de método científico, uma vez, que cruzados os métodos etnográficos usados no presente trabalho com o método criativo pessoal da perfumista nota-se uma relação plausível com vários pontos de tangência. Também é evidente no exposto trabalho as ocorrências advindas das estratégias de rebranding implementadas pela marca que culmina no desenvolvimento do referido perfume e nas mudanças de sua narrativa. Para compreender essas ligações fizemos um levantamento de cerca de cinquenta artigos de fontes públicas, majoritariamente on line, de matérias jornalísticas sobre a marca Claus Porto, em sua maioria da época do lançamento dos perfumes. Para embasar faz-se a interseção entre autores dos estudos culturais, como Williams e Barthes, e autores que pensam marca, como Aaker, O’Reilly e Kapferer. Tudo isso com o intuito de entender como um produto, destacadamente, um perfume e, uma marca, nomeadamente a Claus Porto, associaram questões nacionais e urbanas à sua narrativa e ao próprio produtoClaus Porto, the Portuguese brand with more than 130 years of existence, has been going through a rebranding process since 2015 in order to reposition itself in the market. Strategically launches perfumes with the signature of an English perfumer master, in which he is inspired by a road trip through Portugal in order to collect olfactory inspirations through the Portuguese landscapes where she passed. The work focuses, more deeply, on the analysis of a cologne that was inspired by the city of Lisbon, this one conceived through immersion in the Lisbon Botanical Garden, located in the historic center of the city. For this reason, methodologies of ethnographic nature and urban immersions are crossed, which aim to understand how a city and a place can be assimilated. We specifically approach the studies of Canevacci (1993[2004]), with his anthropology of urban communication and Careri (2002[2013]), through walks with an artistic and aesthetic perspective. As a result, a method is obtained which, initially, is empirical, in a possibility of a scientific method, once the ethnographic methods used in the present work are crossed with the perfumer's personal creative method, there is a plausible relationship with several points of tangency. It is also evident in the exposed work the occurrences arising from the rebranding strategies implemented by the brand that culminates in the development of the aforementioned perfume and in the changes in its narrative. To understand these links, a survey of about fifty articles from public sources, mostly online, of journalistic information about the Claus Porto brand, mostly from the time of the launch of perfumes. To support this, there is an intersection between authors of cultural studies, such as Williams and Barthes, and authors who think about brands, such as Aaker, O’Reilly and Kapferer. All this in order to understand how a product, especially, a perfume and a brand, namely a Claus Porto, associated national and urban issues with its narrative and the product itself.Gomes, Nelson PinheiroRepositório da Universidade de LisboaRodrigues, Tatiana de Oliveira2022-02-15T08:46:20Z2021-09-162021-06-032021-09-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/51291TID:202776298porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:55:54Zoai:repositorio.ul.pt:10451/51291Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:02:36.510618Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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