Sistematização da Gestão e do Controlo das Atividades de Manutenção numa Empresa de Válvulas Industriais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Joana Maria Adrega da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/19599
Resumo: Atualmente, devido ao ambiente cada vez mais competitivo que se sente no mundo empresarial, as atividades de manutenção e a sua gestão são imprescindíveis para o bom funcionamento das empresas industriais. A presente dissertação foi elaborada no âmbito da realização de um estágio numa empresa que fabrica válvulas industriais. Foi estabelecido, inicialmente, desenvolver planos de manutenção preventiva para determinados equipamentos existentes na Velan Portugal e implementar na empresa o software de gestão de manutenção IBM maximo. Foi realizada uma análise detalhada e aprofundada das práticas e procedimentos existentes, inicialmente, na empresa no que diz respeito à gestão e às atividades de manutenção em geral. Foram identificados alguns problemas e algumas oportunidades de melhoria. Através da utilização do método Ipinza, foram identificados os equipamentos que precisavam de implementação de rotinas de manutenção preventiva, para os quais foram elaborados os planos deste tipo de manutenção. Foi implementado o software de gestão da manutenção que permitiu, além de outros aspetos, criar ordens de trabalho e históricos de avarias dos equipamentos, que permitirão, no futuro, realizar análise da disponibilidade dos equipamentos e dos outros parâmetros de eficiência. Além dos objetivos, inicialmente, propostos, também foi completado o sistema de codificação dos equipamentos, foi melhorado o ficheiro master de máquinas (ficheiro da empresa com as informações mais relevantes dos equipamentos), foram introduzidas folhas de registo de avarias para os operadores das máquinas, foram criadas bases para implementação da técnica 5S da metodologia Lean, bem como bases para gestão de ativos. Com a implementação das melhorias propostas é esperada maior eficiência e um melhor desempenho do serviço de manutenção, além de melhorias significativas a nível da disciplina de execução das decisões, bem como da motivação dos funcionários.
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