Estabelecimento de parcerias e de sourcing junto de parceiros em mercados emergentes: estudo exploratório no sector têxtil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/61086 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Estudos de Gestão |
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Estabelecimento de parcerias e de sourcing junto de parceiros em mercados emergentes: estudo exploratório no sector têxtilEstablishment of partnerships and sourcing with partners in emerging markets: exploratory study in the textile sectorGlobal sourcingSupply chainIndústria têxtil e vestuárioSupply chainTextile and clothing industryCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Estudos de GestãoNuma economia, a cada dia, mais global e competitiva, as empresas procuraram por novas oportunidades de negócio externas, com vista à melhoria da qualidade de produtos/serviços, otimização dos prazos de entrega e redução custos de produção, de forma a colmatar as lacunas do mercado interno e dar resposta às atuais necessidades do mercado. Na Indústria Têxtil e do Vestuário, este fenómeno tem-se acentuado e, na última década, as empresas portuguesas têm desenvolvido estratégias de sourcing orientadas para os mercados de baixo custo. O recurso a fornecedores da China, Bangladesh, Paquistão, Turquia e Índia tem sido a forma das empresas obterem vantagens competitivas e de combaterem a volatilidade e rapidez que caracterizam a fast fashion. Através do presente trabalho é possível compreender quais são os fatores que impulsionam as empresas portuguesas a recorrer ao sourcing internacional, quais as principais dificuldades e barreiras, bem como entender de que forma são estabelecidas as parcerias internacionais com os respetivos fornecedores. No decorrer do trabalho é feita, ainda, uma contextualização do setor têxtil e do vestuário em Portugal e apresentados os principais países de importação.In an increasingly global and competitive economy, companies are looking for new external business opportunities, aiming to improve the quality of products / services, optimizing lead-times and reducing production costs, in order to fill the gaps of the domestic market and to respond more efficiently to the market needs. In the Textile and Clothing Industry, this phenomenon has become more pronounced and, in the last decade, portuguese companies have developed sourcing strategies focused on the low-cost countries. The resource of suppliers from China, Bangladesh, Pakistan, Turkey and India has been the way companies gain competitive advantage and face the volatility and the ephemeral of fast fashion. Through the present work it is possible to understand what are the factors that drive portuguese companies to resort international sourcing, what are the main difficulties and barriers, as well as to understand how international partnerships are established with their suppliers. In the course of the work, it is report a contextualization of the textile and clothing sector in Portugal and the it’s presented the main import countries.Simões, CláudiaSousa, Bruno Miguel BarbosaUniversidade do MinhoMachado, Francisca Almeida20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/61086por202263789info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:49:08Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/61086Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:47:32.973164Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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