O poder das novas redes sociais : um estudo de caso da conta oficial de Facebook da Força Aérea Brasileira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/21265 |
Resumo: | O presente trabalho foi realizado com o objetivo de mensurar a influência que a conta oficial de Facebook da Força Aérea Brasileira (FAB) exerce no processo de captação de potenciais candidatos aos respectivos cursos de carreira da instituição. Medições realizadas nos últimos cinco anos pelo Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS) indicam variações no número de candidatos inscritos, fato em si relevante e suficiente para motivar o estudo de caso em questão, o qual se restringe à análise das interações sociais realizadas no âmbito da Fan Page da FAB, bem como de seus agentes. Nesse contexto, o estudo reflete uma corrente filosófica predominantemente positivista, de maneira que se fez coerente envidar procedimentos quantitativos em maioria, sem descartar a possibilidade de qualitativos em algumas ocasiões. Assim, inicialmente, foram realizadas pesquisas bibliográficas que promoveram um plano de fundo científico indispensável à proposta de uma tripla análise do objeto – com relação a uma nova geração de indivíduos, “participativos”; com relação ao meio online ou ciberespaço; e com relação à tecnologia (e softwares) em uso nos dias de hoje (a Internet e os novos media), caracterizados por uma apropriação livre e personalizada. Por conseguinte, o corpus de análise foi estruturado com recurso a pesquisas documentais - aos arquivos do DEPENS e também à Fan Page da FAB (vide Facebook Insights) – e inquéritos aplicados aos alunos de primeiro ano das escolas de carreira da instituição em tela. |
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O poder das novas redes sociais : um estudo de caso da conta oficial de Facebook da Força Aérea BrasileiraFacebookFABCaptaçãoDEPENSFan pageCiberespaçoInternetAttractingCyberspaceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoO presente trabalho foi realizado com o objetivo de mensurar a influência que a conta oficial de Facebook da Força Aérea Brasileira (FAB) exerce no processo de captação de potenciais candidatos aos respectivos cursos de carreira da instituição. Medições realizadas nos últimos cinco anos pelo Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS) indicam variações no número de candidatos inscritos, fato em si relevante e suficiente para motivar o estudo de caso em questão, o qual se restringe à análise das interações sociais realizadas no âmbito da Fan Page da FAB, bem como de seus agentes. Nesse contexto, o estudo reflete uma corrente filosófica predominantemente positivista, de maneira que se fez coerente envidar procedimentos quantitativos em maioria, sem descartar a possibilidade de qualitativos em algumas ocasiões. Assim, inicialmente, foram realizadas pesquisas bibliográficas que promoveram um plano de fundo científico indispensável à proposta de uma tripla análise do objeto – com relação a uma nova geração de indivíduos, “participativos”; com relação ao meio online ou ciberespaço; e com relação à tecnologia (e softwares) em uso nos dias de hoje (a Internet e os novos media), caracterizados por uma apropriação livre e personalizada. Por conseguinte, o corpus de análise foi estruturado com recurso a pesquisas documentais - aos arquivos do DEPENS e também à Fan Page da FAB (vide Facebook Insights) – e inquéritos aplicados aos alunos de primeiro ano das escolas de carreira da instituição em tela.This essay was carried out in order to measure the influence that the Brazilian Air Force (FAB) Facebook official account has in the process of attracting potential candidates to the Air Force career. Measurements done in the last five years by the Aeronautics Education Department (DEPENS) indicate variations in the number of candidates, a fact itself that is relevant and sufficient to motivate the present study case, which is restricted to the analysis of social interactions carried out on FAB’s Fan Page, as well as its agents. In this context, the study reflects a philosophical current predominantly positivist, using mostly quantitative procedures, without discarding the possibility of having qualitative data at some points. So, initially, we conducted literature surveys that promoted a scientific background necessary to the proposal for a triple analysis of the object - with respect to a new generation of individuals, who are “participatives”; considering the online enviroment or cyberspace; and also when it comes to technology (and softwares) in use today (the Internet and new media), characterized by a free and personalized appropriation. Therefore, the analysis was structured using documentary research - on DEPENS’ files and also on FAB’s fanpage (see Facebook Insights) - and surveys applied to first-year students of FAB’s career schools.Ribeiro, Nelson CostaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRibeiro, Marco Antonio Aidar2017-01-18T10:03:06Z2016-11-2220162016-11-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/21265TID:201453746porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:27:17Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/21265Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:17:37.032224Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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