A inteligência competitiva em internacional new ventures portuguesas : um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ricardo Miguel da Fonseca
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/7469
Resumo: Mestrado em Ciências Empresariais
id RCAP_7f4df5dfcf1fac490e70f6aa9e7b1444
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/7469
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A inteligência competitiva em internacional new ventures portuguesas : um estudo exploratóriointeligência competitivainternational new ventureinternacionalizaçãooportunidadecompetitive intelligenceinternationalizationopportunityMestrado em Ciências EmpresariaisAo longo das últimas décadas o comportamento organizacional e competitivo das empresas tem mudado acentuadamente. Num contexto cada vez mais global a inteligência competitiva apresenta-se como uma dimensão de suporte à identificação das alterações, tendências, oportunidades e ameaças e sustentação dos processos de apoio à tomada de decisão de empresas que fazem do mercado global o seu ambiente de negócio. Não existe um modelo conceptual que sustente a materialização da inteligência competitiva em empresas de internacionalização acelerada, denominadas por international new ventures. A interligação destes dois conceitos na investigação remete uma abordagem de convergência. A inteligência competitiva é nestas empresas um suporte à sua sustentabilidade e vantagem competitiva, através do seu profícuo contributo para a equipa empreendedora, intensidade de conhecimento e capital relacional da empresa, no processo dinâmico de identificação e exploração de oportunidades. O suporte empírico baseado na metodologia systematic combining permite a inter-relação entre o mundo empírico das empresas portuguesas e o estudo de casos. Por esta via os resultados demonstram que as international new ventures portuguesas seguem uma trajectória incremental entre uma dimensão de inteligência competitiva mais informal e orgânica, baseada no capital relacional, até uma dimensão mais estruturada e funcional, no suporte às acções da empresa. É na exploração de oportunidades internacionais que o processo de internacionalização atinge o seu epílogo, sustentado pela dimensão de inteligência competitiva no suporte à tomada de decisão estratégica da empresa, diminuindo a incerteza do decisor e incrementando a eficácia e eficiência desse processo, e sustentando a vantagem competitiva da empresa.Over the past few decades the organizational and competitive behavior of enterprises has changed significantly. In an increasing global context, competitive intelligence arises as a dimension that supports the identification of moves, tendencies, opportunities, threats and sustains the decision-making processes in enterprises which makes the global market the business environment. In literature does not exist a conceptual model that sustains the implementation of competitive intelligence in enterprises that follow an accelerated internationalization path designated by international new ventures. The interconnection between these two concepts in investigation conducts to a convergence approach. The competitive intelligence within these enterprises is the support of sustainability and competitive advantage. It is through this contribution for top management team, knowledge intensity and social capital of the enterprise that a dynamic process of identification and exploitation of opportunities occurs. The empirical support of this Dissertation is based on a systematic combining methodology that allows the matching between the known empirical world within Portuguese companies and case studies. Therefore, results show that international new ventures follow an incremental path between an informal and an organic competitive intelligence dimension, supported by social capital until a structured and functional dimension, in the support of enterprises, comes into place. It is in the exploitation of opportunities that the internationalization process reaches its epilogue, supported by the competitive intelligence in the strategic decision-making process within the enterprise, decreasing the uncertainly of the decision maker and increasing the effectiveness and efficiency of organizational process, which also sustains a significant competitive advantage.Instituto Superior de Economia e GestãoNevado, Pedro PicalugaRepositório da Universidade de LisboaOliveira, Ricardo Miguel da Fonseca2014-11-18T14:34:48Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/7469porOliveira, Ricardo Miguel da Fonseca (2014). "A inteligência competitiva em internacional new ventures portuguesas : um estudo exploratório". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:38:11Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/7469Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:54:38.424619Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A inteligência competitiva em internacional new ventures portuguesas : um estudo exploratório
title A inteligência competitiva em internacional new ventures portuguesas : um estudo exploratório
spellingShingle A inteligência competitiva em internacional new ventures portuguesas : um estudo exploratório
Oliveira, Ricardo Miguel da Fonseca
inteligência competitiva
international new venture
internacionalização
oportunidade
competitive intelligence
internationalization
opportunity
title_short A inteligência competitiva em internacional new ventures portuguesas : um estudo exploratório
title_full A inteligência competitiva em internacional new ventures portuguesas : um estudo exploratório
title_fullStr A inteligência competitiva em internacional new ventures portuguesas : um estudo exploratório
title_full_unstemmed A inteligência competitiva em internacional new ventures portuguesas : um estudo exploratório
title_sort A inteligência competitiva em internacional new ventures portuguesas : um estudo exploratório
author Oliveira, Ricardo Miguel da Fonseca
author_facet Oliveira, Ricardo Miguel da Fonseca
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nevado, Pedro Picaluga
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ricardo Miguel da Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv inteligência competitiva
international new venture
internacionalização
oportunidade
competitive intelligence
internationalization
opportunity
topic inteligência competitiva
international new venture
internacionalização
oportunidade
competitive intelligence
internationalization
opportunity
description Mestrado em Ciências Empresariais
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-18T14:34:48Z
2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/7469
url http://hdl.handle.net/10400.5/7469
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Oliveira, Ricardo Miguel da Fonseca (2014). "A inteligência competitiva em internacional new ventures portuguesas : um estudo exploratório". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131022898495488