Estudo comparativo do desempenho ocupacional entre crianças com atraso de desenvolvimento entre 3 e 5 anos de idade
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/5025 |
Resumo: | Objetivos: O presente estudo teve como objetivo comparar o desempenho ocupacional de crianças com atraso de desenvolvimento, inseridas no Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI) de Portugal, e crianças com desenvolvimento típico aos 3 e aos 5 anos de idade, bem como verificar em que áreas funcionais ‒ ou seja, a autonomia pessoal, a mobilidade e a socialização ‒, as crianças com atraso de desenvolvimento apresentam mais dificuldades. Método: Tratou-se de um estudo descritivo comparativo, que contou com uma amostra de 40 participantes, sendo que 20 apresentam Desenvolvimento Típico (DT) e 20 apresentam diagnóstico de Atraso de Desenvolvimento (AD). Estes dois grupos foram divididos em dois subgrupos etários de 10 crianças (com 3 e com 5 anos). Resultados: Foi preenchido pelos pais o Inventário Pediátrico de Avaliação das Incapacidades, sendo que os resultados analisados revelam que o desempenho ocupacional de crianças com atraso de desenvolvimento, inseridas no SNIPI, é inferior ao das crianças com desenvolvimento típico, com 3 e 5 anos de idade, nas áreas da autonomia pessoal, mobilidade e socialização. Conclusão: É pertinente que sejam publicados mais estudos relacionados com a prática da terapia ocupacional, em Portugal, contribuindo, desta forma, para o conhecimento de profissionais e alunos desta área científica. Além disso, cada vez mais a prática baseada na evidência é uma abordagem adotada pelos profissionais de saúde, incluindo os terapeutas ocupacionais, sendo que, para tal, devem ser realizados estudos atuais sobretudo em Portugal. |
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Estudo comparativo do desempenho ocupacional entre crianças com atraso de desenvolvimento entre 3 e 5 anos de idadeDeficiências do DesenvolvimentoDesenvolvimento InfantilDesempenho OcupacionalTerapia OcupacionalIntervenção PrecoceObjetivos: O presente estudo teve como objetivo comparar o desempenho ocupacional de crianças com atraso de desenvolvimento, inseridas no Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI) de Portugal, e crianças com desenvolvimento típico aos 3 e aos 5 anos de idade, bem como verificar em que áreas funcionais ‒ ou seja, a autonomia pessoal, a mobilidade e a socialização ‒, as crianças com atraso de desenvolvimento apresentam mais dificuldades. Método: Tratou-se de um estudo descritivo comparativo, que contou com uma amostra de 40 participantes, sendo que 20 apresentam Desenvolvimento Típico (DT) e 20 apresentam diagnóstico de Atraso de Desenvolvimento (AD). Estes dois grupos foram divididos em dois subgrupos etários de 10 crianças (com 3 e com 5 anos). Resultados: Foi preenchido pelos pais o Inventário Pediátrico de Avaliação das Incapacidades, sendo que os resultados analisados revelam que o desempenho ocupacional de crianças com atraso de desenvolvimento, inseridas no SNIPI, é inferior ao das crianças com desenvolvimento típico, com 3 e 5 anos de idade, nas áreas da autonomia pessoal, mobilidade e socialização. Conclusão: É pertinente que sejam publicados mais estudos relacionados com a prática da terapia ocupacional, em Portugal, contribuindo, desta forma, para o conhecimento de profissionais e alunos desta área científica. Além disso, cada vez mais a prática baseada na evidência é uma abordagem adotada pelos profissionais de saúde, incluindo os terapeutas ocupacionais, sendo que, para tal, devem ser realizados estudos atuais sobretudo em Portugal.2019-11-12T16:21:13Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/5025porhttp://dx.doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0694Fernandes, Patrícia Isabel Candeias FernandesSantana, Maria RaquelPestana, Susanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:14:59Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5025Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:46.169474Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Objetivos: O presente estudo teve como objetivo comparar o desempenho ocupacional de crianças com atraso de desenvolvimento, inseridas no Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI) de Portugal, e crianças com desenvolvimento típico aos 3 e aos 5 anos de idade, bem como verificar em que áreas funcionais ‒ ou seja, a autonomia pessoal, a mobilidade e a socialização ‒, as crianças com atraso de desenvolvimento apresentam mais dificuldades. Método: Tratou-se de um estudo descritivo comparativo, que contou com uma amostra de 40 participantes, sendo que 20 apresentam Desenvolvimento Típico (DT) e 20 apresentam diagnóstico de Atraso de Desenvolvimento (AD). Estes dois grupos foram divididos em dois subgrupos etários de 10 crianças (com 3 e com 5 anos). Resultados: Foi preenchido pelos pais o Inventário Pediátrico de Avaliação das Incapacidades, sendo que os resultados analisados revelam que o desempenho ocupacional de crianças com atraso de desenvolvimento, inseridas no SNIPI, é inferior ao das crianças com desenvolvimento típico, com 3 e 5 anos de idade, nas áreas da autonomia pessoal, mobilidade e socialização. Conclusão: É pertinente que sejam publicados mais estudos relacionados com a prática da terapia ocupacional, em Portugal, contribuindo, desta forma, para o conhecimento de profissionais e alunos desta área científica. Além disso, cada vez mais a prática baseada na evidência é uma abordagem adotada pelos profissionais de saúde, incluindo os terapeutas ocupacionais, sendo que, para tal, devem ser realizados estudos atuais sobretudo em Portugal. |
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