O humor gráfico para o desenvolvimento da comunicação escrita em Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Giselle Ribeiro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/6837
Resumo: O presente Relatório Final de Estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se organizado em duas partes. A primeira parte contempla a reflexão crítica sobre as práticas em contexto, realizadas nos dois anos do Mestrado, no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada e a segunda parte é referente ao projeto de investigação, desenvolvido numa turma de 2.º CEB, nomeadamente do 6.º ano de escolaridade, com o objetivo de compreender o contributo de tarefas baseadas em humor gráfico no desenvolvimento da comunicação escrita em matemática. Foram propostas aos alunos quatro tarefas matemáticas baseadas em humor gráfico. Foram também aplicados um questionário inicial, com o objetivo de caracterizar o grupo e compreender a sua motivação no estudo da matemática e um questionário final, tendo em vista a compreensão da perspetiva dos alunos sobre o uso do humor no ensino da matemática.
id RCAP_7f7ea1bfa50ef995e0712af06cf8d49c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6837
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O humor gráfico para o desenvolvimento da comunicação escrita em MatemáticaHumor gráficoComunicação escritaTarefas matemáticasEnsino ExploratórioGraphic HumorWritten CommunicationMathematical TasksExploratory TeachingO presente Relatório Final de Estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se organizado em duas partes. A primeira parte contempla a reflexão crítica sobre as práticas em contexto, realizadas nos dois anos do Mestrado, no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada e a segunda parte é referente ao projeto de investigação, desenvolvido numa turma de 2.º CEB, nomeadamente do 6.º ano de escolaridade, com o objetivo de compreender o contributo de tarefas baseadas em humor gráfico no desenvolvimento da comunicação escrita em matemática. Foram propostas aos alunos quatro tarefas matemáticas baseadas em humor gráfico. Foram também aplicados um questionário inicial, com o objetivo de caracterizar o grupo e compreender a sua motivação no estudo da matemática e um questionário final, tendo em vista a compreensão da perspetiva dos alunos sobre o uso do humor no ensino da matemática.tract This Final Internship Report was prepared within the scope of the Master in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and of Mathematics and Natural Sciences of the 2nd Cycle of Basic Education and is organized in two parts. The first part contemplates the critical reflection on the practices in context, carried out in the two years of the Master, within the scope of the Supervised Teaching Practice curricular units and the second part refers to the research project, developed in a class of 2nd CEB, namely of the 6th year of schooling, in order to understand the contribution of tasks based on graphic humor in the development of written communication in Mathematics. Students were offered four mathematical tasks based on graphic humor. An initial questionnaire was also drawn up, with the objective of characterizing the group and understanding their motivation in the study of Mathematics and a final questionnaire, in order to understand the students' perspective on humor in the teaching of MathematicsMenezes, LuísRibeiro, AntónioRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuAzevedo, Giselle Ribeiro2021-09-16T15:41:13Z2021-06-182021-04-092021-06-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6837TID:202765636porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:29:01Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6837Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:40.663363Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O humor gráfico para o desenvolvimento da comunicação escrita em Matemática
title O humor gráfico para o desenvolvimento da comunicação escrita em Matemática
spellingShingle O humor gráfico para o desenvolvimento da comunicação escrita em Matemática
Azevedo, Giselle Ribeiro
Humor gráfico
Comunicação escrita
Tarefas matemáticas
Ensino Exploratório
Graphic Humor
Written Communication
Mathematical Tasks
Exploratory Teaching
title_short O humor gráfico para o desenvolvimento da comunicação escrita em Matemática
title_full O humor gráfico para o desenvolvimento da comunicação escrita em Matemática
title_fullStr O humor gráfico para o desenvolvimento da comunicação escrita em Matemática
title_full_unstemmed O humor gráfico para o desenvolvimento da comunicação escrita em Matemática
title_sort O humor gráfico para o desenvolvimento da comunicação escrita em Matemática
author Azevedo, Giselle Ribeiro
author_facet Azevedo, Giselle Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Menezes, Luís
Ribeiro, António
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Giselle Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Humor gráfico
Comunicação escrita
Tarefas matemáticas
Ensino Exploratório
Graphic Humor
Written Communication
Mathematical Tasks
Exploratory Teaching
topic Humor gráfico
Comunicação escrita
Tarefas matemáticas
Ensino Exploratório
Graphic Humor
Written Communication
Mathematical Tasks
Exploratory Teaching
description O presente Relatório Final de Estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se organizado em duas partes. A primeira parte contempla a reflexão crítica sobre as práticas em contexto, realizadas nos dois anos do Mestrado, no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada e a segunda parte é referente ao projeto de investigação, desenvolvido numa turma de 2.º CEB, nomeadamente do 6.º ano de escolaridade, com o objetivo de compreender o contributo de tarefas baseadas em humor gráfico no desenvolvimento da comunicação escrita em matemática. Foram propostas aos alunos quatro tarefas matemáticas baseadas em humor gráfico. Foram também aplicados um questionário inicial, com o objetivo de caracterizar o grupo e compreender a sua motivação no estudo da matemática e um questionário final, tendo em vista a compreensão da perspetiva dos alunos sobre o uso do humor no ensino da matemática.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-16T15:41:13Z
2021-06-18
2021-04-09
2021-06-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/6837
TID:202765636
url http://hdl.handle.net/10400.19/6837
identifier_str_mv TID:202765636
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130917673893888